Programação

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor xultz » 23 Mai 2012 10:18

Particularmente, eu sigo muito esta metodologia:
http://desciclopedia.ws/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_Orientada_a_Gambiarras
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor mastk » 26 Mai 2012 14:00

Terminei de ler ontem o "Programador Pragmatico", muito bom, vc fica da primeira a ultima pagina com um sorriso no rosto.

Acho que na verdade Xultz, não é POG, mas POA, programação ao acaso, é aquela velha historia de fazer um projeto com tecnologia que não se domina e sem tempo para aprende-la corretamente, somada a pobrezas como "Se está funcionando, não mexe".

E caramba pessoal, estou bem desatulizado em termos de metodologias, UML é pura novidade para mim e tem esse tal de Extreme Programing.

E o que quer dizer com FTC, chrdcv?
mastk
Dword

Mensagempor vtrx » 26 Mai 2012 19:12

Fica Tentando que Consegue.
vtrx
Dword

Mensagempor chrdcv » 27 Mai 2012 15:41

vtrx escreveu:

Fica Tentando que Consegue.

Não!

FTC = Fundamentos Teóricos da Computação que em algumas universidades é também: Fundamentos de Teoria de Linguagens ou ainda Teoria de Linguagens
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor xultz » 27 Mai 2012 17:58

Pensei que fosse "Fodeu Tudo, Cara!"
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor mastk » 27 Mai 2012 19:40

Eu nunca vi Ciencia da Computacao como algo serio, dado que a Informatica eh uma coisa muito nova, me admirar eu ver a coisa nesse pe, antes de eu ter cabelos brancos, perai, eu ja tenho cabelos brancos.

Chrdcv, vc estuda Ciencias da Computacao ou cursa/corsou algo similar?
mastk
Dword

Mensagempor EvandrPic » 27 Mai 2012 20:40

No Brasil, o curso de Ciência da Computação tem mais de 40 anos, sendo o primeiro criado em 1968 na UNICAMP.
Engenharia da Computação começou a aparecer na década de 90.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia ... %A7%C3%A3o

O que é sério pra você?
Aliás, você é sério? Você existe? :lol:

mastk escreveu:Eu nunca vi Ciencia da Computacao como algo serio, dado que a Informatica eh uma coisa muito nova, me admirar eu ver a coisa nesse pe, antes de eu ter cabelos brancos, perai, eu ja tenho cabelos brancos.

Chrdcv, vc estuda Ciencias da Computacao ou cursa/corsou algo similar?
EvandrPic
Dword

Mensagempor enigmabox » 28 Mai 2012 08:27

mastk
Dword

Enviada: Dom Mai 27, 2012 8:40 pm Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Eu nunca vi Ciencia da Computacao como algo serio, dado que a Informatica eh uma coisa muito nova, me admirar eu ver a coisa nesse pe, antes de eu ter cabelos brancos, perai, eu ja tenho cabelos brancos.

Acredite se quiser , a Informatica é uma area da matematica avançada.
Na decada de 80 no ginasio, lembro de no final do livro de matematica, ja tinha linguagem de programação Basic.
Tu acha que Algoritmo, Logica, Algebra, usados em Informatica, sairam de onde?
:wink:
enigmabox

Mensagempor enigmabox » 28 Mai 2012 08:29

mastk
Dword

Enviada: Dom Mai 27, 2012 8:40 pm Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Acredite se quiser , a Informatica é uma area da matematica avançada.
Na decada de 80 no ginasio, lembro de no final do livro de matematica, ja tinha linguagem de programação Basic.
Tu acha que Algoritmo, Logica, Algebra, usados em Informatica, sairam de onde?
:wink:
enigmabox

Mensagempor mastk » 28 Mai 2012 13:37

40 anos é pouco tempo.

O que é sério pra você?
Aliás, você é sério? Você existe?

Serio, em termos de uma faculdade a ser cursada, uma que tenha utilidade publica direta, tipo Engenharias, Medicina e outros, já não vejo seriamente, Engenharia Florestal, Engenharia de Producação e Ciencias da Computação, o ultimo em especial por julgar que todo o curso seja uma variante da engenharia elétrica e tal como o enigma perguntou, pensava que eram obras de engenheiros, ou matematicos que vieram para esse lado da força.

Se eu sou serio? Depende, quase sempre sim.

Se eu existo? Olha, eu espero que sim, de verdade, mesmo!
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 28 Mai 2012 15:54

Serio, em termos de uma faculdade a ser cursada, uma que tenha utilidade publica direta, tipo Engenharias, Medicina e outros, já não vejo seriamente, Engenharia Florestal, Engenharia de Producação e Ciencias da Computação

Na decada de 80 existia cursos profissionalizantes de informatica, como Cobol , DB2, Clipper e outros. Na epoca apos fazer um curso deste tipo, geralmente tu ja tinha uma boa chance de ser contratado por uma empresa.
Depois na decada de 90 veio a era Microsoft que acabou com toda a extrutura de informatica existente, desde o Digitador ao Analista de sistemas.
Hoje em dia devido a uma quantidade grande de materias a serem ensinadas em pouco tempo, o cara que faz um curso superior de computação, geralmente tem que aprender um pouquinho de cada coisa. Resumindo, nao vai aprender muita coisa e com o tempo se nao se atualizar fica fora do mercado.
40 anos de informatica acho que não diz muito, como tudo evoluiu, o que foi aprendido a 40 anos atras hoje está quase obsoleto. O que ainda continua no mesmo padrao de varias decadas atrás é os sistemas Unix e algumas linguagens de programação tradicionais como C, Pascal, por exemplo. Dependendo do que se aprende em informatica, acho que se torna um conhecimento volatil, em pouco tempo se torna obsoleto.
Penso que a matemática nao muda em varios cursos, é uma ferramenta.
Acho que entendi o que vc quer dizer Mastk.....
enigmabox

Mensagempor EvandrPic » 28 Mai 2012 18:18

Nesse caso Engenharia da Computação é menos séria pois tem menos de 20 anos? E Engenharia Genética? E Mecatrônica?
Se a questão for o tempo de criação do curso tem muita coisa que não é séria...
Além do mais, para se criar um curso é necessário que haja uma determinada "expansão" do conhecimento em determinada área.

Existem conceitos estudados em Ciência da Computação que existem há milhares de anos. Conceitos matemáticos principalmente. Algorítimos como os de Euclides tem mais de 2300 anos. Já a Álgebra Booleana deve ter uns 150 a 160 anos.

No entanto, foi necessário primeiro inventar o computador para se criar o curso não é mesmo?
Nessa linha, mesmo Engenharia Eletrônica não é tão antiga. Pode-se dizer que surgiu com a válvula e tomou impulso em 1947 com a chegada do transistor.

Por isso acho que esse teu conceito de avaliação da seriedade de cursos é que não me parece muito sério... :shock:

Quanto a Engenharia de Pesca... não faço a mínima idéia do porquê desse nome. Eles projetam o quê? Novas maneiras de pescar? :shock:

mastk escreveu:40 anos é pouco tempo.

O que é sério pra você?
Aliás, você é sério? Você existe?

Serio, em termos de uma faculdade a ser cursada, uma que tenha utilidade publica direta, tipo Engenharias, Medicina e outros, já não vejo seriamente, Engenharia Florestal, Engenharia de Producação e Ciencias da Computação, o ultimo em especial por julgar que todo o curso seja uma variante da engenharia elétrica e tal como o enigma perguntou, pensava que eram obras de engenheiros, ou matematicos que vieram para esse lado da força.

Se eu sou serio? Depende, quase sempre sim.

Se eu existo? Olha, eu espero que sim, de verdade, mesmo!
EvandrPic
Dword

Mensagempor mastk » 28 Mai 2012 19:14

É uma visão que tenho dela, e é um criterio estranho sim. O enigma entendeu bem o ponto.

E o criterio de serio e bobo seria, qual o diferença entre um e outro, Engenheiro elétrico/Cientista da computação, qual curso é mais eficiente e focado no mercado? Entende, mas tal opnião é fruto de falta de conhecimento, com esses livros que estão aparecendo são muito interresantes e são dessa area, se bem que ainda considero parte da engenharia e não uma coisa aparte, sacou?

Mecatronica é outra coisa que não levo muito a serio, no Senai que estudei apareceu tecnologo em Mecatronica, e os caras eram umas piadas, já que envolviam duas materias classicas da escola, e povo da eletronia e o pessoal da mecanica sempre ficavamos disputanto quem eram mais inteligente, profissional e habilidoso, o pessoal da mecatronica, basicamente sabiam uma eletronica fraquinha frente a quem estudava só isso por 2 anos, e igualmente na mecanica, e ai ficava a pergunta, qual a desses caras? Mas se o mercado precisa, então beleza.
mastk
Dword

Mensagempor chrdcv » 28 Mai 2012 19:38

mastk escreveu:É uma visão que tenho dela, e é um criterio estranho sim. O enigma entendeu bem o ponto.

E o criterio de serio e bobo seria, qual o diferença entre um e outro, Engenheiro elétrico/Cientista da computação, qual curso é mais eficiente e focado no mercado? Entende, mas tal opnião é fruto de falta de conhecimento, com esses livros que estão aparecendo são muito interresantes e são dessa area, se bem que ainda considero parte da engenharia e não uma coisa aparte, sacou?

Mecatronica é outra coisa que não levo muito a serio, no Senai que estudei apareceu tecnologo em Mecatronica, e os caras eram umas piadas, já que envolviam duas materias classicas da escola, e povo da eletronia e o pessoal da mecanica sempre ficavamos disputanto quem eram mais inteligente, profissional e habilidoso, o pessoal da mecatronica, basicamente sabiam uma eletronica fraquinha frente a quem estudava só isso por 2 anos, e igualmente na mecanica, e ai ficava a pergunta, qual a desses caras? Mas se o mercado precisa, então beleza.

"A matemática é a rainha das ciências e a álgebra é a rainha das matemáticas" - Gauss

Então não tem churumelas... preto no branco e explícito!

Ciência da Computação NÃO tem que ensinar aluno a programar. BONS e SÉRIOS cursos de computação NÃO fazem isso! O que se ANALisa é muita notação assintótica, de recorrência, ANÁLise de algoritmos e estrutura de dados, Grafos (que é nádegas mais é do que topologia aplicada -- Olha o Euler e o Gauss novamente aê), Linguagens de Programação, Inteligência Artificial (Fundamentos Teóricos de Computação Aplicado), Redes de Computadores (Grafos Aplicados), Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais, Compiladores, Banco de Dados, Programação Concorrente e Distribuída, Computação Gráfica, etc...

Se observar bem, computação vai ao encontro de muita teoria dos conjuntos (Georg Cantor), álgebra pura e matamática discreta; ao contrário das matérias comuns de engenharia que são bastante física newtoniana e cálculo contínuo (serve apenas como brain-teaser, infelizmente).

Eu faço Eng. de Computação, mas as matérias comuns de computação fiz todas com as turmas de ciência da computação (tive até que fazer mais para adequação do CUrriCUlo) e aproveitei bastante o quanto pude para aprender o máximo possível que o meu atrofiado cérebro permitia e digo que foi muito, mas muito bom mesmo cada hora de aula, mesmo com as decepções ao ver a nota das provas! :lol:
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 28 Mai 2012 21:18

os cientistas da computacao curtem dar uma engrandecida no ego, mas a real eh que do ponto de vista matematico nao dah p/ ir muito longe na ciencia da computacao. aqui tem a definicao mais precisa que eu consegui encontrar:

Imagem

ou seja, ciencia da computacao eh matematica pura, estatistica e um pouco de matematica aplicada, bem como um pouco de ciencia da computacao, que sao teorias inventadas pelo cientistas da computacao e que nao tem nenhum fundamento matematico, mas q provavelmente funcionam bem no computador.

note que o computador, como entidade fisica, eh bem limitado: soh trabalha com matematica discreta, soh trabalha com conjuntos finitos e de quebra tem uma componente temporal, q na minha opiniao eh algo primitivo e pre-newtoniano, mas que eh responsavel pela maior caracteristica da computacao: executar sequencias de comandos.

para mim, um desperdicio de silicio, visto que vc poderia jogar no lixo essa caracteristica temporal e executar os comandos todos em paralelo hehehe
msamsoniuk
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais