pic novo baixo consumo

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor andre_luis » 22 Fev 2012 09:31

Se considerarmos que os PICs operam com 5V e os MSP com 3,3V ( ou seja, 51% de diferença ), o consumo acaba sendo literalmente o mesmo :
http://www.microchip.com/en_us/technolo ... _large.png

Não existe mágica em se tratando de consumo de energia.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor tcpipchip » 23 Fev 2012 14:05

Vou tabalhar em 2.7 Volts, 32768Hz, com baterias de 8200mA, com periféricos desligados...
Um pic + 1 modulo Bluetooth...
Se durar alguns meses, tá bom :)
tcpipchip
Dword

.

Mensagempor tcpipchip » 24 Fev 2012 18:37

Montei o prototipo...com PIC 18F2455 nano watt
Coloquei em modo sleep com WAKE UP quando ocorre interrupção pela serial, ligado ao BLUETOOTH que manda uma string quando pareado... ou mudança de estado dos pinos......
É para ficar rodando 150 dias :), consumo de 2mA...em standy by
Nao usei o TMS...mas ainda penso nele...
TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Re: .

Mensagempor andre_luis » 24 Fev 2012 18:57

tcpipchip escreveu:...Coloquei em modo sleep com WAKE UP quando ocorre interrupção pela serial...

Desse modo, o periférico UART terá de necessariamente continuar alimentado.
A menos que voce encontre outro uC que permita desabilitar seletivamente os módulos de HW, é provável que não consiga baixar muito o consumo aquém disso.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor tcpipchip » 25 Fev 2012 13:28

Desse modo, o periférico UART terá de necessariamente continuar alimentado.

Voce diz o periférico USART embarcado no processador ?
tcpipchip
Dword

Mensagempor andre_luis » 25 Fev 2012 14:52

Sim...então, não era desse que voce se referia ?

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor tcpipchip » 25 Fev 2012 19:49

Na verdade...desliguei o peripheral USART...mas a entrada esta em paralelo com a entrada interrupt on change...
tcpipchip
Dword

Mensagempor andre_luis » 25 Fev 2012 21:10

Bem pensado...

Então, realmente o consumo de 2mA não condiz com a proposta de ultra baixo consumo anunciada pelo fabricante.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor HC908 » 25 Fev 2012 23:57

EvandrPic escreveu:Tudo bem que são informações da Microchip...
Mas seja objetivo, coloque as informações que contradizem isso (coerentes)... :roll:

Imagem

Imagem

http://www.microchip.com/en_us/technology/xlp/

fabim escreveu:
HC908 escreveu:Obs. TEM PICS COM CONSUMO MENOR Q OS MSP430.

TENHO PIC18F46J50

Me desculpe irmãozinho, mais de informações coerentes.

olhe as tabelas de uW@mhz dos msp e do pic sugestionado...

até nisso os pic perdem, hehehe

Acredito q o fabim foi traído por algum PICC.KKKK. Falando serio, tenho dois produtos q funcionam com duas pilhas Energizer Ultimate Lithium. Fiz um projeto utilizando MSP, + tive q mudar para o PIC por seguinte característica. O meu dispositivo passa o tempo todo dormindo q só acorda por 100ms e transmiti informação via RF. Na pratica o consumo médio do MSP430 dormindo foi maior que o PIC.Com relação ao tempo de execução o MSP430 foi melhor. Como o meu produto no faz nada e sim só dormir e acorda uma vez por mês o pic saiu em vantagem. PCI suporta tanto o PIC quanto o MSP430. + obtei por usar o PIC neste caso. Aplicação de baixo consumo eu uso PIC, agora se sua aplicação precisar de muita interrupção externa é melhor usar os MSP430, pois os recursos são melhores. Bom pessoal esta foi minha experiência com PIC em baixo consumo.
HC908
Byte

Mensagempor wandersonrainer » 02 Mai 2012 20:37

Estou utilizando o PIC16LF1827.
Realmente o consumo é bastante pequeno em modo sleep. Mas, o consumo depende mesmo da tensão de alimentação, quantidade de periféricos em uso e velocidade do oscilador.
Existe um programa da própria MC que estima a duração de uma bateria para sua aplicação:

http://www.microchip.com/Microchip.WWW.SecureSoftwareList/secsoftwaredownload.aspx?device=en545243&lang=en&ReturnURL=http://www.microchip.com/stellent/idcplg?IdcService=SS_GET_PAGE&nodeId=2680&dDocName=en545243#
wandersonrainer
Bit

Mensagempor fabim » 03 Mai 2012 11:25

Estão vendo PIC é uma bosta !!!

KKKKK

Quanta ambiguidade !!! É incrivel !!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 03 Mai 2012 16:22

HC908 escreveu:...
Falando serio, tenho dois produtos q funcionam com duas pilhas Energizer Ultimate Lithium. Fiz um projeto utilizando MSP, + tive q mudar para o PIC por seguinte característica. O meu dispositivo passa o tempo todo dormindo q só acorda por 100ms e transmiti informação via RF. Na pratica o consumo médio do MSP430 dormindo foi maior que o PIC.Com relação ao tempo de execução o MSP430 foi melhor. Como o meu produto no faz nada e sim só dormir e acorda uma vez por mês o pic saiu em vantagem. PCI suporta tanto o PIC quanto o MSP430. + obtei por usar o PIC neste caso. Aplicação de baixo consumo eu uso PIC, agora se sua aplicação precisar de muita interrupção externa é melhor usar os MSP430, pois os recursos são melhores. Bom pessoal esta foi minha experiência com PIC em baixo consumo.

Bom.
De todas as postagens, esta foi a única que apresentou o resultado de um exemplo prático e que não é tendenciosa. Simplesmente expôs os fatos e uma consequente conclusão.
O leitor que faça suas observações.
Parabéns!
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor tcpipchip » 04 Mai 2012 16:29

desde dia 24 feveiro está rodando no cliente o pic NANOWATT com 3 baterias de 1.2V/2800mA...no modo sleep...o consumo....43uA....
tcpipchip
Dword

Mensagempor RobL » 05 Mai 2012 10:03

Creio que não temos resultado algum para comparação.

1- Os micros deveriam estar com a mesma tensão de alimentação.
2- Os micros devem ter selecionados (configurados) os mesmos periféricos.
3- O programa deveria ser o mesmo ou estar estático(sem programa).
4- As cargas as mesmas.
5- Os micros a serem comparados deveriam ter a mesma propriedade em termos de ser possível desligar periféricos.
5- Vários outros fatores ainda precisam ser considerados.

Mais prático seria ver o consumo no modo sleep, e no modo de operação sem carga, para os micros de interesse, mas com o cuidado de comparar, tensão e frequência, pelo menos.

Hoje é possível, por exemplo, realizar contagem, com micro de 8bits, bem abaixo de 1uA (na casa dos nanos A) com tensão abaixo de 3V, de vários fabricantes.
RobL
Dword

Mensagempor fabim » 05 Mai 2012 10:35

Isto ai ROBL...
Eu estou zuando desde o começo, pois nas tabelas dos msp430, e pics nanowat, existem parametros a serem seguidos para a dada corrente indicada.
Lembrando que ao entrar em sleep, todos os pinos devem ser configurados como entrada, haja visto que nenhuma carga deve existir do uC para os pinos, nenhuma mesmo !!!
Por exemplo, ao colocar os pinos como Entrada, é necessário desabilitar os pullups...
Feito isto.
Deve ser habilitado somente, e apenas, o periférico que irá acordar o uC.
Lembrando que os dois devem estar rodando no mesmo clock, e alimentados lado a lado, na mesma fonte de tensão, contando até as dezenas de mili volts.

E o mais importante de tudo, um amperimetro de pelo menos 24bits igual o que temos aqui, com escala selecionavel de +/-0.008% entre.
10mA, 100mA, 1A, 10A, 20A.

Bom, o PIC perde de lavada do msp430.

OBS>:
Hoje em dia existem alguns pics com clock flexivel, podendo ser selecionados em tempo de execução.
Como vocês sabem, os pics costumam tem um RC de 32.xxxkhz interno, cuja o consumo é muito menor que um cristal de 32.768 externo. Ao que o pic acorda, tu seta o clock de 8 mhz por exemplo, faz o que tem que fazer, e volta a dormir novamente, logico setando o clock a 32khz novamente.

Bhá, nossa, eu com nojo de pic, e tendo que explicar as coisas, F*** viu.

OBS: Vou usar um cortexM3 com cristal de 32768, pra testar. Acho que ainda sim, ganha do pic !!! hehehe
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para PIC