calcular velocidade média para saber quanto tempo percorre

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor cristian » 26 Jan 2012 10:38

uma coisa q estava pensando com meus botoes....

eu tenho a velocidade ja calibrada em km/h

se eu pegar a cada seg e divider este valor por 3,6 vou ter em m/s

ai pego este valor e soma ao valor do odometro , da certo ?

de 1 em 1 seg converto em m/s e acho o deslocamento do carro

e ai da certo ?
cristian
Word

Mensagempor andre_luis » 26 Jan 2012 20:56

cristian escreveu:...eu tenho a velocidade ja calibrada em km/h...se eu pegar a cada seg...vou ter em m/s...ai pego este valor e soma ao valor do odometro , da certo ?

A pergunta parece meio confusa, uma vez que voce menciona em somar duas grandezas diferentes.
Se o que voce quer obter for a velocidade média em função do tempo de duração do percurso e da distancia percorrida, dá na mesma :

Vmed = Distancia percorrida / Tempo decorrido

É isso ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor cristian » 26 Jan 2012 21:04

a velocidade media por enquanto eu resolvi tirando a media da velocidade

a cada 200ms eu capturo a velocidade atual 5 vezes q da 1seg ai divido por 5 e acho a velocidade media ...

agora qeuro aplicar ao Hodometro entao pensei em usar esta media de velocidade calculada acima e dividier por 3,6 para saber quantos metros foi percorrido neste segundo
cristian
Word

Mensagempor EvandrPic » 26 Jan 2012 22:11

andre_teprom escreveu:
cristian escreveu:...eu tenho a velocidade ja calibrada em km/h...se eu pegar a cada seg...vou ter em m/s...ai pego este valor e soma ao valor do odometro , da certo ?

A pergunta parece meio confusa, uma vez que voce menciona em somar duas grandezas diferentes.

+++

Nesse caso podemos dizer que ele não estará somando grandezas diferentes Andre... pois há uma conversão intrínseca aí.
Convertendo para m/s e verificando essa velocidade a cada segundo, você pode somar a "velocidade" ao odômetro pois a base de tempo é a mesma da velocidade.
Ex. se eu estou a uma velocidade constante de 20 m/s então a cada segundo eu posso somar 20 metros ao odômetro. Isso é bem obvio né? :lol:

Algum erro você irá introduzir se a velocidade variar nesse 1 segundo mas aí é questão de você verificar se esse erro está dentro das tuas expectativas.
EvandrPic
Dword

Mensagempor cristian » 26 Jan 2012 22:16

Por isso estou pensando em verificar a velocidade a cada 100 ms pq aí não vou ter tanto erro. Em um seg vou ter 10 leituras e tiro esse média

o q acham ?
cristian
Word

Mensagempor andre_luis » 27 Jan 2012 20:02

EvandrPic escreveu:...Convertendo para m/s e verificando essa velocidade a cada segundo, você pode somar a "velocidade" ao odômetro pois a base de tempo é a mesma da velocidade...

Te confesso que não entendi.

Observe que se houver uma soma contínua de um valor que ainda cresce ao longo do tempo(hodometro), o resultade será acumulativo, ou seja, iria crescer, mesmo que a velocidade seja constante.

cristian,

Voce deve formular a questão de uma forma um pouco mais precisa, pra não dar margem á qualquer interpretação daquilo que voce pretende expor.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor cristian » 27 Jan 2012 20:50

eu ainda estou confuso com tudo , mas pelo q entendi da pra fazer assim , vamos com numeros

Código: Selecionar todos

se o carro tiver uma velocidade fixa de
10km/h  dividido por 3,6 => 2,7777 m/s

entao 10km/h quer dizer q a cada 1 HORA o hodometro vai marcar  10KM em duas horas vou percorrer 20km nao é isso ??

convertendo em m/s a cada 1seg vou percorrer 2,77mts em 2 seg 5,54mts
entao é acumulativa pq o carro esta em movimento ....

entao se a cada 1 seg converter o valor do velocimetro q esta em km/h para m/s vou saber quantos metros o carro deslocou neste segundo ai soma com o valor q ja se encontra no HOdometro

entao pra amenizar os erros pq a velocidade nunca vai ser fixa vou tirar uma media ... a cada 100ms vou ler a velocidade e quardar quando atingir 1seg ( 10 leituras ) tiro a media e transformo em m/s

entenderam ?
cristian
Word

Mensagempor cristian » 30 Jan 2012 07:48

ontem tive a oportunidade de testar na pratica o calculo usando o velocimetro para calcular a km percorrida

no marcador do carro estava 36.9km no meu 37.450km

e ai ?

o meu sera q esta certo ?
cristian
Word

Mensagempor EvandrPic » 30 Jan 2012 17:58

Veja que até a calibragem dos pneus pode introduzir pequenos erros...
Também precisa ver se o carro está com o pneu indicado de fábrica pois dependendo da "altura" do pneu você pode aumentar ou diminuir a relação entre distancia percorrida e a quantidade de pulsos por volta. A quantidade de pulsos por rotação é fixa mas a distância que o carro irá percorrer vai alterar.
Seria bom você fazer um teste com GPS pra você ter uma idéia também.

cristian escreveu:ontem tive a oportunidade de testar na pratica o calculo usando o velocimetro para calcular a km percorrida

no marcador do carro estava 36.9km no meu 37.450km

e ai ?

o meu sera q esta certo ?
EvandrPic
Dword

Mensagempor EvandrPic » 30 Jan 2012 18:18

André... são pelo menos duas questões no mesmo tópico... :lol:
Uma é calcular a velocidade e a outra é o deslocamento.
Nesse caso em questão ele já dispõe da velocidade e quer "atualizar" o odômetro.
Então é só ir somando os delocamentos ao já indicado no odômetro.
Essa soma seria feita por exemplo de 1 em 1 segundo. Se o carro estiver a 25 m/s então a cada segundo você acrescenta 25 metros ao odômetro. Como a velocidade pode variar nesse 1 segundo, então ele vai fazer uma média com 10 medições de velocidades tomadas de 100 em 100 milissegundos.
Não sei se ficou mais claro agora.. :roll:

PS. poderia fazer o seguinte também.
Como você está fazendo 10 medições por segundo, você pegaria a velocidade medida nesse décimo de segundo e dividiria por 10, ou seja, deslocaria a vírgula para a esquerda.
Exemplo: no primeiro décimo de segundo>> se a velocidade for de 25 m/s, você soma 2,5 m ao odômetro. No segundo décimo de segundo ela subiu para 28 m/s, você soma 2,8 m ao odômetro, e assim sucessivamente... A cada 100 milissegundos você repete essa operação.
talvez seja melhor do que calcular a média a cada segundo... Faz um teste aí. :roll:

andre_teprom escreveu:
EvandrPic escreveu:...Convertendo para m/s e verificando essa velocidade a cada segundo, você pode somar a "velocidade" ao odômetro pois a base de tempo é a mesma da velocidade...

Te confesso que não entendi.

Observe que se houver uma soma contínua de um valor que ainda cresce ao longo do tempo(hodometro), o resultade será acumulativo, ou seja, iria crescer, mesmo que a velocidade seja constante.

cristian,

Voce deve formular a questão de uma forma um pouco mais precisa, pra não dar margem á qualquer interpretação daquilo que voce pretende expor.

+++
EvandrPic
Dword

Mensagempor cristian » 30 Jan 2012 19:44

mas pq devo diviidr por 10 ? para ter uma precisao melhor ?

sera o gps marca certo mesmo , eu tenho aqui ...vou testar pra ver
cristian
Word

Mensagempor EvandrPic » 30 Jan 2012 20:02

Na sugestão que dei você deve dividir por 10 por que o tempo que você escolheu para ter uma amostra da velocidade é de 100 milessegundos (1 segundo/10). Afinal você já está medindo a velocidade a cada 100 milissegundos não está?
Você optou por somar 10 amostras consecultivas e tirar a média tendo assim a velocidade média dentro do intervalo de 1 segundo. Se você quiser pode fazer o cálculo do deslocamento direto a cada amostra de velocidade bastando para isso dividir por 10 a velocidade.

Se o carro estiver a 25 m/s então a cada 100 milissegundos (tempo entre uma medição e outra) ele se deslocará em 2,5 metros. Nesse caso você irá fazer a conta completa a cada 100 milissegundos e somar ao odômetro.

E se você realizasse 100 medidas de velocidade por segundo (100 amostras por segundo)? Então você dividiria a velocidade por 100. O teu deslocamento poderia ser atualizado a cada 10 milissegundos.
Exemplo: Carro a 32 m/s >> a cada 10 milissegundos corresponderia a 0,32 m ou 32 cm de deslocamento. Dividiria a velocidade por 100 ou deslocaria a virgula 2 vezes à esquerda.

Talvez isso seja melhor do que somar as 10 medidas de velocidades por segundo e fazer a média.
Eu acho que é mais simples dessa forma.

cristian escreveu:mas pq devo diviidr por 10 ? para ter uma precisao melhor ?

sera o gps marca certo mesmo , eu tenho aqui ...vou testar pra ver
EvandrPic
Dword

Mensagempor EvandrPic » 30 Jan 2012 20:21

Todo sistema tem uma precisão... sempre haverá erro.
Cabe a você ver o quanto de erro é tolerável.
Se a tua informação vier da roda da direita, por exemplo, o deslocamento será maior que o da roda da esquerda quando você estiver fazndo curvas pra esquerda... Em curvas pra direita ocorre o contrário.
Imagina um deslocamento num circuito circular (ou oval). Depois de milhares de voltas poderia ter uma erro cumulativo considerável. Mas no dia a dia andamos mais em linha reta então dá pra desconsiderar isso. Ou então você tem que fazer a média do sensor da roda direita com o da roda esquerda... Assim terá o deslocamento do centro carro. :lol:

cristian escreveu:sera o gps marca certo mesmo , eu tenho aqui ...vou testar pra ver
EvandrPic
Dword

Mensagempor cristian » 30 Jan 2012 21:26

ai é muito trablaho considerar sensores nas 2 rodas ...

sobre a precisao acho q da para media a cada 10ms e ja somar ao hodometro , ai teria um erro menor do que 1seg

vou fazer o teste
cristian
Word

Mensagempor RobL » 30 Jan 2012 22:03

Quando será que um pedagogo vai enxergar que esta é a escola e não conjuntos de prédios com nomes de Ministério, Secretaria, etc, de Educação. Não vale colocar um centavo nessa rede de doidos falidos.
Entra governador, ministro, presidenta e a m**** é a mesma. Toda sociedade se cala.

Não vou ter aulas para andar de bicicleta, num futuro incerto.
Para um certo dia eu andar de bicicleta, vou levar todos os tombos, quando necessitar, ou ter vontade para andar de bike.

Isto assusta ? Simples assim. Só aprendemos quando precisamos.
O que fazer com os prédios escolares? Por exemplo, banheiros públicos!!!
E com os professores ? Clínica de desintoxicação e reabilitação, pois só sabem falar em aprovar e reprovar, décimos de graus para graduar o conhecimento, o qual não há campo matemático, nem na Matemática pura. Que tal revolucionar e mudar a gradação de números para letras? Que revolução!!! Que tal mudar nomes de escolas, colégios criando uma nova educaçao? Que revolução!!!
Eles não tem culpa, foram ensinados, ou amestrados, ou quem sabe condicionados. Pararam de pensar, pensar, nem pensar, proibido não está.
Caraca !!!!
Ah se eu fosse livre, quanto teria aprendido.
Ah se na minha "escola" tivesse uma régua e um relógio, mas que já tivesse brincado de medir com uma régua e também com um relógio, quanto teria aprendido, mas só pelo prazer de aprender, sem me julgarem por um número, cujo corpo não existe, como sempre fazia nosso pai Platão. Po! Mataram o cara!!! Não questione garoto.
Que susto saber que os trastes da guitarra do mais louco roqueiro é uma PG. Ah se eu fosse livre!!! :(
RobL
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos