por RobL » 31 Jan 2012 20:15
Marcelo
Me foi colocado essa questão, necessidade de carregar n baterias da família Li-ion ( ou Li-Po) visto que tem características de carga similares.
Enteda-se bateria (ou packs) como um conjunto de pilhas (células).
Percebo que se trata de uma área especializada, até pelos chips dedicados. Tive alguma experiência apenas com carregadores para chumbo-ácida.
Trata-se apenas de uma investigação, para ver se há possibilidade de carregar várias baterias ao mesmo tempo, no menor tempo possível e claro menor custo de hardware. Daí a pergunta se seria possível colocá-las em paralelo, e controlar de forma simples (baixo custo) por algum processo que desconheço, ou seja, sem ter que controlar cada bateria individualmente.
Por exemplo, poderia ter várias linhas, cada linha, com um número de baterias no qual teria o melhor custo / benefício para a fonte de corrente.
Suponha que pudesse carregar por períodos, usando a corrente máxima permissível. Ao atingir um limite, seja por temperatura, seja por falsa tensão (formação de gases), etc, a fonte seria comutada para a próxima linha, enquanto a linha anterior, esfriasse, liberasse gás, etc e sequencialmente teria o melhor aproveitamento.
O problema é que essas baterias Li-ion ou Li-Po tem sua fase de carga por corrente constante e após, carga por tensão.
Estando várias em paralelo, devido ao desbalanceamento, de cada pilha, em cada bateria (ou pack), uma ficaria forçando a outra, podendo alguma célula, que está em série dentro da bateria, ter sua tensão limite ultrapassada (tenho dúvida nisso aqui, mas parece factível).
Mas aí está, não vi até agora vantagem alguma em ligar todas em paralelo, pois o controle, de tensão de cada bateria, parece se perder e o tempo de carga não sei se dá para reduzir, devido a curva de carga dessas baterias, visto que parece que não dá para ultrapassar 1C (a não ser que isto não seja um limite, desconheço, tenho que verificar).
Dei uma lida também em processo de carga por períodos de carga e rápidas descargas, mas o resultado final não é animador em relação ao convencional.
Nota: Alterei o nome de bateria para pack, pois o mercado está dando nome a essas baterias de "pack" devido a embalagem plástica que encerra o conjunto de pilhas. Só uma questão de forma, pois em todas baterias (bateria de pilhas) de alguma forma são conjunto de pilhas.
Obrigado por seu interesse.