Projeto SD Card

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Projeto SD Card

Mensagempor Daniel dos Santos Costa » 05 Jan 2012 16:47

Ola pessoal estive sumido pois estava na correria.

Para quem esta procurando trabalhar com cartão de memoria estou disponível para tirar duvidas.

Colorei um código ainda essa semana para as pessoas que estão entrando nesse tópico começarem.

Acredito que esse local seja para as pessoas compartilharem conhecimentos adquiridos ao longo da vida acadêmica e profissional, não para umas menosprezarem outras, como as vezes acontece aqui nesse fórum. É por isso que as pesquisas no Brasil não vão para frente pois não existe o companheirismo e compartilhamento das informações.

Desde já agradeço a atenção.
Daniel dos Santos Costa
Bit

Mensagempor mastk » 05 Jan 2012 21:11

Salve Daniel, compartilhar conhecimento eh importante sim, mas nao apenas tecnico nao eh mesmo? E mesmo assim vc precissa olhar o outro lado da moeda, eu ja fiz alguns produtos que venderam milhoes de unidades (alguem que, nao sou eu, ficou rico, bom pra ele), e vem um camarada e me pede abertamente para ensinar como fazer um similar, cobrando eu estaria sendo um criminoso, revelando segredos industriais, de engraca entao eh piada nao eh mesmo?

Porem, iniciativas como a sua, sao boas, servem de base para coisas maiores, particulamente eu acho muito bom, alguem perguntar: "Alguem saber como consigo fazer isso?", normalmente se responde de boa fe e vamo que vamo.

Mas quando o maluco chega e pede: "Alguem poderia me fornecer o codigo pronto ou uma biblioteca para tal coisa?"
mastk
Dword

Mensagempor Daniel dos Santos Costa » 06 Jan 2012 08:50

Galera como havia falado iria postar um projetinho que me ajudou a iniciar o meu projeto com cartão de memoria. Acredito que ele possa ser um ponto de partida para o pessoal que esta com dificuldade nesse tema.

O endereço para baixar o código encontra-se http://www.d.umn.edu/~cprince/PubRes/Hardware/SDcard/

Desde já estamos ai para qualquer duvida, se poder ajudar encontro-se disponível, pois eu estou entrando nesse mundo dos pics agora também, pois a minha formação não é nessa área. Mas quem tem vontade aprende o que quer e eu sei o que ralei para aprender o pouco que sei hoje.

Até mais
Daniel dos Santos Costa
Bit

Mensagempor Alexandro » 06 Jan 2012 09:54

Tambem concordo Mastk, porem meu ponto de vista é um pouco diferente, acho que o melhor ponto é esplicar as duvidas e não dar um codigo pronto, porque isso não traz inovação de pesquisas, o sujeito fica preguiçoso. Alguem pode fazer diferente e melhor quando é necessário desenvolver tudo, trazendo melhoria ao que ja existe.

O certo é ler bastante e o que não entender tirar as duvidas no fórum.

FAT32/16 e SDCard tem bastante literatura disponível , eu mesmo estou lendo algumas para conhecer sobre tabela FAT.
T+
Alexandro
Byte

Mensagempor vtrx » 06 Jan 2012 10:25

Daniel,todo forum é assim mesmo.
Atraz da tela todos são Steve jobs.
Voce só reconheçe alguem quando ve postado uma dúvida que pelos post passados ja deveria saber a resposta...
Editado pela última vez por vtrx em 06 Jan 2012 17:58, em um total de 1 vez.
vtrx
Dword

Bela tentativa de apresentar o caminho das pedras

Mensagempor rona123 » 06 Jan 2012 13:40

Daniel,

Parabens pela iniciativa, apenas acho que deveria colocar o texto em bom e claro Portugues do Brasil.

Muitos foristas "floreiam o pavão". Quando o sujeito começa a trabalhar profissionalmente com isso, vai encarrar muitas mudanças - na verdade vai ver a realidade.

Cada situação é um fato:
As vezes, a empresa tem cultura por outro fabricante;
As vezes, a solução tem compromisso sério entre desempenho e custo;
As vezes o que for feito está feito;
Algumas empresas tem suas ferramentas proprietárias de SW.

Muitos usuários de microcontroladores se atrapalham para acertar os códigos de configuração do chip e saem escrevendo que a ferramenta que comprou não presta (ajudei um - que não comprou minha ferramenta aqui no forum);

Outros tem dificuldade com o PC e saem escrevendo que o programador está com defeito (também ajudei um com essa dificuldade).

Outros garantem que se precisa de 32bits! (a esclamação significa fatorial :twisted:) para fazer trabalhos, sem nem mesmo avaliar as necessidades;

Outros ainda associam qualidade com componentes de montagem em superficie (SMT) e logo se acha gente soldando SMD com ferro de solda e trocando BGA com machadinho de 300W da FAME. :twisted: (SMD solda-se em forno de refusão ou com estação de retrabalho apropriadas com temperatura controlada - Exige-se grande habilidade para a operação manual. Sempre se usa pasta de solda - caso isso não seja feito, todos os componentes tem sua vida útil comprometida - isso é prática de produção com impacto em qualidade apontado por TODO fabricante de componentes).

Minha intenção no forum sempre foi ajudar a mostrar como caminhar nas pedras com passos firmes e decisivos.

Forte abraço a todos e ainda em tempo Bom 2012
rona123
Byte

Mensagempor marcelo campos » 06 Jan 2012 18:52

No nosso site tem uns exemplos com Fat16 ou 32 pra dois produtos: PIC Expert e PowerPIC http://www.smartradio.com.br/loja-pic .
Em C18 e pro PIC18F4550 mas dá pra portar pra outros facilmente.
Espero que contribua com quem precisa

Abraço

Marcelo
marcelo campos
Word

Mensagempor Daniel dos Santos Costa » 08 Jan 2012 17:31

Caros colegas minha única intensão é contribuir para a duvida de outrem que a tenha. Peço desculpas caso tenha ofendido alguém.

Estou aqui a disposição de todos e espero o mesmo com todos vocês.

Desde já agradeço.
Daniel dos Santos Costa
Bit

Mensagempor EvandrPic » 08 Jan 2012 23:18

Mastk, quais produtos que você fez que venderam milhões de unidades?
Só por curiosidade... :lol:

mastk escreveu:Salve Daniel, compartilhar conhecimento eh importante sim, mas nao apenas tecnico nao eh mesmo? E mesmo assim vc precissa olhar o outro lado da moeda, eu ja fiz alguns produtos que venderam milhoes de unidades (alguem que, nao sou eu, ficou rico, bom pra ele), e vem um camarada e me pede abertamente para ensinar como fazer um similar, cobrando eu estaria sendo um criminoso, revelando segredos industriais, de engraca entao eh piada nao eh mesmo?

Porem, iniciativas como a sua, sao boas, servem de base para coisas maiores, particulamente eu acho muito bom, alguem perguntar: "Alguem saber como consigo fazer isso?", normalmente se responde de boa fe e vamo que vamo.

Mas quando o maluco chega e pede: "Alguem poderia me fornecer o codigo pronto ou uma biblioteca para tal coisa?"
EvandrPic
Dword

Mensagempor mastk » 09 Jan 2012 07:47

Pão de queijo, cachaça e muitos outros.
mastk
Dword

Mensagempor EvandrPic » 09 Jan 2012 09:25

Enfim, como eu já imaginava... :lol:
Apenas palavras de efeito... mas sem muito efeito...

mastk escreveu:Pão de queijo, cachaça e muitos outros.
EvandrPic
Dword

Voltar para PIC