USB vs ETHERNET(UDP)

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor EDSONCAN » 09 Dez 2011 07:48

Fabim

Creio que você se refere ao light peak

http://en.wikipedia.org/wiki/Light_Peak
http://www.muitonerd.com.br/2011/02/26/ ... uto-do-usb

O USB 3.0 é compatível com disposto 2.0 e 1.1, não sei se isso sera compatível também, creio que não.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor fabim » 09 Dez 2011 08:49

EDSONCAN escreveu:Fabim

Creio que você se refere ao light peak

http://en.wikipedia.org/wiki/Light_Peak
http://www.muitonerd.com.br/2011/02/26/ ... uto-do-usb

O USB 3.0 é compatível com disposto 2.0 e 1.1, não sei se isso sera compatível também, creio que não.

Edson

Eu por algum momento falei em usb 4.0 ? Eu disse uma nova usb, ou seja, um novo conceito em tecnologia e nome.
Detalhe muito interessante ? O padrão eletrico é praticamente o mesmo, o stack diga-se de passagem o mesmo, a fundamentação de protocolo a mesma!!!
Eu aposto um tostão com você, que em um ou dois anos, a USB.ORG e a intel vão conversar, e por algum motivo obscuro vai sair o padrão USB 3.5 fireware.. na verdade PEAK LIGTH !!!

Escreve isto!!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 09 Dez 2011 09:04

Não da para apostar, não tenho mais nenhum tostão a muito tempo.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor msamsoniuk » 09 Dez 2011 13:34

fabim escreveu:samsonite é F***.
Eu to imaginando um gadget qualquer, que funciona a bateria ligado numa ethernet..... rsrsrs

meu telefone IP nao tem bateria: eh para isso que serve PoE! hehehe

E não acredito que vão colocar wifi num pendrive tão cedo, ja penso á mais tem bluetooth, mais e ai precisa de drive, e funciona via usb !!! hehehhahahhakkkkkkk

nossa! em plena era do dropbox tem gente que ainda fala em pendrive! tem rede em tudo lugar hoje! hahaha

São finalidades distintamente dsstintas..
bom, á c viu a camera tal que saiu com interface ethernet ? Eu eim !! Pra que isso ? Perai, vou carregar meu celular na ethernet pelo POE,,,

cameras IP com PoE sao bastante difundidas pq facilitam a infra-estrutura e trabalham com maior resolucao, em funcao do bandwidth... como vc imagina colocar 20 cameras de alta definicao em um predio com 500 metros de comprimento usando USB? vai plugar cada camera em um PC? hahaha

Sam, c você falar que pic ta morto eu concordo, que arm7 da nxp ta morto eu acredito, que cortex não deu quase diferença nenhuma nos m0,1,3 eu acredito que nasceu morto.

Tu sabia que ta no forno um novo padrão de usb ? que vai usar a mesma tecnologia SATA ? E vai transferir dados a 10Gbit e vai ser por natureza OTG ? Tipo vai poder inteligar dois pcs pela usb ?!

huahuahua e pq esperar por uma interface usb de 10Gbps half-duplex se vc pode ter 40Gbps full-duplex hoje? :D

http://www.mellanox.com/content/pages.p ... section=28

e vc sabia que jah tem ethernet de 400Gbps rodando em laboratorio?

http://www.datacenterknowledge.com/arch ... -fp3-chip/

SABIA SABIA ?

que tal ethernet como barramento padrao em veiculos entao? (:

http://www.redbook.com.au/car-news/2011 ... rnet-27763

que tal ethernet como barramento padrao em aeronaves? (:

http://en.wikipedia.org/wiki/Avionics_F ... d_Ethernet

que tal ethernet para uso militar? (:

http://www.militaryaerospace.com/index/ ... ernet.html

"Ethernet, thanks to its longevity and abundant product base, is becoming the defacto choice for advanced-I/O and switched-fabric applications for military systems. The standard 100-gigabit Fast Ethernet is a staple of many designs and 10-gigabit Ethernet products are in development.

In three to five years 10-Gigabit Ethernet will be everywhere, says Eran Strod, director of product marketing for the Mercury Computer Systems Defense Business unit in Chelmsford, Mass."

em telecom nem preciso comentar neh... ethernet eh o padrao absoluto para conectividade local e esta avancando rapido para conectividade remota! (:

alias, eh dificil achar um lugar onde ethernet nao tenha aparecido ainda: mesmo em placas complexas, com processadores, dsps e fpgas, o barramento local de conexao entre eles eh ethernet.

Sabia que uma webcam poderia ser feita totalmente em HID modo bulk com largura de até 120mbps ? Mas pra que facilitar se pode dificultar né ?

mas vamos falar entao de convergencia: sabia que com IPv6 vc pode ter e2^27 IPs por metro quadrado da superficie da terra? sabia que as redes 4G de telefonia celular sao inteiramente IPv6? pq eu preciso usar uma interface que gruda os layers 1/2/3/4 se eu posso trocar o layer 1/2 e migrar de ethernet para wifi sem alterar os layers 3/4? o melhor de optar por ethernet eh nao precisar usar ethernet para todos os casos! eu posso migrar p/ outra interface de layer 1 e 2 sem mexer nos layers 3 e 4...como faz isso com USB? se mata? (:

Sabia que a libusb 1.0, mais duas configurações, o jlink da segger fica funcionando perfeito no linux ? unix ? tu só faz load hex, e write. ??? eim eim !! A é via usb...

Poisé, bootloader ou debug via usb nos processadores que tu usa num dá ne ? e pra gravar o bootloader ? hehehehehehe

e pq eu preciso bootar pela usb? a maioria dos processadores q eu conheco boota da uart, spi, sdcard, etc nunca vi nenhum bootar da usb! :)

os que eu uso casa sao programaveis pela uart!

Volte para o inferno que é seu lugar !!!! HELL HAISER !!!

Sam sou seu fam e sempre vou ser, mais num da mancada não fica feio e o diego me zua pra carai !!!

vou voltar para o futuro, seus obsoletos! (:
msamsoniuk
Dword

Mensagempor xultz » 09 Dez 2011 15:58

Povo, não se apaixonem por esta ou aquela tecnologia. Quanta gente fez isso com os PICs e hoje se sente um apaixonado corno. Pensem no que é melhor pro produto, pro usuário ou para o uso final. Os fins é que vão justificar os meios, e não o contrário. Não dá prá falar meh pro usuário e mandar ele usar o Dropbox prá transferir arquivos de 4G (média de tamanho de um filme HD), só porque pendrive via USB é feio e bobo. Não dá prá exigir que o usuário tenha um mar de hubs USB prá ligar câmeras de segurança. Tem que se lembrar das sábias palavras do mestre: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, cada um é cada um, e cada um com seu cada seu no seu cada onde.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 09 Dez 2011 16:32

xultz escreveu:...Não dá prá exigir que o usuário tenha um mar de hubs USB prá ligar câmeras de segurança...

Bem lembrado...pra ETH já existe infraestrutura instalada em praticamente tudo que é lugar.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 09 Dez 2011 20:07

Como eu disse sam !!! São aplicações diferentes !!!
OBS>: Ethernet não é aplicado em sistema de monitoramento !!! Apenas gambiarra !! Imagina 500 metros de CAT6-e, num da né ? rsrs
OS caras usam os pares do cabo pra twisted e conseguem 1000 metros facil, jogam num DVR e ja era... CHATO !!
ninguém usa pois é muito caro !!!

Bom. POE não é muito popular, somente em switchs e tem que ser detalhado ainda !

Bom todo mundo já entendeu, usb é mais simples, facil, barato, implementação tosca...
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 09 Dez 2011 21:29

entao velho, olha soh o pulo do gato: eu consigo aqui de casa acessar uma camera IP em nova york *sem* precisar puxar um cabo ethernet daqui ateh lah e sem precisar acessar explicitamente equipamentos intermediarios, pq eu consigo pingar direto p/ o IP da camera! isso eh um exemplo do potencial q vc abre quando passa a usar uma stack de protocolos onde as coisas foram *pensadas* e nao cagadas, como foi no caso do usb! a questao entao nao eh ethernet, eh IP! eu posso trocar a interface fisica e evoluir! com usb vc nao faz o mesmo! (:

pensa na sua casa daqui 5 anos: vai chegar uma conexao ethernet 1GbE com interface BX10 (fibra unica com ateh 10km q usa comprimentos de onda diferentes p/ tx e rx), vai p/ o switch que a operadora vai instalar e de lah vc vai ter suas conexoes PoE para o seu telefone IP, para a TV (tv a cabo direto da operadora via IP) e para o roteador wifi. do wifi vai p/ seu ipad, ipod, macbook pri, imac e iphone hehehe vc viu um filme maneiro na netflix usando o ipad no banheiro, mas quer ver na TV de 90 polegadas da sala. tranquilo, marca nos preferidos, vai ateh a sala, abre o netflix na TV e puxa direto o stream. vc nao vai baixar p/ casa, gravar num pendrive e entao tocar na TV, pq isso eh coisa de hipster! vc vai puxar o stream online p/ a TV direto. quem precisa de usb?

e toda vez que vc quiser ver o filme, vc vai puxar o stream! eu tenho usado o hulu.com faz um tempo e nao fico nessa noia de "tenho que salvar p/ ver depois". eu vejo quantas vezes quiser online. ateh um tempo atras eu estava usando o mentor p/ projetos de ASICs... nao ficava carregando o mentor num pendrive e muito menos um notebook: eu simplesmente fazia um ssh p/ um servidor, rodava o mentor e abria o display remoto via X protocol de qq lugar do universo!

e na boa: com um bandwidth de 1Mbps vc jah consegue fazer tudo isso... imagina entao daqui uns anos quando 100Mbps e 1Gbps se tornarem comuns! veja que em termos de tecnologia, se vc correr atras vc jah esta perdendo, pq os caras bons nao correm atras, eles correm lah na frente! e lideram a descoberta e uso de novas tecnologias! hehehe pense nisso! ;D entao, complementando, eu acho que hoje em dia eu nao perderia tempo com usb nao... talvez uma serial p/ console e debug, talvez uma interface p/ um pendrive, mas francamente nao sei se vale o esforco. ter IP sim, eu acho essencial, seja com ethernet, seja com wifi.

fabim escreveu:Como eu disse sam !!! São aplicações diferentes !!!
OBS>: Ethernet não é aplicado em sistema de monitoramento !!! Apenas gambiarra !! Imagina 500 metros de CAT6-e, num da né ? rsrs
OS caras usam os pares do cabo pra twisted e conseguem 1000 metros facil, jogam num DVR e ja era... CHATO !!

Bom. POE não é muito popular, somente em switchs e tem que ser detalhado ainda !

Bom todo mundo já entendeu, usb é mais simples, facil, barato, implementação tosca...
msamsoniuk
Dword

Mensagempor EvandrPic » 09 Dez 2011 22:53

Acho que a discussão foi para o mesmo caminho que outras que já ocorreram por aqui quando se pergunta qual microcontrolador ou qual linguagem de programação é a melhor. Foi ou ainda vai para lugar nenhum.
Para determinadas aplicações o mais indicado é ethernet para outras USB.
Eu não preciso acessar meu Pen Drive de New York, nem minha câmera fotográfica. Eu só quero descarregar uns arquivos, umas fotos, editar uns contatos no meu celular, etc. A USB atende isso perfeitamente e está disponível em todos os PCs.
Se futuramente convergir para um protocolo de rede, por meio ótico ou wireless, beleza, mas hoje ainda não é o caso e nessa linha até o RS232 ainda tem o seu valor nos dias de hoje dada a sua simplicidade e não haver necessidade de nada mais que alguns kbps para atingir o objetivo.
É possível que um simples controle remoto de tv use wireless 802.11 b/g e não fará diferença para o usuário quanto ao objetivo de controlar a TV mas certamente não existe a mínima necessidade de usar ip para isso. Eu não preciso mudar o canal da minha TV em New York. O acesso com um protocolo simples via infravermelho resolve e é assim há décadas pois atende ao objetivo (controlar a TV).
Se tenho que pensar em alguns casos na questão de ter o driver do dispositivo USB disponível, também tenho que pensar em ter uma conexão disponível de internet para acessar remotamente não só de New York como também daquela cidadezinha no interior do Piauí onde muitas vezes não se consegue falar nem ao celular por estar fora da área da operadora. Futuramente isso pode deixar de ser um problema mas ainda estamos há pelo menos uns 15 ou 20 anos longe disso.
Além do que, se eu tenho rede disponível para acessar remotamente a câmera de New York, por outro lado eu posso acessar remotamente o driver também.
Já o contrário não. Eu posso levar o driver do dispositivo a qualquer lugar do mundo (no bolso) e nem sempre posso levar o acesso remoto.
Por isso acho que por algumas décadas continuaremos tendo ambos evoluindo paralelamente, cada um "dentro do seu quadrado".

Marcelo Samsoniuk escreveu:entao velho, olha soh o pulo do gato: eu consigo aqui de casa acessar uma camera IP em nova york *sem* precisar puxar um cabo ethernet daqui ateh lah e sem precisar acessar explicitamente equipamentos intermediarios, pq eu consigo pingar direto p/ o IP da camera! isso eh um exemplo do potencial q vc abre quando passa a usar uma stack de protocolos onde as coisas foram *pensadas* e nao cagadas, como foi no caso do usb! a questao entao nao eh ethernet, eh IP! eu posso trocar a interface fisica e evoluir! com usb vc nao faz o mesmo! (:

pensa na sua casa daqui 5 anos: vai chegar uma conexao ethernet 1GbE com interface BX10 (fibra unica com ateh 10km q usa comprimentos de onda diferentes p/ tx e rx), vai p/ o switch que a operadora vai instalar e de lah vc vai ter suas conexoes PoE para o seu telefone IP, para a TV (tv a cabo direto da operadora via IP) e para o roteador wifi. do wifi vai p/ seu ipad, ipod, macbook pri, imac e iphone hehehe vc viu um filme maneiro na netflix usando o ipad no banheiro, mas quer ver na TV de 90 polegadas da sala. tranquilo, marca nos preferidos, vai ateh a sala, abre o netflix na TV e puxa direto o stream. vc nao vai baixar p/ casa, gravar num pendrive e entao tocar na TV, pq isso eh coisa de hipster! vc vai puxar o stream online p/ a TV direto. quem precisa de usb?

e toda vez que vc quiser ver o filme, vc vai puxar o stream! eu tenho usado o hulu.com faz um tempo e nao fico nessa noia de "tenho que salvar p/ ver depois". eu vejo quantas vezes quiser online. ateh um tempo atras eu estava usando o mentor p/ projetos de ASICs... nao ficava carregando o mentor num pendrive e muito menos um notebook: eu simplesmente fazia um ssh p/ um servidor, rodava o mentor e abria o display remoto via X protocol de qq lugar do universo!

e na boa: com um bandwidth de 1Mbps vc jah consegue fazer tudo isso... imagina entao daqui uns anos quando 100Mbps e 1Gbps se tornarem comuns! veja que em termos de tecnologia, se vc correr atras vc jah esta perdendo, pq os caras bons nao correm atras, eles correm lah na frente! e lideram a descoberta e uso de novas tecnologias! hehehe pense nisso! ;D

EvandrPic
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 10 Dez 2011 04:25

na real, eu ateh entendo as justificativas infinitas que as pessoas arrumam para tentar salvar as tecnologias que lhes sao familiares e confortaveis... isso vem do fato de que a mente da maioria das pessoas evolui linearmente, enquanto que a tecnologia evolui exponencialmente! assim, eh justo as pessoas se apegarem ao que lhes eh confortavel, rejeitando a realidade de que o mundo "moderno" delas nao passa de um momento infimo e sem importancia na linha do tempo da evolucao tecnologica como um todo! :)

eu lembro quando, quase 20 anos atras, os profetas do apocalipse zumbi berravam com todas as forcas que o protocolo IP era a coisa mais complexa e inutil jah inventada, afinal, as pessoas precisavam de tecnologia para conectar meia duzia de computadores em uma sala, entao pq chutar o pau da barraca e introduzir uma tecnologia capaz de operar em escala global? 20 anos se passaram, o protocolo IP permite acesso global e ninguem discute sequer a possibilidade das coisas nao serem como sao hoje!

de fato, lembra bastante a sua historia sobre o controle remoto da tv: voce pensa de forma linear e suas necessidades hoje sao proporcionais as suas necessidades no passado. para as novas geracoes, no entanto, o ponto de entrada jah estah lah em cima na exponencial tecnologica e o que eh suficiente para vc simplesmente nao eh suficiente para eles, pq eh ultrapassado e nao permite explorar tudo que o mundo globalizado pode fornecer... mas vc acha que as coisas param por aih? infelizmente nao param nao: as novas geracoes querem mais e mais.

vir como discurso de paizao coruja "voce nao precisa disso" nao cola. o IEEE esta tocando o barco, interfaces de 1Gbps hoje sao o minimo, 10Gbps esta comecando a virar padrao, 40Gbps jah eh acessivel ao mero mortal, 100Gbps jah eh realidade tecnologica do dia a dia de quem esta no topo da exponencial e 400Gbps eh tecnologicamente viavel. os caras tem um cronograma e ele nao para nunca! no lado da IETF, a pressao p/ passar de IPv4 para IPv6 eh grande e o sonho de colocar IPs em cada molecula do universo continua andando.

o fato de vc nao precisar disso nao quer dizer q o resto do mundo nao precise! entao p/ quem esta comecando agora eu soh posso enfatizar mais ainda: joga no lixo o que eh velho e jah parte lah do topo da exponencial, p/ nao ficar atrasado e perder oportunidades no futuro... pq depois para evoluir e recuperar o atraso tecnologico doi muito mais! huahuahua :D

EvandrPic escreveu:Acho que a discussão foi para o mesmo caminho que outras que já ocorreram por aqui quando se pergunta qual microcontrolador ou qual linguagem de programação é a melhor. Foi ou ainda vai para lugar nenhum.
Eu não preciso acessar meu Pen Drive de New York, nem minha câmera fotográfica. Eu só quero descarregar uns arquivos, umas fotos, editar uns contatos no meu celular, etc. A USB atende isso perfeitamente e está disponível em todos os PCs.
Se futuramente convergir para um protocolo de rede, por meio ótico ou wireless, beleza, mas hoje ainda não é o caso e nessa linha até o RS232 ainda tem o seu valor nos dias de hoje dada a sua simplicidade e não haver necessidade de nada mais que alguns kbps para atingir o objetivo.
É possível que um simples controle remoto de tv use wireless 802.11 b/g e não fará diferença para o usuário quanto ao objetivo de controlar a TV mas certamente não existe a mínima necessidade de usar ip para isso. Eu não preciso mudar o canal da minha TV em New York. O acesso com um protocolo simples via infravermelho resolve e é assim há décadas pois atende ao objetivo (controlar a TV).
Se tenho que pensar em alguns casos na questão de ter o driver do dispositivo USB disponível, também tenho que pensar em ter uma conexão disponível de internet para acessar remotamente não só de New York como também daquela cidadezinha no interior do Piauí onde muitas vezes não se consegue falar nem ao celular por estar fora da área da operadora. Futuramente isso pode deixar de ser um problema mas ainda estamos há pelo menos uns 15 ou 20 anos longe disso.
Além do que, se eu tenho rede disponível para acessar remotamente a câmera de New York, por outro lado eu posso acessar remotamente o driver também.
Já o contrário não. Eu posso levar o driver do dispositivo a qualquer lugar do mundo (no bolso) e nem sempre posso levar o acesso remoto.
Por isso acho que por algumas décadas continuaremos tendo ambos evoluindo paralelamente, cada um "dentro do seu quadrado".

Marcelo Samsoniuk escreveu:entao velho, olha soh o pulo do gato: eu consigo aqui de casa acessar uma camera IP em nova york *sem* precisar puxar um cabo ethernet daqui ateh lah e sem precisar acessar explicitamente equipamentos intermediarios, pq eu consigo pingar direto p/ o IP da camera! isso eh um exemplo do potencial q vc abre quando passa a usar uma stack de protocolos onde as coisas foram *pensadas* e nao cagadas, como foi no caso do usb! a questao entao nao eh ethernet, eh IP! eu posso trocar a interface fisica e evoluir! com usb vc nao faz o mesmo! (:

e na boa: com um bandwidth de 1Mbps vc jah consegue fazer tudo isso... imagina entao daqui uns anos quando 100Mbps e 1Gbps se tornarem comuns! veja que em termos de tecnologia, se vc correr atras vc jah esta perdendo, pq os caras bons nao correm atras, eles correm lah na frente! e lideram a descoberta e uso de novas tecnologias! hehehe pense nisso! ;D

msamsoniuk
Dword

Mensagempor EvandrPic » 10 Dez 2011 06:30

Samsoniuk, o mestrado está deixando você mais neurótico do que o de costume... :lol:
Ninguém disse que a tecnologia não evolui... que as velocidades não estão aumentando... e que isso tudo é ruim, etc
Que venham venham velocidades maiores... capacidades maiores... etc
Isso é ótimo.
Você não é o único a ler estas notícias que são divulgadas quase que diariamente pela internet.
Lemos notícias sobre inovações tecnológicas testadas em laboratório e as vezes pensamos que em pouco tempo estarão disponíveis e as vezes ficam por décadas "esquecidas"... Outras ficam obsoletas antes de chegar ao mercado.
Principalmente quando se trata de padrões estabelecidos e amplamente aceitos no mercado.
O BlueRay, por exemplo, ficou pelo menos uma década em discussão e quando saiu já tinha no mercado os DVDs holográficos com capacidade de 1,6 TeraBytes e promessa de capacidades bem maiores. E pensar que há 15 anos ainda usávamos disquete de 1,44 MB.

Holographic Versatile Disc ou HVD é a próxima tecnologia de discos ópticos, que promete suceder o Blu-ray. As vantagens deste disco é a sua capacidade, 3,9 TBs, que podem ser lidos a uma velocidade de 1 Gbps.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Holographic_Versatile_Disc

Mas e se as memórias de estado sólido tornarem-se mais baratas, condenando essa tecnologia do HVD antes de se popularizar?
A tecnologia SDXC, por exemplo, permite até 2 TB com taxa de transferência de até 2,4 Gbps.
Imagem
Este formato de cartão de memória, conhecido como cartão SDXC é uma evolução dos padrões SDHC e SD comuns. A capacidade máxima definida para cartões SDXC é de 2 TB (2048 GB) e seguem as novas especificações SD 3.0 (até 832 Mbits/s) e SD 4.0 (até 2,4 Gbits/s de taxa de transferência) que definem, entre outras coisas, o uso padrão do sistema de arquivos FAT32 .Os dispositivos compatíveis com SDXC mantém ,retrocompatibilidade com os formatos SDHC e SD.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Secure_Digital_Card

E poderíamos citar tantas outras tecnologias que ficamos esperando por décadas desde as primeiras notícias tais como telas OLED, superiores aos LCDs e Plasma que por suas vez só depois de décadas conseguiram se popularizar "matando" os TRC ( Tubos de Raios Catódicos). Quanto tempo esperaremos para termos disponíveis no mercado uma tela OLED de 50 polegadas por uns R$ 5.000? Talvez 1 década.
Existe uma velocidade dos avanços tecnológicos conseguidos em laboratórios e uma velocidade que o mercado dita.

Voltando ao foco da discussão deste tópico, que não são promessas tecnológicas dos laboratórios e sim o que temos em uso no mercado e considerando as especificidades com que cada uma foi desenvolvida, certamente ambas continuarão por pelo menos mais umas 2 décadas atendendo a estes propósitos.

Marcelo Samsoniuk escreveu:na real, eu ateh entendo as justificativas infinitas que as pessoas arrumam para tentar salvar as tecnologias que lhes sao familiares e confortaveis... isso vem do fato de que a mente da maioria das pessoas evolui linearmente, enquanto que a tecnologia evolui exponencialmente! assim, eh justo as pessoas se apegarem ao que lhes eh confortavel, rejeitando a realidade de que o mundo "moderno" delas nao passa de um momento infimo e sem importancia na linha do tempo da evolucao tecnologica como um todo! :)

eu lembro quando, quase 20 anos atras, os profetas do apocalipse zumbi berravam com todas as forcas que o protocolo IP era a coisa mais complexa e inutil jah inventada, afinal, as pessoas precisavam de tecnologia para conectar meia duzia de computadores em uma sala, entao pq chutar o pau da barraca e introduzir uma tecnologia capaz de operar em escala global? 20 anos se passaram, o protocolo IP permite acesso global e ninguem discute sequer a possibilidade das coisas nao serem como sao hoje!

de fato, lembra bastante a sua historia sobre o controle remoto da tv: voce pensa de forma linear e suas necessidades hoje sao proporcionais as suas necessidades no passado. para as novas geracoes, no entanto, o ponto de entrada jah estah lah em cima na exponencial tecnologica e o que eh suficiente para vc simplesmente nao eh suficiente para eles, pq eh ultrapassado e nao permite explorar tudo que o mundo globalizado pode fornecer... mas vc acha que as coisas param por aih? infelizmente nao param nao: as novas geracoes querem mais e mais.

vir como discurso de paizao coruja "voce nao precisa disso" nao cola. o IEEE esta tocando o barco, interfaces de 1Gbps hoje sao o minimo, 10Gbps esta comecando a virar padrao, 40Gbps jah eh acessivel ao mero mortal, 100Gbps jah eh realidade tecnologica do dia a dia de quem esta no topo da exponencial e 400Gbps eh tecnologicamente viavel. os caras tem um cronograma e ele nao para nunca! no lado da IETF, a pressao p/ passar de IPv4 para IPv6 eh grande e o sonho de colocar IPs em cada molecula do universo continua andando.

o fato de vc nao precisar disso nao quer dizer q o resto do mundo nao precise! entao p/ quem esta comecando agora eu soh posso enfatizar mais ainda: joga no lixo o que eh velho e jah parte lah do topo da exponencial, p/ nao ficar atrasado e perder oportunidades no futuro... pq depois para evoluir e recuperar o atraso tecnologico doi muito mais! huahuahua :D

EvandrPic escreveu:Acho que a discussão foi para o mesmo caminho que outras que já ocorreram por aqui quando se pergunta qual microcontrolador ou qual linguagem de programação é a melhor. Foi ou ainda vai para lugar nenhum.

EvandrPic
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 10 Dez 2011 13:47

eu nao classificaria ethernet e usb da mesma forma: usb eh uma tecnologia horizontal e ethernet eh uma tecnologia vertical. as duas tem atrativos mercadologicos opostos (curto e longo prazo), mas daih o cara tem que pensar sobre o que ele quer da vida a longo prazo, ou seja, em cima do que ele vai construir a carreira dele!

bom, quando vc lanca uma nova versao de usb, um publico com uma mente linear vai adotar aquela tecnologia como algo conhecido, estavel e confortavel para uso local e pontual, que vc nao pode mexer por um bom tempo. daih vc usa as estrategias que citou, de prometer avancos, mas encalhar isso alguns anos em laboratorio. eh obvio: se a interface mudar rapido, ira causar desconforto no publico em geral.

com a interface ethernet nao ocorre isso pq, eh uma tecnologia chave para conectividade global e o trafego vai se agregando em arvore ateh o topo: se sua conexao eh 100Mbps e vc compartilha o switch com 16 pessoas, a velocidade agregada nao pode ser 100Mbps... tem que ser maior, por exemplo, 1Gbps. mas isso vai p/ cima, entao se tiver 16 switches de 1Gbps, o agregado confortavel tem que ser de pelo menos 10Gbps.

o proximo degrau tem que ir para 100Gbps e a coisa nunca para, pq vc tem que pensar de forma global: tem sempre mais gente entrando na arvore e tem sempre mais demanda por maior bandwidth. a tecnologia eh complexa, dinamica e assusta, mas o interesse do publico (ter mais bandwidth) eh maior que isso e, no fim das contas, ethernet acaba conquistando o coracao das pessoas.

o fato de ser verticalizada permite ethernet evoluir em velocidade exponencial. mas nao eh o caso de usb, entao quem pensa a longo prazo deve investir em ethernet e esquecer usb. e eh aquela coisa: se outra pessoa tivesse feito a pergunta no primeiro post, talvez eu tivesse ateh ignorado, mas nao posso dar conselhos ruins para meus amigos! (:
msamsoniuk
Dword

Mensagempor EvandrPic » 10 Dez 2011 14:08

Marcelo Samsoniuk escreveu:eu nao classificaria ethernet e usb da mesma forma: usb eh uma tecnologia horizontal e ethernet eh uma tecnologia vertical. as duas tem atrativos mercadologicos, mas daih o cara tem que pensar sobre o que ele quer da vida a longo prazo.

Eu também não classificaria USB e Ethernet da mesma forma...
Cada uma com seu propósito específico para a qual foi desenvolvida.

Marcelo Samsoniuk escreveu:bom, quando vc lanca uma nova versao de usb, um publico com uma mente linear vai adotar aquela tecnologia como algo conhecido, estavel e confortavel para uso local e pontual, que vc nao pode mexer por um bom tempo. daih vc usa as estrategias que citou, de prometer avancos, mas encalhar isso alguns anos em laboratorio. eh obvio: se a interface mudar rapido, ira causar desconforto no publico em geral.

com a interface ethernet nao ocorre isso pq, eh uma tecnologia chave para conectividade global e o trafego vai se agregando em arvore ateh o topo: se sua conexao eh 100Mbps e vc compartilha o switch com 16 pessoas, a velocidade agregada nao pode ser 100Mbps... tem que ser maior, por exemplo, 1Gbps. mas isso vai p/ cima, entao se tiver 16 switches de 1Gbps, o agregado confortavel tem que ser de pelo menos 10Gbps.

o proximo degrau tem que ir para 100Gbps e a coisa nunca para, pq vc tem que pensar de forma global: tem sempre mais gente entrando na arvore e tem sempre mais demanda por maior bandwidth. a tecnologia eh complexa, dinamica e assusta, mas o interesse do publico (ter mais bandwidth) eh maior que isso e, no fim das contas, ethernet acaba conquistando o coracao das pessoas.

O que você está falando afeta mais o mercado corporativo do que o doméstico.
O Usuário doméstico não está preocupado com os Gbps do mercado corporativo. Enquanto você fala em Gbps, o mercado doméstico está interessado na sua conexão com a internet à velocidades de poucos Mbps.
No Paraná 15 Mbps de velocidade é relativamente barata mas em muitas regiões do Brasil 3 Mbps ainda é um luxo.

Marcelo Samsoniuk escreveu:o fato de ser verticalizada permite ethernet evoluir em velocidade exponencial. mas nao eh o caso de usb, entao quem pensa a longo prazo deve investir em ethernet e esquecer usb. e eh aquela coisa: se outra pessoa tivesse feito a pergunta no primeiro post, talvez eu tivesse ateh ignorado, mas nao posso dar conselhos ruins para meus amigos! (:

Como podemos ver não há discordâncias de minha parte em relação a vantagens e desvantagens da USB e/ou Ethernet.
Apenas defendo a especificidade com que uma e outra foi concebida.
O mercado não parece acenar para uma convergência a curto prazo... Talvez nem médio prazo.
Quando um notebook sair com 3 ou 4 portas ethernet e apenas 1 porta USB, quando sair um Pen Drive ethernet ou um celular com porta ethernet... aí poderemos começar a vislumbrar a convergência.
EvandrPic
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 10 Dez 2011 15:01

EvandrPic escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:eu nao classificaria ethernet e usb da mesma forma: usb eh uma tecnologia horizontal e ethernet eh uma tecnologia vertical. as duas tem atrativos mercadologicos, mas daih o cara tem que pensar sobre o que ele quer da vida a longo prazo.

Eu também não classificaria USB e Ethernet da mesma forma...
Cada uma com seu propósito específico para a qual foi desenvolvida.

classificar o que temos na mao eh uma coisa, imaginar que foram planejadas para ser dessa forma eh outra, a menos que estejamos falando em competencia de quem projetou! hehehe com certeza ninguem imaginava que ethernet um dia seria a base da infra-estrutura de telefonia mundial, bem pq jamais foi projetada com requisitos de temporizacao deterministica em mente... mas convenhamos: foi bem projetada e isso permitou que evoluisse e acabasse conquistando o mercado. no caso de usb, a salada de interfaces rs-232, centronix, ps/2, etc jah existia e qualquer coisa suficientemente boa seria melhor que a situacao anterior... assim nasceu a usb: nivelada por baixo. e jah nasceu com defeito: o mercado top de cameras de video e discos externos preferia a interface firewire que rodava a 400Mbps.

o que veio depois francamente me deixa enjoado: os caras lancaram a interface usb com 480Mbps para substituir a interface firewire... novamente, prevaleceu o conceito de "suficientemente bom": 480 vs 400Mbps... e claro, por baixo tinha toda uma podridao mal projetada que faziam estes 480Mbps parecerem uma firewire de 100Mbps. o fato da minha maquina comprada em 2011 ainda ter interface firewire (a usb de 480Mbps nao tinha matado ela?!?) me faz me perguntar se realmente a interface usb de 480Mbps realmente faz o que promete, mas confesso que nunca achei nenhum dispositivo usb rapido o suficiente para testar... falar de ethernet eh covardia: eh uma interface notavelmente conhecida por ter alta performance.

mas voltando ao assunto, o conceito de "suficientemente bom" da interface usb eh justamente o que mata ela. para quem nao entendeu, "suficientemente bom" significa que foi feito tudo nas coxas e eh uma bosta! no dia a dia eu vejo o windows, o linux e ateh o macintosh travando com o uso continuo de interfaces usb! o conceito de plug-and-play deles eh um tanto quanto complicado, pq vc tem que subir e descer uma stack inteira. em contrapartida, eu posso passar o dia plugando e desplugando o cabo ethernet sem que nada aconteca... mas isso eh algo meio obvio: os sistemas operacionais nao sobem e descem a stack TCP/IP inteira cada vez q a interface sobe e desce!

Marcelo Samsoniuk escreveu:bom, quando vc lanca uma nova versao de usb, um publico com uma mente linear vai adotar aquela tecnologia como algo conhecido, estavel e confortavel para uso local e pontual, que vc nao pode mexer por um bom tempo. daih vc usa as estrategias que citou, de prometer avancos, mas encalhar isso alguns anos em laboratorio. eh obvio: se a interface mudar rapido, ira causar desconforto no publico em geral.

O que você está falando afeta mais o mercado corporativo do que o doméstico.
O Usuário doméstico não está preocupado com os Gbps do mercado corporativo. Enquanto você fala em Gbps, o mercado doméstico está interessado na sua conexão com a internet à velocidades de poucos Mbps.
No Paraná 15 Mbps de velocidade é relativamente barata mas em muitas regiões do Brasil 3 Mbps ainda é um luxo.

eh a tecnologia que vc nao ve, mas que afeta a sua vida diretamente, tanto em qualidade quanto custo. acredite se quiser, mas a diferenca de preco que vc citou eh justamente em funcao da difusao de carrier ethernet de 1Gbps e 10Gbps, em oposicao as redes sincronas tradicionais ainda em uso no resto do pais. faca uma analogia com as estradas por aih: o que importa mais eh a conexao entre a rua e a sua garagem ou a rua? nao adianta chegar na rua e estar tudo engarrafado! :)

Marcelo Samsoniuk escreveu:o fato de ser verticalizada permite ethernet evoluir em velocidade exponencial. mas nao eh o caso de usb, entao quem pensa a longo prazo deve investir em ethernet e esquecer usb. e eh aquela coisa: se outra pessoa tivesse feito a pergunta no primeiro post, talvez eu tivesse ateh ignorado, mas nao posso dar conselhos ruins para meus amigos! (:

Como podemos ver não há discordâncias de minha parte em relação a vantagens e desvantagens da USB e/ou Ethernet.
Apenas defendo a especificidade com que uma e outra foi concebida.
O mercado não parece acenar para uma convergência a curto prazo... Talvez nem médio prazo.
Quando um notebook sair com 3 ou 4 portas ethernet e apenas 1 porta USB, quando sair um Pen Drive ethernet ou um celular com porta ethernet... aí poderemos começar a vislumbrar a convergência.

hahaha eu acho que a coisa pode estar um pouco mais adiantada do que vc imagina... por exemplo, na rede 4G de telefonia a voz em cima de ipv6 eh inteiramente montada em cima de layer 1/2 padrao IEEE 802:

http://en.wikipedia.org/wiki/IEEE_802

eu me perguntaria eh onde esta a interface usb nessa tabela! :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor xultz » 10 Dez 2011 15:41

A interface USB está ali: quando os engenheiros publicaram a norma, foram tomar umas prá comemorar no boteco e tiraram fotos, que foram descarregadas via USB prá colocar no Orkut. Poderiam ter usado uma câmera com cabo de rede prá descarregar as fotos em 3 segundos ao invés e 6? Poderiam, mas eles passam mais tempo separando as fotos comprometedoras prá postar no Orkut que queimar o chifre pensando nesse tipo de picuinha.
Senhores, acreditem, há anos atrás me lembro do Sam fazendo discursos semelhantes. Mas naquela época ele defendia o Slackware. Ele não vai admitir isso, com certeza vai dizer "não era bem assim", ou que o unix é que ele defendia e hoje é vitorioso, mas não era não, perguntem pro polesapart.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais