por RobL » 29 Nov 2011 19:19
ELFS:
O problema é conseguir explicar, porque a tensão em um semiciclo vai a zero e corta o transistor e no outro semiciclo isto não acontece.
Ao trocar o trafo, os dois semiciclos vem a zero e corta o transistor!!!
Tudo que coloquei foi baseado no circuito postado. Não entrei no mérito, por que usar um 78L05 para gerar um zero crossing. Para mim este circuito tinha uma corrente em torno de um mA (não estaria sendo usado para potência, somente para sinal).
Só posteriormente fiquei sabendo que havia um C de 1000uF. Para mim estaria sendo usado um C de valor somente para o pulso de zero crossing de 5V com corrente em torno de 1mA.
Como você observou, com um C de 1000uF, sem o diodo não funcionaria, não cortaria o transistor. Mas o Joel_Inacio informou que há o diodo sugerido, neste ponto (que não está no desenho).
Apesar deste diodo, que não foi considerado em minha primeira narrativa, minha tentativa de explicar o fenômeno, permanece válida, pois o circuito de sinal (baixa potência) permanece.
Por que :
Quando a tensão no ponto positivo da ponte cair abaixo do C de filtro, o circuito do regulador é desligado da entrada pelo diodo (que não está no desenho). Neste momento a corrente cai abruptamente ( de forma não senoidal) para um valor muito baixo, da ordem de unidades de mA.
Devido ao trafo (original) ter vários enrolamentos que não são usados, este trafo é muito mais capacitivo (primário/secundário, primário/primário, secundário/secundário) e vários pontos de indutância por dispersão).
Esta variação abrupta na corrente, induzirá por todos esses enrolamentos e capacitores (interno ao trafo) e devido a baixa corrente, neste momento, essas influências (desses elementos do trafo) passam a fazer parte significante no cenário, possivelmente formando malhas RLC.
Observe no gráfico do scope que há uma possível retificação de um sinal com certa f muito maior que os 60Hz em um dos semiciclos.
Como o problema está no corte do eixo zero, pelo retificador, parece não ter relação com a potência do trafo, nível de tensão, e neste momento o filtro está desligado. Porém, ao desligar, os Cs de filtros, o diodo vira um capacitor (pequeno, podendo influenciar ou ser desprezível) que também está ligado ao C de filtro.
Como isto acontece com um trafo ( que é uma malha complexa RLC) e não acontece com o outro, os parâmetros que foram alterados só podem estar na malha do trafo, conjugada com o restante do circuito.
O resistor sugerido modificou o resultado, pois é exatamente queimar a energia fornecida ao circuito RLC complexo formado, baseado nesta suposição. Dessa forma, acabando com a energia vinda desta outra "fonte", conseguimos cortar o eixo zero, cortando o transistor em todos semiciclos, gerando o pulso de zero crossing.
Como coloquei, para mim tem sentido baseado no informado. Se é isso de fato, somente levantando todos os elementos deste circuito, como um todo e tome de cálculo.
Agora, quando a coisa não é óbvia, só os poetas explicam...