Sensor de Efeito Hall

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Sensor de Efeito Hall

Mensagempor menegola » 15 Nov 2011 18:38

Ola pessoal.

Alguem poderia me Ajudar?

Seguinte:
Sensor de Efeito Hall (alintaçao 5 V) tenho zero gauss VOUT 2,5V.
Certo?

Gostaria de Zero Gauss zero V.
Como faço isso?
Tive a informação de usar amplicador Operacional.
Nao encontrei exemplo,na net.

Qualquer ajuda sera bem vinda.

http://www.mosaico.com.br/Midias/Docume ... SS495A.PDF
menegola
Word

Mensagempor xultz » 15 Nov 2011 21:45

Esse sensor é do tipo bipolar (ou seja, para sentir efeito hall nos dois sentidos do imã). O que você precisa é de um unipolar.
Não é complicado mudar a referência, mas é necessário mais informações a respeito do teu projeto, como por exemplo o motivo de você querer mudar esta referência, que alimentações você dispõe na placa, e tudo mais que puder abrir, assim fica mais fácil de te apontar a melhor solução para o teu caso.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor marcelo_asm » 16 Nov 2011 08:21

minha modesta opinião, tente (sempre que possível) encontrar um sensor adequado para o seu uso (mono ou bipolar).

Tive experiências ruins com esse negócio de somar/subtrair offset para modificar a faixa de medição.

Dependendo do algoritmo de cálculo, uma pequena diferença de offset em seus canais de medição pode estragar todo o seu trabalho.

Marcelo
marcelo_asm
Byte

Mensagempor rona123 » 16 Nov 2011 13:52

Menegola,

Se você der mais detalhes de sua aplicação fica mais facil ajudar. Você já andou atrás de sensores de corrente por efeito hall e o link que voce mostrou tinha preço e condição de venda. Existem diversos tipos para diversas faixas de corrente e aplicações. Na Farnell você acha alguns ....

Muitas aplicações são direcionadas a uC e por isso eles trabalham no centro de faixa de alimentação para mostrar o sendido da corrente. Alguns fabricantes disponibilizam até tensão de referência para o AD do uC.

Se for essa a sua aplicação tem coisa melhor que esse. Esse vai criar depência de montagem para medição de corrente.

rona123
rona123
Byte

Mensagempor MOR_AL » 16 Nov 2011 16:55

Segue uma posspivel solução.

Os valores dos resistores devem ser calculados.
Imagem

Em tempo (pode ser): R2 = R3 = R4 = R5.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor rona123 » 16 Nov 2011 18:08

Como o colega interesado não participa vamo brinca ...

Mor_al

Sugiro que troque o zener por um TL431 com o pino de referencia em um divisor de 1K + 1K. Com isso se consegue uma tensão de referência bastante estável e proxima a 5.00V (dependendo da versão a estabilidade está na casa de ppm; se for o caso é só acrescentar um trimpot para 5.000V e ter um multimetro descente pra ajustar). Cabe bem um elco de uns 100uF em paralelo com o K e o A do TL431 para diminuir ruido e aumentar estabilidade.
Se ele usar resistores de filme metálico com classe de precisão 1%, só vai ter o desvio termico do operacional.

Voce propos sabiamente usar fonte simetrica para não perder linearidade por saturação do operacional. O pessoal não sabe isso e fica dizendo que o AD dos PICs não é linear. Também se pode aplicar os operacionais que operam de rail a rail ($$$).

Abraço
rona123
rona123
Byte

Mensagempor xultz » 16 Nov 2011 18:09

A solução do Moral funciona, se usar uma topologia somador faz com duas portinhas apenas (gastando uma como buffer, igual ao projeto do Moral).
O que mata é ter uma -V no circuito, por isso perguntei que alimentação ele tinha disponível no projeto.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor MOR_AL » 16 Nov 2011 19:30

rona123 escreveu:Como o colega interesado não participa vamo brinca ...

Mor_al

Sugiro que troque o zener por um TL431 com o pino de referencia em um divisor de 1K + 1K. Com isso se consegue uma tensão de referência bastante estável e proxima a 5.00V (dependendo da versão a estabilidade está na casa de ppm; se for o caso é só acrescentar um trimpot para 5.000V e ter um multimetro descente pra ajustar).
Na realidade não há necessidade de tal precisão. O zener está apenas alimentando o Hall dentro de sua faixa permitida, e tirando uma referência de aprox. 50% desta tensão para retirar a polarização do Hall em 50% da alimentação. O coeficiente angular da variação da tensão do zener de 5,6V com a temperatura é próximo do mínimo para todos os zenners. Qualquer alteração da tensão sobre o zener aparecerá no divisor resistivo. Esta variação tenderá a ser compensada em VH.
O próprio Hall poderia ser alimentado com duas tensões de alimentação positiva e negativa.

Cabe bem um elco de uns 100uF em paralelo com o K e o A do TL431 para diminuir ruido e aumentar estabilidade.
Se ele usar resistores de filme metálico com classe de precisão 1%, só vai ter o desvio termico do operacional.
O ganho dos operacionais são unitários e dois, existindo uma tremenda realimentação negativa para compensar efeitos de segunda ordem. Acredito que a função de transferência do Hall não seja tão precisa a ponto dos resistores terem que ser de 1%. Se pegarmos os resistores de uma mesma leva (na mesma fita que os acondiciona) provavelmente teríamos ótima precisão. Caso necessário, para calibrar o ganho para um valor correto, poderia-se incluir um trimpot com dois resistores na saída do Hall, e dois resistores na realimentação do operacional A. O trimpot e os dois resistores teriam a função de diminuir o ganho e os dois resistores de realimentação em A teriam a função de aumentar o ganho. Com isso pode-se tanto aumentar como diminuir o ganho do Hall. Mas aí teria que usar operacionais com baixo off set e a própria excurção do off set e ganho do Hall teria que ter precisão adequada. Não observei este detalhe pois considerei que se o nosso amigo tem essas dúvidas e se iria procurar a solução na net para resolver e não em livros ou consultoria, então esta precisão não seria obtida, podendo até ser necessária.

Voce propos sabiamente usar fonte simetrica para não perder linearidade por saturação do operacional. O pessoal não sabe isso e fica dizendo que o AD dos PICs não é linear. Também se pode aplicar os operacionais que operam de rail a rail ($$$).

É!
Já que este Hall pode operar em intensidades do campo magnético tanto positivos como negativos, então eu não quis eliminar uma das duas faixas. Mas caso não fosse necessária, poderia-se eliminar uma das tensões de alimentação a um custo da distorção da resposta para baixos valores de B.
[]'s
MOR_AL

Abraço
rona123
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 16 Nov 2011 19:35

xultz escreveu:A solução do Moral funciona, se usar uma topologia somador faz com duas portinhas apenas (gastando uma como buffer, igual ao projeto do Moral).
O que mata é ter uma -V no circuito, por isso perguntei que alimentação ele tinha disponível no projeto.

Na realidade eu pensei em fazer com dois operacionais, mas aí haveria uma interação entre o ajuste do off set e o ganho do Hall.
Acredito que seja isso que você esteja pensando, caso contrário desconsidere meu comentário.
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor RAWeigel » 19 Nov 2011 06:39

Olá Pessoal,

Acabaram as ideias?
Busco também alguma solução prática para o mesmo tipo de problema. Não achei sensores HALL unipolares lineares (range que vai de 0 a 5V conforme aproxima-se o imã). Achei modelos que é 0 ou 5V. Agradeço quem puder indicar um modelo.
Além disso, com o sensor que disponho, tenho o range de 2,5 a 5V (ou 0 a 2,5) e gostaria de além de ampliar a faixa, indo de 0 a 5, poder fazer esta escala ser linear ou logarítmica. Não necessito de precisão, apenas mudar a curva com um potenciômetro.
Imagem
Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor menegola » 21 Nov 2011 16:03

Isso mesmo que estou tentando fazer caro colega RAWeigel
menegola
Word

Mensagempor MOR_AL » 22 Nov 2011 07:21

RAWeigel escreveu:Olá Pessoal,

Acabaram as ideias?

Nãããoo!!! :lol:

Busco também alguma solução prática para o mesmo tipo de problema. Não achei sensores HALL unipolares lineares (range que vai de 0 a 5V conforme aproxima-se o imã). Achei modelos que é 0 ou 5V. Agradeço quem puder indicar um modelo.
Além disso, com o sensor que disponho, tenho o range de 2,5 a 5V (ou 0 a 2,5) e gostaria de além de ampliar a faixa, indo de 0 a 5, poder fazer esta escala ser linear ou logarítmica. Não necessito de precisão, apenas mudar a curva com um potenciômetro.
Imagem

Imagem

Monte o protoboard, teste e poste o resultado.
Para usar apenas um operacional (apesar do LM324 possuir 4 deles no chip), os ajustes são um pouco interativos. Tem que fazer uma sequência de três ajustes. Off set e ganho alternadamente.
Usando os quatro operacionais do LM324 daria para fazer ajustes independentes.
Bons projetos.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor RAWeigel » 23 Nov 2011 06:23

Olá Morris,

Grato pela ideia. Só vou ficar devendo o resultado neste final de semana, pois estarei longe de minha bancada.
Pretendo usar um AO duplo e na verdade minha entrada já não é linear, devido ao movimento do imã em cima do sensor. Apesar de querer também uma curva não linear, gostaria de tentar linearizar também. Não precisa ser "retinha".
Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor RAWeigel » 04 Dez 2011 08:55

Atualizando as experiências...
Durante a semana montei o último circuito sugerido pelo Morris e funciona perfeitamente. Fiz algumas modificações de valores para ver onde eu chegava e dá para brincar bastante.
Ainda tenho que levantar a minha curva que sai do sensor, que sei que não é linear em razão do movimento do imã sobre o sensor e faze-la ficar linear ou não, pois isto também é desejável para a aplicação.
Como tenho outro AmpOp sobrando, deve dar para fazer algo neste sentido e acabei achando este link com uma ideia interessante.

http://books.google.com.br/books?id=kZ7 ... &q&f=false

Vou atualizando conforme o progresso das experiências.
Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor Red Neck Guy » 04 Dez 2011 11:47

Tem o seguinte também...
Se é pra ligar no ADC do mcu, pq não mudar a referência dele, já que é possível....
Monta a referência de precisão e joga o ADC_LOW em 2V e o ADC_HIGH um pouco acima do máximo que tens no sensor. Assim, é a forma que dá pra fazer e que consome menos componentes. Assim, o teu 0000 só precisa calibrar o teu 2,5V com a leitura mínima do ADC. Mas como medir tensões próximas a referência causa distorções de linearidade, é melhor fazer a ref mais baixa mesmo e fazer essa leitura de offset.
Não vou conferir o que escrevi pq minha namorada tá chamando e ela tá quase em roupa, fui.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos