enigmabox escreveu:MOR_AL,
Já tentou usar uma porta logica tipo 74Sxx ou outra de maior velocidade na saída do oscilador pra deixar a forma de onda com borda de descida mais quadrada? Esta vai servir até como buffer. Ou copiar um circuito de saída de uma porta logica, fazendo com transistores, mas isso acho q tu ja deve estar fazendo com transistores PNP e NPN ou pode ser feito com dois FETs.
Pretendo que o oscilador não funcione apenas com níveis TTL. Prevejo níveis positivos e/ou negativos, inclusive TTL.
Por este motivo trabalho com fonte simétrica, que em princípio estão com +12V e -12V. Considero estas tensões de alimentação adequadas para fornecer nas saídas, as tensões desejadas.
Um 74S seria interessante exclusivamente para níveis TTL. Com alguns transistores no oscilador, preciso de tensões de Vce com 10V para responder melhor em frequências mais altas.
O circuito a seguir é algo próximo ao equivalente do oscilador principal.
Quando simplesmente alterei os resistores PNP dos BC558 para outros bem mais rápidos (2N4917), a saída em frequência do oscilador aumentou bastante.
Com esse circuito, os parâmetros (correntes e tensões) nos transistores se encontram mais independentes do ganho de corrente dos transistores. Já no circuito anterior, o da foto da oscilação no osciloscópio, os parâmetros não estavam totalmente amarrados. Isso quer dizer que, se montar-mos diversos, alguns poderão não funcionar direito.
Quero deixar claro que não estou reinventando a roda. Apenas analisei diversos circuitos e estou projetando, baseado nesses estudos, o que eu considero melhor para o meu gerador de funções.
O circuito abaixo deve ser o quinto ou sexto que eu idealizei e simulei.
Ainda incluirei duas fontes de corrente (dois transistores e dois operacionais), uma posistiva e outra negativa. Esse circuito substituirá o resistor R1 e o potenciômetro VR1. Com as fontes de corrente será possível modular em frequência (FM, FSK e sinal modulante determinado pelo usuário) e alterar o delta da onda quadrada.
A simulação desse circuito é mostrada a seguir e a frequência foi até 12,5Mc/s.

Estão para chegar os transistores PNP que eu comprei. Devem ser XingLing, mas ainda assim devem ser mais apropriados que os BCs.
[]'s
MOR_AL