Circuito MAX232A gravação in circuit

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Circuito MAX232A gravação in circuit

Mensagempor rafael_sperandio » 03 Out 2011 13:21

Boa tarde,

Sou novo aqui no fórum e tenho um conhecimento bem baixo eme eletrônica e programação de microcontroladores mas estou trabalhando em uma empresa e me deparei com um problema:

É gravado o firmware de um microcontrolador 89LPC932A1, in circuit, via porta serial e software FlashMagic, com um circuitinho com um MAX323A SMD e 4 capacitores de 100nF.
Tentei reproduzir o mesmo circuito, porém com um MAX323N True Hole e capacitores de 1µF mas não houve comunicação nenhuma.
Pesquisei nos datasheets alguma diferença de funcionamento mas só encontrei variação de velocidade limite de comunicação, mas na gravação utiliza-se de 9600bps.
Alguém sabe alguma diferença entre estes dois componentes?

Agradeço a ajuda de antemão.
rafael_sperandio

Mensagempor Francesco » 03 Out 2011 13:39

Olá meu amigo,

Primeiramente, se você está usando o MAX232, são necessários os capacitores de 1uF. Se é o MAX232A, os capacitores são de 100nF. É possível usar o MAX232A com 1uF, mas pode sobrecarrega-lo.

Você está usando a serial do computador, ou um conversor USB-Serial? Isso pode fazer uma enorme diferença. Se for o USB-Serial, verifique qual o controlador. Se for FTDI, tente usar um cabo Prolific, ou vice-versa.

Francesco
Francesco
Word

Mensagempor rafael_sperandio » 03 Out 2011 14:13

Foi exatamente como tentei, o MAX232N com capacitores de 1µF, que são usados desta forma em outros equipamentos fabricados aqui da empresa, mas para esse procedimento ele não funciona.

A serial é a serial do pc mesmo, mas já tentei por adaptador serial-USB também e sem efeito também.

O circuito com MAX232A funciona para a gravação in circuit do equipamento com micro Philips e só, não funciona para comunicação dos outros equipamentos que utilizam PIC.

O circuito com MAX232N funciona para comunicação de outros equipamentos que utilizam PIC mas não para este Philips.

Não consegui achar um por que disto...
rafael_sperandio

Mensagempor _blackmore_ » 03 Out 2011 14:30

para gravar um PIC sem uma ferramenta específica de gravação (pickit ou icd3 por exemplo) necessita de um bootloader já gravado na memoria dele (PIC).
Talvez seja este o seu problema, falta do bootloader no PIC.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor rafael_sperandio » 03 Out 2011 14:38

Sim sim, os PICs possuem bootloader e funcionam ok, o problema é gravar firmware no microcontrolador Philips, que até o momento só funciona com um MAX232A e não com MAX232N.

Minha dúvida é se alguem sabe alguma diferença de funcionamento entre eles que impossibilite o uso de um ao invés do outro.
rafael_sperandio

Mensagempor Francesco » 03 Out 2011 14:51

Qual a alimentação do seu MAX232N? Lembre-se que o MAX232A funciona de 3,3V a 5V, e o MAX232 apenas com 5V.

Caso não seja isso, uma maneira de testar é colocar o osciloscópio nos pinos de controle e dados do uC. QUando você inicia a gravação, esses pinos devem indicar troca de dados. Se passando pelo MAX eles não aparecem, é sinal que o MAX está queimado.
Francesco
Word

Mensagempor rafael_sperandio » 03 Out 2011 15:00

Todos os 2 trabalham com 5v em seus circuitos. Já tentei com variados MAX e eles funcionam no seu respectivo como falei anteriormente, 232A no micro Philips e 232N no PIC mas não funcionam se invertê-los de uso.

Alguém mais tem alguma idéia?

Obrigado
rafael_sperandio

Voltar para Circuitos Diversos