Acionamento de válvula solenóide

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Mensagempor MOR_AL » 11 Set 2011 16:07

Bons projetos
MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 29 Set 2011 16:05, em um total de 1 vez.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Everton Esteves Lino » 12 Set 2011 09:10

O Edison e o Evandro concordam que a ponte de diodos resultam em melhor eficiência no acionamento da válvula solenóide. Mas, será que uma válvula projetada para funcionar em uma rede AC de 60Hz funcionaria normalmente se eu ligasse nela uma ponte de diodos, e dessa forma passar a trabalhar apenas com semi-ciclos positivos em 120Hz?
Everton Esteves Lino
Bit

Mensagempor Silvio51 » 28 Set 2011 23:03

Sinceramente... eu acho que você está enganado... uma solenóide AC não trabalharia bem nesta condição...

1 - Analise melhor este circuito...

2 - Se você estiver certo e realmente tem uma ponte retificando uma tensão AC para acionar uma solenóide AC significa que o cara que projetou fez m****.
Silvio51
Byte

Mensagempor Everton Esteves Lino » 29 Set 2011 08:17

Aí é que está, não sei dizer se tal válvula solenóide é AC ou DC, pois não há indicação.

Sei que muitos fabricantes de válvulas disponibilizam modelos de válvulas solenóides com ponte retificadora interna. A Thermoval, por exemplo, faz isso, em que possui válvulas solenóides AC sem e (DC?) com ponte retificadora interna. Novamente, não sei a bobina dessas solenóides são DC ou AC.

Em todo caso, percebi que válvulas com ponte retificadora apresentam menor vibração.

E no caso, do fabricante que mencionei, o circuito deles com ponte retificadora funciona muito bem, e não apresenta problemas de queimar o Triac de acionamento, diferente do meu caso, em que alguns Triacs sofrem a queima, e me parece que é devido a solenóide (não uso ponte retificadora). Eu uso Triacs de 16A enquanto o outro fabricante utiliza Triacs de 1A.

Se eu soubesse se a bobina do outro fabricante é DC ou AC, acredito que poderíamos chegar a uma conclusão melhor.

Agradeço pela ajuda de todos. E se alguém tiver mais alguma ideia, aceito sugestões.
Everton Esteves Lino
Bit

Mensagempor edison » 29 Set 2011 22:16

Everton Esteves Lino escreveu:Aí é que está, não sei dizer se tal válvula solenóide é AC ou DC, pois não há indicação.
................................
Se eu soubesse se a bobina do outro fabricante é DC ou AC, acredito que poderíamos chegar a uma conclusão melhor.

Basicamente:
Bobinas com núcleo laminado são p/ AC

Bobinas com núcleo maciço são p/ DC
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor Everton Esteves Lino » 08 Out 2011 09:14

edison, neste momento a válvula mencionada não está comigo, mas quando tiver com ela, vou verificar isso.

Em contrapartida, ao analisar duas bobinas solenóides Danfoss, não percebi a diferença que você falou.
Everton Esteves Lino
Bit

Anterior

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos