Acionamento de válvula solenóide

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Acionamento de válvula solenóide

Mensagempor Everton Esteves Lino » 08 Set 2011 09:40

Eu preciso acionar algumas válvulas solenóides em 127VCA. Já vi em alguns equipamentos, que são utilizadas pontes de diodos para retificar o sinal e daí aplicar à válvula. Sabem me dizer qual o motivo dessa ponte retificadora para válvulas solenóides AC?

Everton
Everton Esteves Lino
Bit

Mensagempor marcelo_asm » 08 Set 2011 11:06

meu caro, se a válvula é CA então voce não deve retificar a tensão utilizada para aciona-la, é só utilizar a tensão CA nominal da válvula e boa !
marcelo_asm
Byte

Mensagempor Everton Esteves Lino » 08 Set 2011 11:50

E no caso desse equipamento que mencionei: utiliza uma ponte de diodos para cada válvula solenóide em 127VCA. Quer dizer que esta válvula deste equipamento é DC?
Everton Esteves Lino
Bit

Mensagempor marcelo_asm » 08 Set 2011 18:11

se é desse jeito, a válvula deve ser DC mesmo.
marcelo_asm
Byte

Mensagempor xultz » 08 Set 2011 19:26

Dependendo do solenóide, ele funciona tanto em AC quanto DC. Aí usando a ponte, dá prá acionar com um transistor bipolar, o que é uma mão na roda.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 08 Set 2011 22:35

A única justificativa que me vem á mente, poderia ser para proteger o próprio barramento da rede AC das pancadas da força contra-eletromotriz da válvula. Estando retificado atrás dos diodos, "talvez" os spikes na rede seriam menores, já que teria mais opções para filtragem.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor EvandrPic » 09 Set 2011 02:29

andre_teprom escreveu:A única justificativa que me vem á mente, poderia ser para proteger o próprio barramento da rede AC das pancadas da força contra-eletromotriz da válvula. Estando retificado atrás dos diodos, "talvez" os spikes na rede seriam menores, já que teria mais opções para filtragem.

+++

Bom, eu não vejo a ponte retificadora como proteção.
Veja que sempre terá dois diodos conduzindo a FCEM para a rede no momento do acionamento.
Acredito que a solenóide seja mais eficiente em DC do que em AC, talvez devido a histerese nessa última.
Outro fator desfavorável à AC é a Corrente de Foucault.

Depois da Ponte Retificadora acredito que ainda é válido colocar diodo em anti-paralelo ( inversamente polarizado ) para dissipar a FCEM.
Imagem

Mas tudo isso também são suposições minhas... :lol:
EvandrPic
Dword

Mensagempor andre_luis » 09 Set 2011 08:03

EvandrPic escreveu:...eu não vejo a ponte retificadora como proteção.
Veja que sempre terá dois diodos conduzindo a FCEM para a rede no momento do acionamento...

Mas a reação da solenoide ocorre justamente, após o acionamento, quando corta a condução.
E nesse caso, a polarização da corrente é contrária á direção da condução dos diodos ( repare que no + da saída DC, os 2 Katodos estão no mesmo nó ).

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Everton Esteves Lino » 09 Set 2011 09:07

Analisando o assunto, vejo que o andre_teprom tem razão. A ponte retificadora deve servir para proteger o barramento da rede AC. É interessante que no equipamento que aciona as válvulas com a ponte retificadora, isto é feito com o uso de Triacs sem a proteção do RC snubber. Então, provavelmente, a ponte retificadora substituiu o snubber.

Atualmente eu faço o acionamento de válvulas solenóides AC com o uso de um Triac Snubberless (BTA16-600BW) junto com um optoacoplador (MOC3063). Porém, de vez em quando algum dos Triacs queima (um dos lados dele entra em curto).

Com respeito ao problema de queima dos Triacs, vejo que a ponte retificadora seria uma solução para proteger o Triac. Outra solução que estou pensando em implementar é trocar os Triacs por relés para ligar as válvulas solenóides.

O que acham do uso de relé para acionamento da solenóide?
Everton Esteves Lino
Bit

Mensagempor EvandrPic » 09 Set 2011 19:04

Então Andre... No momento do acionamento haverá a FCEM que tem sentido contrário a FEM... no positivo, depois da ponte, por exemplo a FCEM terá sinal contrário, portanto negativo.
Nesse caso os diodos da ponte conduzirão, dissipando a FCEM neles mesmos.
Isso é análogo ao que ocorre quando temos um diodo em anti-paralelo à uma bobina de relé.

Lembrando que a FCEM ocorre tanto no acionamento quanto no desacionamento da Bobina, pois nessa situação ocorre variação de corrente elétrica que por sua vez faz variar o fluxo magnético causando a FCEM.
________________________________________________________________________________
Um pouco de teoria:
Sabemos que o fluxo magnético num circuito resultante da corrente que nele circula é F = L.i
Quando a corrente sofre uma variação elementar di o fluxo varia de dF = L.di.
Como a força contra-eletromotriz é e = - dF / dt então:

e = - L.di / dt

L: Indutância (Henry)
F: Fluxo Magnético (Weber)

A força contra-eletromotriz induzida é proporcional à taxa de variação da intensidade de corrente elétrica.
http://alfaconnection.net/pag_avsf/mag0 ... #MAG030206

________________________________________________________________________________

andre_teprom escreveu:
EvandrPic escreveu:...eu não vejo a ponte retificadora como proteção.
Veja que sempre terá dois diodos conduzindo a FCEM para a rede no momento do acionamento...

Mas a reação da solenoide ocorre justamente, após o acionamento, quando corta a condução.
E nesse caso, a polarização da corrente é contrária á direção da condução dos diodos ( repare que no + da saída DC, os 2 Katodos estão no mesmo nó ).

+++
EvandrPic
Dword

Mensagempor edison » 09 Set 2011 22:34

O tempo de resposta da mecânica em CC é bem menor que em CA.

Alguns disjuntores de AT da Siemens usam no comando de desarme contatores em CC (maiores e mais caros) devido a isso.

Certa vez levei um "Creusk." de um eng. deles por tentar adaptar um contator CA removendo a ponte ret. do circuito. (estoque CC zerado + máquina parada)

Sem contar que não há o ruido e vibração do 60Hz.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor andre_luis » 10 Set 2011 12:52

Evandro,

O problema não está na condução, mas quando ocorre o corte da corrente.
Nesse caso, a bobina tenderá a manter a corrente, gerando uma tensão na bobina com a mesma polaridade daquela fornecida pelo retificador. Então, a bobina que estava energizada pelo retificador, vai tentar devolver essa carga.

Entretanto, como a ponte só conduz num sentido, não haverá condução pelos diodos, e assim não retornará ao barramento AC.

+++
Editado pela última vez por andre_luis em 11 Set 2011 08:48, em um total de 2 vezes.
andre_luis
Dword

Mensagempor EvandrPic » 11 Set 2011 08:43

andre_teprom escreveu:Evandro,

O problema não está na condução, mas quando ocorre o corte da corrente.
Nesse caso, a bobina tenderá a manter a corrente, gerando uma tensão na bobina com a mesma polaridade daquela fornecida pelo retificador. Então, a bobina que estava energizada pelo retificador, vai tentar devolver essa carga.

Entretanto, como a ponte só conduz num sentido, não haverá condução pelos diodos, e assim não retornará ao barramento AC.

+++

André, a FCEM tem sentido contrário ao da tensão fornecida pela ponte. Veja a fórmula.
FCEM => e = - L.di / dt
Veja a bobina com uma fonte com a corrente da FCEM sempre em sentido contrário e perceba que os diodos da ponte conduzem "curto-circuitando" essa FCEM.
FCEM tem a polaridade invertida em relacão a tensão que a gerou e, por conseguinte, a corrente também tem o sentido invertido.
EvandrPic
Dword

Mensagempor andre_luis » 11 Set 2011 08:50

Evandro,

Analizando com mais calma, percebi que voce está certo : Realmente, a corrente flui sim no sentido da condução dos diodos, e assim haverá a condução atravéz deles. Inclusive, este mesmo fenomeno é usado nas fontes chaveadas para transferir a carga do indutor para o capacitor.

De qualquer modo, continua a questão de saber o porque dessa topologia ser mais robusta que alimentado direto pelo AC.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor EvandrPic » 11 Set 2011 09:18

Bom dia André... no meu primeiro post eu ainda não tinha visto a ponte como "proteção" curto-circuitando a FCEM... :lol:
No meu segundo post que fui dar uma lida na net já saiu diferente do primeiro.
Mas a questão maior é a do DC vesus AC mesmo...
Acho que o Edson já deu uma dica...
"O tempo de resposta da mecânica em CC é bem menor que em CA".
E acredito que possa ser isso mesmo (eficiência).
Mas por quê? Será devido à histerese que ocorre na AC? :roll:
NA DC não tem o problema da histerese.

andre_teprom escreveu:Evandro,
Analizando com mais calma, percebi que voce está certo : Realmente, a corrente flui sim no sentido da condução dos diodos, e assim haverá a condução atravéz deles. Inclusive, este mesmo fenomeno é usado nas fontes chaveadas para transferir a carga do indutor para o capacitor.

De qualquer modo, continua a questão de saber o porque dessa topologia ser mais robusta que alimentado direto pelo AC.

+++
EvandrPic
Dword

Próximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos