BeagleBoard XM ou PandaBoard

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor proex » 18 Jun 2011 15:38

luisf.rossi escreveu:
proex escreveu:Se vc nao tem nenhuma experiencia com arm, aconselho a começar assim:

Com algum LPC da vida e programinhas simples pra aprender.

Aquele porte de placa exige muito conhecimento.

Proex, se você está falando para ele começar com um ARM Cortex-M3 da vida eu discordo... lidar com um processador de medio desempenho é completamente diferente do que lidar com um microcontrolador.. mas bem diferente mesmo! Ainda mais quando vc mete um SO embarcado.. tem um sistema de boot.. algum barramento exerno mapeado na memoria... MMU... O jorge tem que definir o objetivo dele. Mas ciente que entender um Cortex-M3 bem, não vai ser de grande ajuda para lidar com um Cortex-A8 por exemplo. Um ARM9 está muito mais proximo (MAS MUITO MESMO) do que um cortex-m3.

A gente sabe disso mas ele nao. Ele não tem experiencia alguma com ARM.
Discordo que o aprendizado do cortex M3 não tem relação alguma com o ARM9.
proex
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 19 Jun 2011 16:49

Eu vou aprender cortex-m3, depois eu parto para algo com SO. Mas devo comprar a Pandaboard, para aprender em paralelo.

Mas porque um arm 9 é tão diferente de um cortex? Poderiam falar mais dessas diferenças.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor luisf.rossi » 19 Jun 2011 18:50

De modo geral normalmente se utiliza um ARM9 com um SO devido à existencia da MMU. Se esse for o caso, a visão do sistema muda bastante pois o SO cria diversas abstrações que você não tem quando está programando "on bare metal". Quando se tem um SO, você tem que lidar com as regras dele, e utilizar as interfaces oferecidas por ele para acessar o nivel de hardware. Mas antes de tudo.. qual foi o microcontrolador mais complexo que você ja usou? Se você ja usou por exemplo um ColdFire eu diria que aprender um Cortex-M3 antes de um ARM9 ou superior não vai lhe dar taanta ajuda assim. Agora se o máximo que você viu foi um micro de 8 bits, dai eu concordo que talvez você ir para um Cortex-M3 seja uma boa por questão de nivel de complexidade de sistema... Porém ter uma beagle por exemplo pode servir como ferramenta para você aprender linux embarcado por exemplo. Desenvolver drivers e tudo mais.... Não sei .. depende do seu objetivo.. A pergunta é se você comprar uma Beagle, qual seu objetivo com ela?
luisf.rossi
Byte

Mensagempor Jorge_Francisco » 22 Jun 2011 16:47

Só usei MCU de 8 bits mesmo. E comprarei uma placa com ARM9 para aprender linux embarcado.

luisf.rossi escreveu:De modo geral normalmente se utiliza um ARM9 com um SO devido à existencia da MMU. Se esse for o caso, a visão do sistema muda bastante pois o SO cria diversas abstrações que você não tem quando está programando "on bare metal". Quando se tem um SO, você tem que lidar com as regras dele, e utilizar as interfaces oferecidas por ele para acessar o nivel de hardware. Mas antes de tudo.. qual foi o microcontrolador mais complexo que você ja usou? Se você ja usou por exemplo um ColdFire eu diria que aprender um Cortex-M3 antes de um ARM9 ou superior não vai lhe dar taanta ajuda assim. Agora se o máximo que você viu foi um micro de 8 bits, dai eu concordo que talvez você ir para um Cortex-M3 seja uma boa por questão de nivel de complexidade de sistema... Porém ter uma beagle por exemplo pode servir como ferramenta para você aprender linux embarcado por exemplo. Desenvolver drivers e tudo mais.... Não sei .. depende do seu objetivo.. A pergunta é se você comprar uma Beagle, qual seu objetivo com ela?
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor fabim » 22 Jun 2011 17:08

Nossa quantas asneiras...

Plamor de DEUS.

Com toda certeza do mundo, o mais dificil para lhe dar com uControladores, ou qualquer outra coisa, é o conhecimento do camarada quanto a linguagem a ser utilizada.

Se tu mexe com pic em asm, e for para um ARM em asm, MEO DO CÉU!!! ta ******, vai ter que analizar todo o hw do arm, as manhas de jogar isso pros registradores gerais, mudar, voltar de novo, mecher em tal bit de tal registrador pra fazer tal coisa e talz ai fodeu meo. Vai perder um puto de um tempo...

Agora, se tu meche com ANSI C, C++, C--, C#, BASIC, PASCAL, ou qualquer outra coisa. Isso é indiferente, para uso geral... Tu não precisa saber de absolutamente nada sobre o que o processador faz ou deixa de fazer.

Tu apenas entende como configurar pinos para fazer o que, como setar, zerar, sobre periféricos - BÁÁH !! Meo, pouco me importa o que serve para o que.to pouco me lixando...
Pego o que o fabricante passa, dou uma bizoiada no que faz mais ou menos, mexo pra chegar no que preciso e pimba!!! Funcionou..

Arm 9 ? foda-se, o 2440 ta funcionando na unha, sem SO.. Pisco led, faço tudo... sem SO..
A IDE que se F***, pra saber como faz o que.. to nem ai.

Ta loco, povo complicado. O PROEX sabe muito bem disso e fica ai botando lenha.. Avá sô!! Ta loco
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 01 Jul 2011 21:04

Chegou a minha Pandaboard 1GHz e 1GB DDR2, depois eu coloco fotos aqui.

Vlw.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 16 Ago 2011 12:11

Pessoal estou vendendo a minha PandaBoard, o motivo da venda é que mudei de ramo e não me interessa mais estudá-la. Nunca foi usada, apenas abri a embalagem para verificar o conteúdo, ainda está na caixa da FEDEX.

Segue o link das especificações:

http://pandaboard.org/

A minha placa tem um ARM a 1.2 GHZ DUAL CORE e 1 GB de memória, e saída HDMI, Slot para SD Card,etc.

Estou querendo R$ 400 + Frete nela.

Abraço,
Jorge.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor tcpipchip » 16 Ago 2011 12:43

Curiosidade
Por quanto chegou com todos os impostos estaduais e federais a sua mao ?
tcpipchip
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 16 Ago 2011 12:46

tcpipchip escreveu:Curiosidade
Por quanto chegou com todos os impostos estaduais e federais a sua mao ?

R$ 650,00 IMPOSTOS + FRETE(FEDEX)

Não tem mais estoque internacional, a previsão de espera para quem quer comprar é de 5 meses.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor tcpipchip » 16 Ago 2011 13:11

Hummm, interessante!!!
tcpipchip
Dword

Mensagempor Iran » 21 Ago 2011 19:17

Jorge,

Te mandei uma mensagem privada. Pela hora do teu último post acho que nao viste. Mandei tb para o email cadastrado no fórum.

Podes responder?

Grato
Iran
Word

Mensagempor Jorge_Francisco » 24 Ago 2011 21:32

Iran,

Desculpe, mas não vi sua mensagem, de qualquer forma já vendi a placa.

Abraço,
Jorge.
Jorge_Francisco
Dword

Anterior

Voltar para ARM