Android é um sistema operacional baseado em Linux com interface de programação Java. Ele fornece ferramentas como, compilador, depurador e um emulador de dispositivo, bem como a sua própria máquina virtual Java (Virtual Machine Dalvik - DVM).
Isso significa que vc pode desenvolver aplicações para o Android em ambiente Windows.
Android usa uma máquina virtual especial, o Dalvik Virtual Machine.
O Dalvik usa bytecode especial. Portanto, você não pode executar bytecode Java padrão no Android.
Sendo mais claro: Se vc sabe fizer uma aplicações normal em Java, para Linux ou Windows, não pense que ela irá rodar no Android.
Para isso, o Android fornece uma ferramenta de desenvolvimento, que permite converter arquivos de classe Java em "dex" (arquivos executáveis Dalvik).
Os aplicativos do Android possuem a extensão .apk (Aplicaçao Android ) e são gerados pelo programa "AAPT" (Android Asset Packaging Tool)
Para simplificar o desenvolvimento, o Google fornece o Android Development Tools (ADT) para o Eclipse . O ADT executa automaticamente a conversão de arquivos de classe para dex e cria o apk durante a compilação.
O Android suporta gráficos 2D e 3D usando as bibliotecas OpenGL e suporta o armazenamento de dados em um banco de dados padrão SQLite .
Cada aplicações Android é executada em seu próprio processo e sob a sua própria User ID, que é gerado automaticamente pelo sistema Android durante a compilaçao.
Teoricamente, uma aplicação roda isolada dos outros aplicativos em execução e uma aplicação com mau comportamento não pode facilmente prejudicar outras aplicações Android. (eu disse "teoricamente" ).
Eu montei meu ambiente de desenvolvimento no Windows, usando o Eclipse com o SDK para o Android. Tudo gratuito.
Esse ambiente possui um emulador de dispositivos, (simulador de hardware de celulares) onde vc pode testar sua aplicação. Há até celulares comerciais na lista de hardware possiveis de serem simulados.
Vc pode simular também telas de Tablets com tamanhos de 7" e 10".
A simulação dos toques nessas telas são feitos com o mouse.
Vc apanha bastante no inicio, até se familiarizar com a ferramenta de desenvolvimento. Depois as coisas fluem.
Na minha primeira brincadeira eu fotografei a escala do potenciômetro deslizante da minha mesinha de som.
Depois fotografei separadamente o Knob desse potenciômetro.
Criei um projeto no Eclipse e usei a foto da escala do potenciômetro como Pano de Fundo da tela.
Depois coloquei a foto do Knob sobre a foto da escala do potenciômetro, e defini seu modo de deslocamento na tela, o limite de deslocamento superior e inferior, quando fosse tocado e arrastado.
Depois defini uma variável para indicar o valor correspondente a posição da imagem do knob na tela.
Compilei e abri o emulador. Milagre, funcionou. Tudo isso sem conhecer nada do hardware do dispositivo. O Android se vira pra executar o que vc manda.
Agora vou fazer ele enviar pela USB, o valor daquela variável que indica a posição do knob na tela.
Não é a toa que os fabricantes de chips, celulares e tablets estão adotando o Android.
Bem, por enquanto é isso.
Podem falar mal do Android agora

Ps, tudo isso demorou 20 minutos para ser feito.