Porque gosto de microcontroladores Microchip - PIC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor chipselect » 08 Jun 2011 18:26

olha, não é querendo desmerecer o PIC não, mas de todos os microcontroladores que utilizei, a linha PIC18F (e tb a 16F) foram as mais susceptíveis a ruídos elétricos, isso para mesma tarefa.
chipselect
Word

Mensagempor Jorge_Francisco » 08 Jun 2011 21:53

chipselect escreveu:olha, não é querendo desmerecer o PIC não, mas de todos os microcontroladores que utilizei, a linha PIC18F (e tb a 16F) foram as mais susceptíveis a ruídos elétricos, isso para mesma tarefa.

Isso eu não sei. A unica experiência que tive nesse sentido era de um relê que resetava o PIC que estava na mesma caixa do equipamento, mas sem nenhuma conexão entre eles, nem mesmo o terra. A unica solução que deu certo foi um snubber nos contatos do relê.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor EvandrPic » 08 Jun 2011 22:02

chipselect escreveu:olha, não é querendo desmerecer o PIC não, mas de todos os microcontroladores que utilizei, a linha PIC18F (e tb a 16F) foram as mais susceptíveis a ruídos elétricos, isso para mesma tarefa.

LPC resetando devido a relé...
http://www.asm51.eng.br/phpBB/viewtopic ... highlight=

Isso não ocorre somente com PIC... ocorre mais com uns que com outros mas tem solução.. :lol:
EvandrPic
Dword

Mensagempor rona123 » 09 Jun 2011 09:54

Todo componente inteligente tem certo nivel de sucetibilidade a interferencia. Existem normas e tecnicas para contornar ou resolver o problema.
O basico é descobrir a fonte da interferencia e tratar. Existem cuidados e tecnicas gerais que ajudam quando não se sabe a fonte ou ela é aleatoria. Cuidados com layout de PCB ajudam muito e em muitos casos eliminam o problema.

Abraço
rona123
Editado pela última vez por rona123 em 15 Ago 2011 13:28, em um total de 2 vezes.
rona123
Byte

Mensagempor fabim » 09 Jun 2011 10:26

Jorge_Francisco escreveu:
fabim escreveu:Jorge.
Larga mão velho, a microchip tem varios outros modelos que chegam a rodar na proporção do que um arm faz.

Fique com o pic, sempre, e não mude.

OBS<> Meu conhecido te mandou um email sobre o kit, e você não respondeu nada pra ele. Quer mesmo comprar o kit ou não ?

Pois é! Tô migrando já! Não recebi e-mail algum, pede pra mandar de novo!!

Ah, minha TV é a LG 42LE5500. Leia o que eu disse e verá que comentei que um PIC não GERENCIA a minha TV, mas pode estar presente na fonte. Imagino que nem um ARM esteja nela, deve ser um FPGA fuderoso.

Eu aprendi muita coisa sobre PIC, e uso PIC em muitos projetos. Quando eu dominar ARM, vou usá-lo em todos os projetos, pois há uma penca de fornecedores, ao contrário do PIC que só tem a microchip, alem do mais o ARM é mais barato. Nessas condições que eu disse, usaria sim um ARM em um teclado, porque não? Não vejo lógica ter um monte ARM no estoque, e pensar: "Ah, porque eu não compro um PIC pra fazer isso?"

Se você tem um sedã de luxo na garagem, ia pensar em comprar um fusquinha? Lógico que não!!

PIC não é uma coisa ruim, de maneira nenhuma. Mas só não entendo, porque voltar a usá-lo depois de colocar ARM nos projetos. A não ser que seja uma coisa rápida e eu tenha um PIC DIP nas mãos.

O meu atual projeto da FIFO usa um 18F45J50, que tem USB e mais memória 3,8KB. Ele é TQFP e é um saco pra soldar, não vejo um estudante colocando as mãos nele pra aprender, somente um trabalho um pouco mais profissional. A tendência é que a microchip comece a fazer mais PICs SMD do que DIP, é o que eu imagino. Ah o projeto finalmente funcionou era a p**** dos bancos de memória que estavam atrapalhando a USB.

Cara larga mão de ser besta.
Tu mesmo falou que mandou email pros contatos que eu passei, e eles não receberam nadinha!!
Manda novamente.
pd@olidef.com.br e pd1@olidef.com.br.

Ele mandou nesse email aqui cadastrado no seu perfil.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor rona123 » 09 Jun 2011 10:49

Abraço
rona123
Editado pela última vez por rona123 em 26 Jul 2011 22:05, em um total de 1 vez.
rona123
Byte

Mensagempor Jorge_Francisco » 09 Jun 2011 11:09

fabim escreveu:
Cara larga mão de ser besta.
Tu mesmo falou que mandou email pros contatos que eu passei, e eles não receberam nadinha!!
Manda novamente.
pd@olidef.com.br e pd1@olidef.com.br.

Ele mandou nesse email aqui cadastrado no seu perfil.

A segunda vez que mandei não retornou erros. Tá explicado porque não recebi nada, não uso esse e-mail do perfil, aliás tenho que trocá-lo faz tempo.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor mastk » 09 Jun 2011 19:01

eu gasto boa parte do meu dinheiro e tempo aprendendo coisa nova, pq sou burro.
mastk
Dword

Mensagempor rona123 » 10 Jun 2011 07:13

mastk escreveu:eu gasto boa parte do meu dinheiro e tempo aprendendo coisa nova, pq sou burro.

rsrsrs

Abraço
rona123
Editado pela última vez por rona123 em 26 Jul 2011 22:06, em um total de 1 vez.
rona123
Byte

Mensagempor fabim » 10 Jun 2011 08:16

Isso mesmo, para coisas que não precisam de uC usem pic10f, para coisas que precisam de uC usem 18F, para coisas maiores usem DSpic/pic24/pic32!!
Não esquentem em trocar de uC, continuem usando uXip!!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor luisf.rossi » 10 Jun 2011 08:40

fabim escreveu:Jorge.
Larga mão velho, a microchip tem varios outros modelos que chegam a rodar na proporção do que um arm faz.

Fique com o pic, sempre, e não mude.

OBS<> Meu conhecido te mandou um email sobre o kit, e você não respondeu nada pra ele. Quer mesmo comprar o kit ou não ?

Pois é! Tô migrando já! Não recebi e-mail algum, pede pra mandar de novo!!

Ah, minha TV é a LG 42LE5500. Leia o que eu disse e verá que comentei que um PIC não GERENCIA a minha TV, mas pode estar presente na fonte. Imagino que nem um ARM esteja nela, deve ser um FPGA fuderoso.

Eu aprendi muita coisa sobre PIC, e uso PIC em muitos projetos. Quando eu dominar ARM, vou usá-lo em todos os projetos, pois há uma penca de fornecedores, ao contrário do PIC que só tem a microchip, alem do mais o ARM é mais barato. Nessas condições que eu disse, usaria sim um ARM em um teclado, porque não? Não vejo lógica ter um monte ARM no estoque, e pensar: "Ah, porque eu não compro um PIC pra fazer isso?"

Se você tem um sedã de luxo na garagem, ia pensar em comprar um fusquinha? Lógico que não!!

PIC não é uma coisa ruim, de maneira nenhuma. Mas só não entendo, porque voltar a usá-lo depois de colocar ARM nos projetos. A não ser que seja uma coisa rápida e eu tenha um PIC DIP nas mãos.

O meu atual projeto da FIFO usa um 18F45J50, que tem USB e mais memória 3,8KB. Ele é TQFP e é um saco pra soldar, não vejo um estudante colocando as mãos nele pra aprender, somente um trabalho um pouco mais profissional. A tendência é que a microchip comece a fazer mais PICs SMD do que DIP, é o que eu imagino. Ah o projeto finalmente funcionou era a p**** dos bancos de memória que estavam atrapalhando a USB.

Eu ja expressei a minha opinião sobre usar ARM para tudo sem pensar em outro post e não vou escrever aqui novamente.. mas pode ser um ARM, um AVR, um MSP, um 8051, ou um encapsulamento com um duende la dentro... se você não seguir a regra mais basica de engenharia existente você vai ter esse problema sempre... RTFM!! Antes de você tocar em qualquer dispositivo que seja... siga essa regra SEMPRE!!!

Sobre o que está gerenciando a sua TV ser um FPGA.. eu acho pouco provavel... FPGAs são ótimos para muitas coisas.. mas com certeza processamente sequencial não é uma delas... provavelmente é um ARM la dentro sim.. mas muito provavelmente de uma marca não usual aqui no BR como Infineon (que são utilizados nos celulares da LG por exemplo)
luisf.rossi
Byte

Mensagempor proex » 10 Jun 2011 09:05

rona123 escreveu:Pergunta ao mestres:

Porque gastar tempo e dinheiro para aprender outra plataforma logica se tambem vão existir dificuldades?
rona123

Porque ficam obsoletas.

.
proex
Dword

Mensagempor rona123 » 10 Jun 2011 09:22

Obrigado pela participação :D
Editado pela última vez por rona123 em 26 Jul 2011 22:07, em um total de 3 vezes.
rona123
Byte

Mensagempor Jorge_Francisco » 10 Jun 2011 09:51

proex escreveu:
rona123 escreveu:
Pergunta ao mestres:

Porque gastar tempo e dinheiro para aprender outra plataforma logica se tambem vão existir dificuldades?
rona123

Porque ficam obsoletas.

.

ah para, eu ia falar isso também. Dá zero pra ele, mais que burro.

Respondendo então: porque eu gosto de coisas dificeis.

E essa também é da engenharia? Hehehe.

Então lá vai outra: porque eu tenho tempo e dinheiro sobrando!

Essa sim hein, diz que sim, diz que sim, vaaaaaaaaiiii?

Momento chaves!

To brincando, mas foi você que começou!

Fabim,

recebi o e-mail, vou dar um pensada esse final de semana.

Vlw.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor proex » 10 Jun 2011 13:03

Porque eu tenho tempo e dinheiro sobrando?

Porque agora eu só escrevo em linguagem C e só faço projetos com ARM.

.
proex
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para PIC