Moderadores: 51, guest2003, Renie
jorgeluiz escreveu:e' um projeto que usa um 16f628 e um lm111 Morris? Estou precisando montar um desses tambem.
renatokodaira escreveu:Oi Moral !
Pra compartilhar contigo a experiencia que tive com esse medidor LC:
Ha uns 10 anos eu montei ...
Pra minha felicidade, hah 10 anos ainda consegui achar capacitores stiroflex (os de 1000pF, dos quais comprei 20 e jah usei alguns - se voce precisar mesmo, vamos ver como posso te mandar o cap).
Comprei já alguns, mas não são de 1%. Como postei, estou tentando fazer um circuitinho que me ajude a obter o valor deste capacitor, dentro de 1%. Não sei se vou conseguir. Caso não consiga vou apelar para você. Deixe um reservado para mim, com o valor que você vai medir no seu aparelho comercial, tá?
Alem dele, acho que voce vai precisar tambem do capacitor ceramico NPO (estavel com variaçao de temperatura - que no caso deveria ser de 680pF), um indutorzinho de 68uH Estou sabendo... e o mais dificil de todos do projeto original: um reed relay para 5V, para o PIC acionar na rotina de calibraçao. Eu tenho um de 6V que funciona com 5V. Vou usar este!
Na verdade o stiroflex soh eh usado nesse procedimento de calibraçao, enquanto que a dupla 680pF e 68uH eh que formam o oscilador basico do medidor (os capacitores e os indutores a serem medidos entram respectivamente em paralelo com o de 680pF e em serie com o de 68uH - de forma a modificar a frequencia de oscilaçao que vai ser medido pelo PIC). Estou sabendo também... O stiroflex precisa ser o mais proximo de 1000pF porque esse valor estah embutido no firmware (eh usado para achar os valores de 680pF e 68uH - que podem ser outros). Em tese o stiroflex poderia ser de outro valor, mas teria que haver uma alteraçao no firmware. Nao tem nada a ver entao com a temperatura, mas sim com o valor estabelecido no firmware. Ok!
Como eu tive que fazer o firmware de novo (para 16F628, alem do que o autor original nao fornecia o fonte nem HEX) entao eu tinha a oportunidade de escolher qualquer valor de capacitor de referencia (no caso podia medir com minha ponte LCR) e usar o valor preciso no firmware (gravava na eeprom e usava depois na rotina de calibraçao). Como o autor descreveu o funcionamento e os calculos que precisavam ser feitos, ficou mais claro como tinha de ser o firmware. Usei o LM311, como comparador para a etapa do oscilador.
Vou usar o comparador do PIC16F628 como oscilador. Estou pensando em incluir um complemento no firmware, que permita incluir o valor do capacitor de precisão (o Stiroflex). Assim, com o circuitinho que estou tentando fazer (o que vai fornecer o valor do capacitor Stiroflex), eu incluiria este valor com o firmware rodando.
O medidor funciona, mas para valores relativamente altos de capacitancia, ele deixa a desejar. Acima de 500nF, nao funciona.
Eu calculei a curva dos possíveis valores de capacitor e deu algo parecido mesmo.
Para indutancia eh bem mais ampla a faixa de mediçao. Capacitores eletroliticos nao funcionam (acho que nao deixam o oscilador funcionar), capacitores ceramicos e de poliester sao bem medidos.
Como a oscilação possui valores positivos e negativos de tensão, isso impede dos eletrolíticos funcionarem nestas condições.
...
Se precisar de alguma ajuda, grita ai.
HHHHEEEEEIIIIIIII! Tá bom assim?
Como eu postei, vou tentar obter o circuito para calcular o valor do capacitor Stiroflex. Sou teimoso e não gosto de copiar as coisas da internet. Se eu não conseguir eu te peço, ok?
EDSONCAN escreveu:Ja vi esse Kit, mas pessoalmente gosto mais da ideia que foi apresentada em um concurso de eletronica alguns atras.
Basicamente era dois osciladores e um modulo misturador que produzia f1+f2 e f1-f2 da minicircuits.
Um chip de medição de angulo de fase e tensão da analog device.
Com isso era possivel varrer frequencia e saber a impedancia da carga com o angulo de fase.
Edson
rcakto escreveu:Moral, voce quer montar o circuito usando somente componentes simples como indutores, resistores e afins?? pois existem ics onde ja faz a leitura da capacitancia e envia o valor analogico....
rcakto escreveu:Moral, foi mal, eu errei no que falei aqui, o certo e um conversor de capacitancia para digital CDC
http://www.analog.com/en/analog-to-digi ... index.html
foi nesse site que achei sobre o assunto!!
Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante