Funcionamento do LIN

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Funcionamento do LIN

Mensagempor taamorim » 17 Jan 2007 11:52

Fala galera, blz? Alguem poderia me ajudar a entender o funcionamento do LIN (2.0)? Eu sei as caracteristicas deles, mas estou com algumas duvidas como: o no master fica enviando sinais para os nos slaves ate que algum deles tenha algo para fazer, ae o slave manda um frame para o master, e esse inclui o cabecalho e manda para quem? As mensagens sao definidas no Node Capability File? Bom, alguem poderia me esclarecer essas duvidas? Obrigado

Thiago
taamorim
Bit

Mensagempor jow » 17 Jan 2007 13:04

taamorin, vc está usando um uC específico para implantação do Lin? tipo um 908QL4? De qualquer forma, o master inicia qualquer comunicação e aguarda resposta ou não dos slaves...de uma explicada melhor no que esta precisando, pois de repente só necessita de uma comunicação simples utilizando um fio, mas sem a "complexidade" do entendimento de todo o protocolo LIN....
jow
Bit

Mensagempor taamorim » 17 Jan 2007 13:32

jow, por enquanto eu nao estou implantando, por hora estou querendo entender primeiro, pois comecei a estudar estes dias, mais especificamente, ontem. E estou tentando entende-lo, queria apenas uma explicacao basica de como e o funcionamento, pois preciso entender o mais rapido possivel, entao com uma explicacao geral conseguiria juntar com o que ja estudei, entende? Ou algum material em portugues tambem facilitaria meu estudo.

Obrigado

Thiago
taamorim
Bit

Especificando minhas duvidas

Mensagempor taamorim » 18 Jan 2007 09:53

Vou tentar especificar minhas duvidas, para ficar mais facil de vcs tentarem me ajudar...

Jow, vc havia dito que o master inicia qualquer comunicacao, mas caso o slave resolva fazer uma requisicao, como isto e feito, ele tem que esperar o master enviar um header para que ele possa realizar a requisicao? E como e definido qual no que respondera? Pois o master envia o header para todos os slaves, os slaves verificam o ID para ver se aquele header e para ele?

Obrigado,
Thiago.
taamorim
Bit

Mensagempor jow » 19 Jan 2007 06:54

Cara, seguinte....99% das informações que eu já vi sobre isso estão em inglês e o melhor lugar pra procurá-las é no site da freescale, uma vez que além de ter uC já destinados à isso têm tambem os CI's pra serem utilizados especificamente com esse protocolo, alé de serem os "inventores" do LIN.....O 1% que conheço em português está na edição nº389 da revista sabereletronica, que te dará uma boa noção do LIN:
http://www.sabereletronica.com.br/edicoes/edicoes.asp?comando=389_20&dettaglio=389

boa sorte...vai postando aí suas dúvidas que se souber eu te dou um "help"...
jow
Bit

LIN

Mensagempor taamorim » 19 Jan 2007 07:19

Valeu pela dica jow! Vou continuar com meus estudos aqui, qualquer coisa eu posto minhas duvidas aqui, valeu!!
taamorim
Bit

Comunicacao Slave

Mensagempor taamorim » 19 Jan 2007 09:54

Estava estudando aqui e vi que cada header possui um identificador fixo e este identificador indica sua finalidade e determina para onde ele deve ir, e isto? Mas como se da a comunicacao Slave -> Master, caso o no slave queira mandar uma mensagem, como o master identifica isto, ele fica mandando um header generico para que o slave? Pois eu vi tb que ele envia envia o header para todos os nos, e apenas um no ira responder.

Obrigado.
Thiago.
taamorim
Bit

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))