por msamsoniuk » 15 Mai 2011 18:21
muito bom o filme, mas nao eh uma verdade absoluta. mesmo produtos robustos acabam ficando obsoletos por outros motivos.
por exemplo, eu tenho uma impressora laser da xerox que tem quase 10 anos e eh a impressora mais robusta que jah vi. depois de centenas de milhares de paginas impressas, ela continua imprimindo normalmente e raramente fica bloqueada com papel. mas, por uma serie de motivos, ela esta ficando obsoleta e vai ser aposentada dentro de alguns anos. os motivos sao variados... para comecar, falta de suporte: comprei recentemente o ultimo cartucho de toner fabricado para ela, o que deve ser suficiente para mais 4 ou 5 mil impressoes. outro problema eh que ela eh interfaceada via centronics e, portanto, requer um computador sempre ligado para funcionar como gateway com a rede. e finalmente, tem impressoras laser coloridas com conexao ethernet hoje em dia por preco de banana. mas tem o risco: sera que os cartuchos das lasers coloridas vao ser fabricados daqui a 10 anos?
outro exemplo eh um macintosh que eu tenho aqui e eh uma excelente fonte de referencias sobre durabilidade a longo prazo. a maquina foi fabricada em 1993 e, de forma geral, tem uma construcao tao solida e refinada que parece que foi construida para durar para sempre, pois ainda hoje consegue acessar a internet numa boa. mas, obviamente a apple nao projeta todos os componentes. e o primeiro componente a falhar na maquina foi o HD SCSI fabricado pela finada quantum. eu nao lembro exatamente quando, mas creio que substitui o disco original da maquina em 2001 por um IBM, que foi substituido uns 2 anos atras por um quantum de 16GB. eu tenho alguns discos de 2GB da IBM, mas parece que a maquina nao consegue bootar deles e, quanto este disco da quantum quebrar daqui uns 5 anos, acho que nao sera possivel ir para nenhum outro caminho.
por isso hoje em dia eu adoto uma estrategia diferente: compro o computador, uso por 1 ou 2 anos e passo para frente.