Cores em barramentos

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Cores em barramentos

Mensagempor _blackmore_ » 10 Mai 2011 01:10

colegas foristas, boa noite.

Estou com um pequeno problema e que não encontrei uma boa resposta, solicito então um help aqui.
Estou trabalhando em uma máquina onde é necessário identificar a polaridade do barramento, a tensão que passa no circuito é de 12volts por até 2000A ... segundo uns registros antigos, os barramentos que saem dos retificadores devem ser pintados de acordo com a polaridade, mas não é objetivo.
Nosso cliente está solicitando qual é a Norma que diz de que forma deve ser identificada a polaridade, e caso exista, pantone para tal.
Alguém aí tem alguma informação sobre isso?
Agardeço qualquer ajuda referente ao assunto do tópico.

abraço!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor daniellp » 10 Mai 2011 07:43

A NBR5410 discorre sobre instalações de baixa tensão, mas não sei se versa sobre DC.

Com os clientes que trabalho, cada um tem o seu padrão de cores para identificação.

O mais comum é usar vermelho para positivo e preto para negativo, mas já vi clientes pedir verde para o positivo e amarelo para o negativo (esse era bem patriota).

Tente pedir (forçar) teu cliente a criar um padrão, ou então sugira as cores.

Daniel.
Sat-freak....

Visite meu blog e deixe um comentário:
http://antenasesatelites.blogspot.com
daniellp
Byte

Re: Cores em barramentos

Mensagempor andre_luis » 10 Mai 2011 07:51

Não sei se tem relação com as cores do cabeamento mas no meu trabalho cada um sugeriu uma regra para as cores dos fios do painel ( ABNT / padrão internacional / padrão da empresa / etc... ).

No final foi adotada a regra do país sede da nossa empresa sob meus protestos. Sugiro considerar a aplicação final.

Repondendo á esse caso específico não sei mas espero ter ajudado um pouco.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 10 Mai 2011 12:20

daniellp

vou procurar esta NBR ... o que eu preciso é mesmo de uma norma para citar ao cliente que é muito chato, posso até dizer o que faremos mas tem que ter um embasamento ... se não teremos que refazer o trabalho ... prejuízo na certa.

andre_teprom

cara não é cabeamento, é barramento mesmo ... barrinhas de 12,7 x 101,4 mm (famosa meia por quatro polegadas) e vários metros de comprimento ... só 9Toneladas de material para pintar !!! hehe
mas obrigado pelo comentário, vou continuar a procura.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor enigmabox » 10 Mai 2011 20:56

Esta máquina é de galvanoplastia?
A entrada de alimentação da máquina (220Vac, 380Vac ou 440Vac)deve estar conforme dispoe a NR10. A parte interna do equipamento, no caso 12Vdc está fora da NR10, já vi maquina de galvanoplastia, para enchimento de cilindros de cobre com barramento de alta corrente em cores preto e vermelho.
enigmabox

Mensagempor _blackmore_ » 10 Mai 2011 21:25

enigmabox

exatamente, galvanoplastia ... a entrada pelo que sei é em 380V onde são ligados os retificadores de 12volts x 2000A ... cerca de 40 deles ...
Hoje houve uma reunião onde ficou definido que as cores serão vermelho e azul, só ficou no ar a questão de alguma norma, mas como dizem ... isso já não me pertence mais!!! hehe
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor ELFS » 11 Mai 2011 00:00

Os condutores devem ser identificados por: número, disposição, cores ou símbolos, sendo os mesmos presentes nos diagramas ou esquemas elétricos.
Sugestão de Identificação pela disposição:
As fases R, S e T ( A, B e C ), devem ser dispostos nas seguintes ordens:
Da esquerda para a direita;
De cima para baixo;
Da frente para trás.
Sugestão de Identificação pela cor:
Devem ser identificados nas seguintes cores:
Corrente alternada:
Fase R – Azul Escuro;
Fase S – Branco;
Fase T – Violeta ou Marrom.
Corrente Contínua: