Capacitor que não funciona como capacitor

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

Capacitor que não funciona como capacitor

Mensagempor MOR_AL » 02 Mai 2011 18:58

Projetei um oscilador. Era para oscilar em 433MHz.
Coloquei um trimer, que varia de 0 a 5pF. Em paralelo com ele, tem um indutor feito de filete de PCI.
Variando-se o trimmer, o circuito oscilou entre cerca de 490MHz e 700MHz. Medi com um frequencímetro acoplado pela ponta do rabicho de 17 cm da antena.
Até aí tudo bem.
Como desejo baixar a frequência para 433MHz, basta colocar um capacitor em paralelo com o trimmer.
Só por experiência, coloquei um capacitor de disco de cerâmica de 15pF que tinha à mão. Sei que provavelmente ficaria abaixo de 433MHz, mas quis ver o que acontecia.
Para minha surpresa, a frequência do oscilador não alterou muito do circuito original.
O capacitor de disco de cerâmica de 15pF não funciona como capacitor para frequências dessa ordem de grandeza.
Não quero aumentar o valor do trimmer, o que seria uma solução. Se fizer isso, aí vou ter grande variação de frequência com pequeno giro no parafuso do trimmer. Isso está descartado.
Quero colocar um Capacitor (com C maiúsculo) e poder variar o parafuso do trimmer e variar a frequência de oscilação com mais suavidade (ou não tão bruscamente como realmente ocorre).
Pensei em colocar um par de fio trançado e depois acertar a frequência de oscilação com o trimmer, mas gostaria mesmo de colocar um capacitor.
Já ví, em circuitos comerciais, que o elemento variador da frequência é um indutor com parafuso. Não encontrei aqui no comércio, só lá fora. Além disso, o preço unitário era bem superior ao desejado, porisso descartei.
Poderia também aumentar o valor do indutor que está em paralelo com o trimmer, mas aí dois fatores negativos apareceriam:
1 - Teria que aumentar a largura da placa de CI para caber o indutor.
2 - Se colocasse um indutor com duas espiras de fio, teria o problema de grande variação de frequência com pequeno giro no trimmer.

Alguém de vocês conhece qual capacitor usar para essas frequências? O valor deve ser de aproximadamente 10pF.

Grato.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Capacitor que não funciona como capacitor

Mensagempor andre_luis » 02 Mai 2011 20:23

Você já considerou a possibilidade de utilizar um diodo VARICAP ?

Imagem

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 02 Mai 2011 20:55

MOR_AL escreveu:Projetei um oscilador. Era para oscilar em 433MHz.
Coloquei um trimer, que varia de 0 a 5pF. Em paralelo com ele, tem um indutor feito de filete de PCI.
Variando-se o trimmer, o circuito oscilou entre cerca de 490MHz e 700MHz. Medi com um frequencímetro acoplado pela ponta do rabicho de 17 cm da antena.
Até aí tudo bem.
Como desejo baixar a frequência para 433MHz, basta colocar um capacitor em paralelo com o trimmer.
Só por experiência, coloquei um capacitor de disco de cerâmica de 15pF que tinha à mão. Sei que provavelmente ficaria abaixo de 433MHz, mas quis ver o que acontecia.
Para minha surpresa, a frequência do oscilador não alterou muito do circuito original.
O capacitor de disco de cerâmica de 15pF não funciona como capacitor para frequências dessa ordem de grandeza.
Não quero aumentar o valor do trimmer, o que seria uma solução. Se fizer isso, aí vou ter grande variação de frequência com pequeno giro no parafuso do trimmer. Isso está descartado.
Quero colocar um Capacitor (com C maiúsculo) e poder variar o parafuso do trimmer e variar a frequência de oscilação com mais suavidade (ou não tão bruscamente como realmente ocorre).
Pensei em colocar um par de fio trançado e depois acertar a frequência de oscilação com o trimmer, mas gostaria mesmo de colocar um capacitor.
Já ví, em circuitos comerciais, que o elemento variador da frequência é um indutor com parafuso. Não encontrei aqui no comércio, só lá fora. Além disso, o preço unitário era bem superior ao desejado, porisso descartei.
Poderia também aumentar o valor do indutor que está em paralelo com o trimmer, mas aí dois fatores negativos apareceriam:
1 - Teria que aumentar a largura da placa de CI para caber o indutor.
2 - Se colocasse um indutor com duas espiras de fio, teria o problema de grande variação de frequência com pequeno giro no trimmer.

Alguém de vocês conhece qual capacitor usar para essas frequências? O valor deve ser de aproximadamente 10pF.

Grato.
MOR_AL

eu acho que vc tem que dar uma estudada em linhas e ondas, RF é complicado, as coisas não parecem ser o que parecem.

pode ser o acoplamento da antena, a PCI, formato da PCI, etc...

eu não manjo quase nada de RF e sinceramente desisti de estudar isso, isso é pra maluco!
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor MOR_AL » 03 Mai 2011 00:15

andre_teprom escreveu:Você já considerou a possibilidade de utilizar um diodo VARICAP ?

Imagem

+++

Olá Andre!
Eu até pensei em fazer um ajuste fino com um variac. Como precisava alterar apenas alguns pF, então experimentei o diodo BAX17, que tem essa curva aqui.
Imagem
Minha alimentação é de 5V. Então variando desde 0V até 5V, eu teria uma variação de 3pF, o que seria legal.
Mas como eu não tinha muita prática com PCB em VHF, só conceitual, então não obtive resultado satisfatório. Além do mais a capacitância varia muito com a temperatura, isso faz a frequência de ressonância alterar.
Esse gráfico foi feito para a frequência de 1MHz. Não saberia dizer se funcionaria em 433MHz.
O variac foi dispensado porque teria que colocar um trimpot e mais um capacitor de bloqueio de cc para o indutor.
Valeu.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 03 Mai 2011 00:39

Rodrigo_P_A escreveu: ...
eu acho que vc tem que dar uma estudada em linhas e ondas, RF é complicado, as coisas não parecem ser o que parecem.

pode ser o acoplamento da antena, a PCI, formato da PCI, etc...

eu não manjo quase nada de RF e sinceramente desisti de estudar isso, isso é pra maluco!

Eu tenho algum conhecimento. Pouco mas tenho. A parte prática eu acredito que já adquirí. O layout do oscilador de VHF funcionou de primeira. Apenas em uma faixa de frequência maior que a desejada. Fiz um pouco de propósito, porque sabia que tinha capacitância de coletor do transistor, além das espúrias. Fiz também a parte de RF de um receptor superregenerativo. Tem um tópico aqui que eu criei. Foi aí que adquiri alguma experiência prática. Cheguei a alterar o layout umas cinco vezes, até que funcionou.
Agora estou tentando obter um capacitor que seja realmente capacitor nesta faixa de frequência. Com o capacitor de 15pF de disco de cerâmica, já confirmei na internet que ele é capacitor até uns 50MHz a 100MHz, depois vira um indutor!!!
Quando procurei um capacitor para VHF, levei um susto. Cerca de 15 a 20 vezes mais caro que um de disco cerâmico.
Eu quis fazer para aprender, pois comprar pronto fica bem mais em conta.
Acho que vou parar por aqui. Já aprendi o que queria, mas seria bom se terminasse com o circuito pronto.
É "dar murro em ponta de faca". Leva-se um tempão para aprender a teoria, outro tempão para aprender a prática e fica difícil obter o componente.
Realmente é coisa de louco.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 03 Mai 2011 07:06

Uma materia que sempre achei que faltou na faculdade foi analise de componentes.

Tem varias tecnicas para resolver seu problema uma e colocar um terminal de um componente que seja soldado em uma ponta da bobina e vc gira por cima da bobina do lado isolado da pcb com isso forma-se um capacitor na qual a posição pode ser controlada, quando atingir a posição desejada coloque um pingo de cola quente.

Da para construir parte da bobina com trilhas em paralelo e corta-las ate atingir uma frequencia que possa ajustar no trimmer.

Esse capacitor que voce cotou deve ser para frequencia muito altas os não indutivos são suficientes para esse tipo de circuito e não são tão caros.

Edson
Editado pela última vez por EDSONCAN em 03 Mai 2011 11:55, em um total de 2 vezes.
EDSONCAN
Word

Mensagempor xultz » 03 Mai 2011 09:58

Já tentou colocar um capacitor de multicamada? A frequência de ressonância de capacitores cerâmicos desses laranjas que tem no mercdo geralmente é abaixo de 400MHz, e acima da frequência dele me parece que ele opera como um indutor...
Se tua placa for SMD e tiver acesso, a Murata tem uns capcitores para mais de GHz que são bem xuxuzinhos.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 03 Mai 2011 13:32

MOR_AL escreveu: ... Só por experiência, coloquei um capacitor de disco de cerâmica de 15pF que tinha à mão. ...
Grato.
MOR_AL

Com os lides bem curtos ?

Sugiro Cap Disco = < 10 pf já que possuem NP0

Melhor ainda os Stiroflex

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor MOR_AL » 03 Mai 2011 14:21

EDSONCAN escreveu:Uma materia que sempre achei que faltou na faculdade foi analise de componentes.

Tem varias tecnicas para resolver seu problema uma e colocar um terminal de um componente que seja soldado em uma ponta da bobina e vc gira por cima da bobina do lado isolado da pcb com isso forma-se um capacitor na qual a posição pode ser controlada, quando atingir a posição desejada coloque um pingo de cola quente.
Explica melhor isso.
Opção 1: ... Eu faço um furo em apenas um dos terminais da bobina. Soldo um terminal de resistor no lado não cobre, por exemplo. Movimento esse terminal e monitorando a frequência, fixo o terminal com cola quente, quando chegar próximo à frequência desejada? Eu acho que não entendi bem, pois desse modo não garanto que o capacitor criado esteja em paralelo com a bobina. Vou para a opção 2.
Opção 2: Eu pensei assim: Faço dois furos na PCB. Um em cada ponta da bobina (que é feita por um filete de cobre do PCB). Soldo dois fios rígidos e isolados, um em cada extremo. Torço os dois fios, com um certo excesso de tamanho. Vou cortando e monitorando a frequência, até que chegue próximo à desejada. Fixo os fios torcidos com cola quente e faço o ajuste fino no trimmer. Que você acha?

Da para construir parte da bobina com trilhas em paralelo e corta-las ate atingir uma frequencia que possa ajustar no trimmer.
Ok! Mas aí o trimmer fica sozinho como capacitor. A variação do parafuso dele altera muito bruscamente a frequência, impedindo mesmo de ajustá-la. Foi isso que ocorreu. Eu quero incluir um capacitor em paralelo com o trimmer para que o ajuste não seja tão crítico.

Esse capacitor que voce cotou deve ser para frequencia muito altas os não indutivos são suficientes para esse tipo de circuito e não são tão caros.
Você sabe quais são eles, ou como identificá-los? Seriam alguns pF. Talvez 4 ou 5pF.
Edson
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 03 Mai 2011 14:32

xultz escreveu:Já tentou colocar um capacitor de multicamada? Multicamadas que você diz, são aqueles para SMD? Eu nunca ví capacitores deste da ordem de pF, sempre em nF pra cima.
A frequência de ressonância de capacitores cerâmicos desses laranjas que tem no mercdo geralmente é abaixo de 400MHz, e acima da frequência dele me parece que ele opera como um indutor... Os laranjas que você se refere são os marrons claros, de disco de cerâmica? Acho isso porque o efeito é esse que você comentou. Capacitor até algumas centenas de MHz e indutor em seguida. O ponto de quebra é função do valor. Ví isso na net.
Se tua placa for SMD e tiver acesso, a Murata tem uns capcitores para mais de GHz que são bem xuxuzinhos. Pois é ... esses xuxuzinhos custam alguns reais. Assim fica muito caro. Eu cotei eles.
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 03 Mai 2011 14:46

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:
MOR_AL escreveu: ... Só por experiência, coloquei um capacitor de disco de cerâmica de 15pF que tinha à mão. ...
Grato.
MOR_AL

Com os lides bem curtos ? É você tem razão. Por menor que sejam os lides, o conjunto (lides + capacitor cerâmico) ficaram quase do tamanho do indutor. Acho até que fiz um novo LC em série. Eu fiquei com pena de cortar os lides ao máximo, pois não tem mais volta. Assim deixei com cerca de 3 a 4 mm cada lide. Mas mesmo assim esses capacitores só funcionam como capacitor até poucas centenas de MHz. Varia com o valor.

Sugiro Cap Disco = < 10 pf já que possuem NP0 Isso seria ideal, caso não fosse o problema de se comportarem como indutor, a partir de uma determinada frequência, cujo valor é inferior ao que estou trabalhando.

Melhor ainda os Stiroflex Opa! Vou pesquisar sobre estes capacitores.

DJ

Outro dia me lembrei da sua sugestão.
Esse Método da Universidade Manhatan é rápido, fácil, permite ligações mais curtas possível, e da total liberdade de fazer, modificar, desfazer...
Montei umas 5 placas até chegar a que funcionasse.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 03 Mai 2011 16:28

Opção 1: A pcb faz parte do dieletrico de um capacitor, criado entre o terminal e a bobina na parte inferior, sendo que esse capacitor por estar sendo formado em pontos diferentes da bobina modifica a frequencia de ressonancia do oscilador.
Opção 2: isso que vc descreveu é um stub, usavamos muito em Rf para ajuste de carga o efeito é de um capacitor tambem.

Corte de trilhas, na verdade os radios renegerativos sempre alteram a frequencia, o que acontece é que o receptor acaba "caçando" essa frequencia. Quando vc teminar seu radio, coloca um secador de cabelo perto e veja o que acontece.

Veja se isso ajuda:
http://www.eck.eng.br/files/capacitores.doc
EDSONCAN
Word

Mensagempor andre_luis » 03 Mai 2011 18:29

Esses módulos da Telecontrolli são calibrados eletronicamente ( Laser-Trimered ). Suponho que façam o corte de calibração direto na trilha da PCI.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 03 Mai 2011 22:14

EDSONCAN escreveu:Opção 1: A pcb faz parte do dieletrico de um capacitor, criado entre o terminal e a bobina na parte inferior, sendo que esse capacitor por estar sendo formado em pontos diferentes da bobina modifica a frequencia de ressonancia do oscilador.
Ok! Fiz isso mas a frequência do oscilador alterou muito pouco.

Opção 2: isso que vc descreveu é um stub, usavamos muito em Rf para ajuste de carga o efeito é de um capacitor tambem.
Ok! Fiz isso também mas a frequência do oscilador alterou muito pouco.
...
MOR_AL
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 04 Mai 2011 06:54

Agora que vc sabe que varia aumenta uns 15% no comprimento na trillha da sua bobina osciladora que deve resolver.

Edson
EDSONCAN
Word

Próximo

Voltar para Telecomunicações