Moderadores: 51, Renie, gpenga
Jorge_Francisco escreveu:É possível? Seria uma boa? Eu preciso de até 2,5A, para alimentar uma bobina. Preciso variar de 1A a 2,5A.
Alguém já montou?
proex escreveu:Jorge_Francisco escreveu:É possível? Seria uma boa? Eu preciso de até 2,5A, para alimentar uma bobina. Preciso variar de 1A a 2,5A.
Alguém já montou?
Eu já. No meu circuito eu coloquei um trimpot pra ajustar a tensão e outro trimpot pra ajustar a corrente.
Esse chip é muito bom. Depois de ajustado esses parametros, pode ligar a carga que ele manterá a corrente e tensão ajustados com ótima precisao.
.
MOR_AL escreveu:O site que o Jorge_Francisco informou http://www.ottomat.hu/Kapcsrajzok/aramgenerator3.pdf é realmente uma fonte de corrente. Só não tem como ajustá-la. É fixa. Mas se trocarmos o resistor R7, de 100k ohms, por um trimpot, deve poder fazer o ajuste da fonte de corrente. O ajuste pode variar em um fator de 4 (p/ R7 = 100K, I = I0. P/ R7 = 0, I = 4 * I0). Talvez, o ajuste possa provocar instabilidade para valores bem diferentes de 100k ohms.
Outro detalhe é que todo circuito de fonte de corrente possui limites de tensão na carga.
Ex. Para uma corrente de 0,5A.
Se a carga for de 1 ohm, então a tensão sobre ela será de 0,5A x 1 ohm = 0,5V.
Se a carga passar para 100 ohms, então a tensão sobre ela será de 0,5A x 100 ohms = 50V.
Para que a fonte seja de corrente, com esses valores de carga, é necessário que o circuito seja capaz de variar a tensão para esses valores.
Acho que o circuito do Proex tem uma vantagem sobre o circuito do site. Se não houver carga, ou se ela possuir resistência alta, haverá uma limitação na tensão de saída devido à realimentação de tensão, o que não ocorre no circuito do site.
O único inconveniente, e que pode ser facilmente alterado, é que a carga não possui um dos seus terminais aterrados.
MOR_AL
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante