problema com fonte chaveada

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

problema com fonte chaveada

Mensagempor styg » 03 Abr 2011 13:14

Pessoal, um tempo atrás comprei uma fonte chaveada no ebay de 24V 15A pra uma router que eu construi.
Ontem fui ligar e a bendita nada, parou de funcionar do nada.

Como minha praia não é manutenção, e sei que tem vários aqui que manjam, se puderem me dar uma dica do que pode ser...

Essa é a fonte:
Imagem

A primeira coisa que eu fiz foi trocar os 2 transistores de potencia do chaveamento (a direita da foto, preso num dissipador), mas nao mudou nada, e quando e eu ligo a fonte ouço um barulho de chaveamento que diminui a frequencia aos poucos quando desligo.

video mostrando ruído:
http://www.youtube.com/watch?v=WkmLg2Eq0aA
Lucas
styg
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 03 Abr 2011 14:58

Acredito que não estejas ligando a fonte sem carga.

Baixe o Datasheet do CI controlador e verifique alimentação e sinais de seus diversos pinos.

Como esta do lado vivo da rede é prudente usar um transformador isolador.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor styg » 03 Abr 2011 15:32

djalma, não entendi isso da carga, estou ligando sem carga agora, mas quando não funcionou estava com carga.

baxei o ds do tl494 aqui e vou checar, minha esperança é de que esse ruído do vídeo fosse bem característico e que alguém acostumado com manutenção já tivesse um bom chute.
Lucas
styg
Word

Mensagempor MOR_AL » 03 Abr 2011 15:40

Olá Styg.
Não estou acostumado com manutenção. Infelizmente não poderei te auxiliar. Procure obter o esquema da fonte, e tome cuidado com o osciloscópio no lado "vivo" da rede.
Geralmente esse tipo de problema é semicondutor (transistor ou mosfet) com características alteradas, ou pequenos curtos na placa.
No mais é o de sempre, procure por soldas mal feitas.
Boa sorte!
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor styg » 03 Abr 2011 16:22

Chequei com o scope o tl494 e na alimentação dele ta com 2V e uma forma de onda tipo dente de serra.

Vou levantar todos os CIs e transistores da placa e vou trocar tudo na segunda.

A inspeção por solda fria foi a primeira coisa, mas tá tudo bem feito, segunda volto a postar, valeu!
Lucas
styg
Word

Mensagempor enigmabox » 03 Abr 2011 19:08

Meça os resistores de alto valor, parece que tem uns de 560K na placa proximo aos transistores de potencia e outros de 100K no push-pull dos transitores do trafo que comanda os transistores de potencia. Pois já encontrei em varias fontes, resistores alterados, que nao deixavam a fonte funcionar.
Veja também o circuito anti-curto, pode ter um circuito com optoisolador monitorando a saida da fonte ou monitorando o secundario do trafo de potencia.

:wink:
enigmabox

Mensagempor daniellp » 04 Abr 2011 07:46

vc. já verificou o secundário? os retificadores podem estar em curto ( ou com fuga) ou os capacitores podem estar esgotados...

Boa sorte.

Daniel.
Sat-freak....

Visite meu blog e deixe um comentário:
http://antenasesatelites.blogspot.com
daniellp
Byte

Mensagempor styg » 04 Abr 2011 11:16

aÊÊÊ

nao acredito que achei! ehauehuheuahe

graças a dica do enigmabox fui checar os resistores proximos aos transistores de potencia que eu ja tinha trocado, os valores altos tavam legais, mas tinham 2 de 0.5R e um deles estava aberto, substitui por um de 1R aqui pra testar e a fonte ligou.

valeu a todos, mais uma vez o asm51 me salvando heuaheua

editado: alarme falso, liguei a fonte com a carga e depois de 30s ela apagou denovo.
Lucas
styg
Word

Mensagempor zazulak » 04 Abr 2011 18:22

Do lado do transformador pequeno tem 2 transistores, provavelmente 2SC945 ou similar. Quando os transistores chaveadores queimam, é comum danificar estes também.

ps. Na falta do esquema, podes catar na net o esquema de uma fonte AT para pc... a parte de controle é virtualmente identica.
zazulak
Nibble

Mensagempor styg » 04 Abr 2011 21:56

valeu a dica zazulak, vou trocar os dois e checar os resistores ao seu redor.[/list]
Lucas
styg
Word

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos