Equipamento ligado fica mais protegido ?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Equipamento ligado fica mais protegido ?

Mensagempor andre_luis » 27 Mar 2011 12:01

Pessoal,

Posso estar viajando, mas queria entender se há alguma lógica nisso.
Sempre ouvi dizer qua manter um equipamento ligado, o proteje, mas queria entende o porquê.

1 ) Quem mora perto do mar, deixar um equipamento, não só em stand-by, mas realmente ligado, impede a condensação da maresia e a corrosão. OK, faz sentido, pois há um aquecimento. ( embora fique mais susceptível á abalos na rede ).

2 ) Mas no meu caso, que moro distante da praia, deixei um PC ligado na tomada durante mais de 6 meses ( apenas a lampada do carragador da bateria da BIOS ficava acesa ), e bastou retirar da tomada 2 semanas pra dar mal contato no conector P24 da placa mãe. Tive de o retirar e colocar novamente pra funcionar. Acredito que o motivo tenha sido corrosão, pois nem tirei o PC do lugar. Ao religar, deu o famoso código de bips.

Existe alguma proteção estática, ou catódica envolvida ?
( Por acaso, a tomada que alimenta o PC não tem o pino Terra )
Ou terá sido mero azar ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor xultz » 27 Mar 2011 14:41

1 ) Quem mora perto do mar, deixar um equipamento, não só em stand-by, mas realmente ligado, impede a condensação da maresia e a corrosão. OK, faz sentido, pois há um aquecimento. ( embora fique mais susceptível á abalos na rede ).

Provavelmente faça algum sentido. Mas eu não moro perto da praia (mas gostaria), então não posso falar muito. Além de ser uma questão mais de química, e como dizia o Renato Russo, eu odeio química.

Mas no meu caso, que moro distante da praia, deixei um PC ligado na tomada durante mais de 6 meses ( apenas a lampada do carragador da bateria da BIOS ficava acesa ), e bastou retirar da tomada 2 semanas pra dar mal contato no conector P24 da placa mãe. Tive de o retirar e colocar novamente pra funcionar. Acredito que o motivo tenha sido corrosão, pois nem tirei o PC do lugar. Ao religar, deu o famoso código de bips.

Não sei quem é o P24, mas o motivo do osmar podem ser muitos. Inclusive conector de procedência ruim com acabamento de ouro de baixa qualidade ou mal feito. Pode ser acúmulo de poeira, que junto com humidade do ar (se for em SP, junto com todo tipo de poluente que se possa imaginar), provocam todo tipo de reação química possível e imaginável.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 27 Mar 2011 15:14

Então,

A questão da maresia é comprovado para quem mora de frente para o mar, desde a era dos videocassetes. Desligar por um longo período é certeza de que não vai funcionar novamente. Tenho um colega que diz que maçanetas de latão e até janela de alumínio sofre com isso.

Mas no caso do meu PC, ou foi muita coincidencia, ou deve ter algum fator que "desencadeou" esse malcontato. A única interferencia que fiz foi retirar uma tomada da parede.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor mastk » 27 Mar 2011 16:21

A grosso modo, a maresia pode ser vista como borrifadas de agua salgada, logo altamente corrosiva, que eu saiba a longo prazo, tudo que esta no alcanse dela sera coroido.

Ao primeiro momento, nao creio que o fato de ter corrente passando por um conector, iniba ou mesmo reduza o processo de corrosao, mesmo porque, para qualquer efeito catotico ou anodico, deve-se ter um circuito esbelecido...

Sera que, o que o pessoal falo sobre deixar ligado no que se refere a deixar todas as coneccoes sempre feitas nos aparelhos
mastk
Dword

Mensagempor edison » 27 Mar 2011 19:53

Creio que alguns saquinhos de Silica Gel dentro do gabinete ajudem com a humidade. Mas tem que trocar periodicamente.
Outra idéia seria usar aquelas capas plásticas sobre a cpu quando não estiver usando.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor andre_luis » 27 Mar 2011 20:03

edison escreveu:...usar aquelas capas plásticas sobre a cpu quando não estiver usando...

Então deixar o equipamento ligado, realmente o protege ?
Só queria entender o porquê.
( tipo, se é preferível eu entubar o custo da eletricidade, do que o risco de o perder )

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 27 Mar 2011 20:26

quem deve gostar disso são as companhias elétricas ... mas eu não vejo lógica alguma nisso. Para evitar que aparelhos deixem de funcionar em regiões de maresia, quando não for utilizar o aparelho por longos períodos empacotá-lo com saco plástico é uma boa opção.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor andre_luis » 27 Mar 2011 21:28

Veja bem,

Citei a maresia como um exemplo no qual deixar o equipamento ligado o protege. Não se trata do meu caso.

Sei também que é comum usar sachês de sais hidrófilos para extrair a humidade do ambiente.

Porém eu só queria saber se além do efeito Joule - digamos assim - se há algum outro efeito que proteja o equipamento ao deixá-lo ligado, do tipo proteção catódica, ou algo do gênero.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 27 Mar 2011 22:22

Sim andré ... entendi que não é o seu caso .. e disse que não vejo lógica alguma em deixar um aparelho ligado para sua proteção... citei sobre o empacotamento do eletronico apenas como exemplo.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 27 Mar 2011 23:38

Lembrar que ao Ligar, ou Desligar, pode ocorrer transientes.

O Capacitor Eletrolítico é o que mais 'sofre' ao Desligar pois haverá reversão de
Polaridade no Dielétrico (Eletrólito)

etc. etc. ...

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 28 Mar 2011 07:16

Para os mais antigo lembro da TV mascara Negra da GE que nunca desligava, reduzia a tensão das valvulas e tubo, com isso aumentava a vida em 50% dos componentes.

Quanto a corrosão exitem mais de 10 mecanismos de corrosão diferentes e a maioria ninguem sabe direito como funciona, portanto é muito complexo essa analise.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor daniellp » 28 Mar 2011 07:41

Pra maresia não resolve.... morei de frente prar o mar (que saudade) por 3 anos... não tinha o que salvasse os equipamentos... meu primeiro PC (quando morei lá) durou 6 meses... o chipset entrou em curto por causa da "gosma" que se formou na placa mãe... decoder da sky foram 2...

A cada 2 meses tinha que abrir e limpar, as vezes até lavar com água, não tem choro...

Daniel.
Sat-freak....

Visite meu blog e deixe um comentário:
http://antenasesatelites.blogspot.com
daniellp
Byte

Mensagempor RAguiar » 03 Abr 2011 19:54

No supermercado vc encontra aquelas caixas plasticas que parecem de manteiga, tem um negócio dentro que puxa a umidade pra dentro, resolve alguns casos...já usei uma vez no guarda roupas, em uma semana ele puxou 500ml de água pra dentro do pote...
RAguiar
Byte

Voltar para Assuntos Gerais