MTBF ( alguém trabalha com isso ? )

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

MTBF ( alguém trabalha com isso ? )

Mensagempor andre_luis » 12 Mar 2011 18:11

Pessoal,

Estou precisando incluir na biblioteca dos componentes do SCH, o valor estimado de MTBF de cada componente, afim de gerar uma BOM contendo essa informação. Nunca fiz isso antes, mas um cliente exigiu, para auxiliar no gerenciamento da logística do estoque de material.

Para isso pretendo usar uma tabela simples como essa :
http://www.teprom.eng.br/arquivos/MTBF.bmp

Porém, parece muito genérica, ( não considera temperatura, por exemplo ) e coloca num mesmo patamar, componentes de grau de complexidade diferentes ( CIs simples e complexos, frios e quentes ). Além de não ter alguns componetes usados.

Então, tentando usar um critério de estimação um puco mais profissional, encontrei algumas padronizações de estimação. Achei muito complexo, e não sei se valeria a pena tentar entender isso. ( teria também que catar em cada datasheet referencia a algum desses padrões )

Alguem saberia indicar outro critério relativamente confiável ?

Padões
MIL-HDBK-217E-1 Part stress,
MIL-HDBK-217F-1 Part count, MIL-HDBK-217F-1 Part stress,
MIL-HDBK-217F-2 Part count, MIL-HDBK-217F-2 Part stress
HDBK-217Plus
ALCATEL
BELLCORE Issue 5, BELLCORE Issue 6
BRITISH TELECOM HRD4, BRITISH TELECOM HRD5
CNET RDF93 rev 02/95
FIDES Guide 2004
GJB/Z 299B Part count, GJB/Z 299B Part stress
HRD5 TELECOMM
IEC 62380
ITALTEL IRPH93
NPRD-95
Telcordia Issue 1, Telcordia Issue 2
Siemens SN 29500-1, Siemens SN 29500-2005-1 (Siemens Norm)
UTE C 80-810 (RDF2000)
NPRD-95
NSWC-98/LE1 Mechanics

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 12 Mar 2011 18:27

MTBF para cada componente da lista de material? nuss .. complicado
Eu trabalhei um poquinho com isso, e utilizávamos o MTBF para determinar se a empresa adquiria os produtos da china ou não ... (garantia).

http://pt.wikipedia.org/wiki/MTBF
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor andre_luis » 12 Mar 2011 21:30

Como voces faziam para estimar a vida-útil do equipamento final de voces ?
Não consideravam o peso do MTBF ponderado de cada componente ?

_blackmore_ escreveu:...MTBF para cada componente da lista de material?...

A noção de vida-útil diferenciada para cada componente não é nova pra mim, e já vi ao longo da minha vida tabelas como essa de MTBF, mas nunca tive necessidade de aplicar.

Mas, com o Excel tudo fica simples.
O CAD que uso já tem saída nesse formato, e por acaso, já utilizo no SCH ( que exporta para a BOM ) outros parametros que são posteriormente usados na planilha, como a filtragem da aplicação alvo por componente.

Porém, por se tratar de um produto novo, relativamente caro, e uma administração exigente, tem de haver alguma maneira criterioza de estimar a duração do equipamento, ainda mais porque o cliente não é tecnicamente leigo, e por se tratar de uma produção em larga escala, justifica a necessidade desse parametro.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 12 Mar 2011 21:46

André

Achei estranho, devido as diferenças que cada componente é produzido e desenvolvido.
Eu trabalhei pouco tempo em um local onde era utilizado para a determinação da vida útil e também a eficiência testes feitos em laboratórios específicos com cada componente possivelmente utilizável. O documento final era o CDF (Component Data Form) onde com ele que avaliávamos a vida útil ou MTBF aceitável para o produto.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor andre_luis » 12 Mar 2011 22:02

Entendi...

Mas voces utilizavam a informação de MTBF emitida pelo fabricante das partes integrantes do produto acabado, ou determinavam experimentalmente essa vida útil ?

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 12 Mar 2011 22:21

O MTBF era uma das informações que compunham o CDF, portanto para o produto final e feita por um laboratório. Os produtos de novos fornecedores passavam por ensaios aqui no BR de segurança e eficiência energética (IEC60335 + a específica do produto) e um teste de vida, se passavam em todos os testes mais os resultados do CDF o produto era aprovado.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor MOR_AL » 12 Mar 2011 23:26

Vê se te auxilia em alguma coisa...
http://pt.wikipedia.org/wiki/MTBF
Lá tem o endereço ...
http://mtbf.polimore.com/index.php?P=2004411
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor andre_luis » 13 Mar 2011 20:58

Pessoal,

Esse link do Wiki eu acessei, mas a nomeclatura é confusa.
Além disso, me pareceu mais genérico que a tabela que indiquei anteriormente, e duvidei da credibilidade, pelo fato de que os dados aparentemente podem ser inseridos por qualquer pessoa.

Por enquanto, vou considerar o modelamento sugerido pela norma abaixo :
http://www.sre.org/pubs/Mil-Hdbk-217F(1).pdf

Mas gostaria de ter acesso á outras documentações, pois há dispositivos usados no equipamento que não constam nesse aí ( LCD / HD ).
Voces tem acesso á esses dados ?

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 15 Mar 2011 12:27

A nível de Componentes fica muito difícil.

Em seu produto que deveria haver ensaios.

Lembrar que elevar temperatura é equivalente a elervar:

Tensão

Intensidade de Corrente

Potência enfim.

Adcione a isso o Teste de Vibração

De úmidade etc etc

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor andre_luis » 15 Mar 2011 14:03

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:...A nível de Componentes fica muito difícil...

Não vejo tanta complexidade assim.
Um camarada já está colocando essas regras num programinha JAVA, já quase pronto. A temperatura é parametrizável, e a BOM já informa o Target ( comercial / automotivo ), pois na biblioteca dos componentes eu inseri esta classificação.

( Eu estava até procurando um meio de colocar isso numa macro dentro do CAD de SCH - Mentor Grafics - mas não tive saco. Acho que não dá )

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:...Adcione a isso o Teste de Vibração...

Relamente, serão feitos ensaios após concluído o protótipo.

Mas, estamos ainda no Business Case, ou seja, estamos levantando os dados necessários para o administrativo e investidor saber onde estamos colocando os pés. Não há ainda um projeto mecanico pronto, ao menos nos moldes do produto final.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor rona123 » 21 Mar 2011 19:02

Andei fazendo um trabalho nesse sentido onde tinha que avaliar o MTBF de placas de telecomunicações e usei uma referencia bastante parecida com esse doc MIL de um site de suplimentos militares dos EEUU.

Procurei em minhas referencias, mas não encontrei e pelo que vejo tomamos caminhos bem parecidos. A informação veio da matriz da empresa.

Creio que esteja pelo caminho certo.
rona123
Byte

Mensagempor andre_luis » 21 Mar 2011 19:40

olá Rona,

Bom, a estimativa para os componentes já está resolvido com essa norma MIL.

Já para os módulos prontos, encontrei uma especificação para HD, chamada AFR ( Annual Failture Rate ) -> Taxa de falhas por ano.
Fiz uma simulação e o cálculo resultou em algo muito próximo do que aconteceu na prática com o nosso projeto.

Eis a regra :
Falhas previstas = AFR * ( Quantidade de equipamentos ) * ( tempo médio de instalados ).

Gostaria agora de encontrar algo onde pudesse aplicar em LCDs.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor rona123 » 21 Mar 2011 20:59

Andre

O site que usei para pesquisa foi:

http://www.dscc.dla.mil/default.asp

Como já fazem alguns anos (+10) que fiz esse trabalho, estou tendo dificuldade até para achar as informações que usei. (Sabe como é, tudo muda com o tempo ....)

Nesse site tem uma biblioteca de informações, espero que encontre algo para lhe ajudar.

abraço
rona123
rona123
Byte

Mensagempor andre_luis » 26 Mar 2011 22:59

rona123,

Obrigado pela dica, mas não encontrei o que precisava nesse wite.
Entretanto, encontrei uma outra regra de cálculo ( IEC TR 62380-2004 ), e essa aí tem algo sobre LCD :

http://gjbz.ugcn.cn/%E5%9B%BD%E5%A4%96% ... 0-2004.pdf

Achei muito genérico na classificação dos tipos de LCD para um cálculo tão complexo.

+++
andre_luis
Dword

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos