Robô

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Robô

Mensagempor okdok » 25 Fev 2011 15:23

Que tipo de motor é utilizado nesse robôs da gm, fiat, vw.
servomotor ou motor de passo?
okdok
Nibble

Mensagempor edison » 26 Fev 2011 20:42

Na VW-Audi os robos (marca Kuka) usam servos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/KUKA.

http://www.kuka-robotics.com/brazil/br
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Re: Robô

Mensagempor Silvio51 » 09 Mar 2011 22:41

okdok escreveu:Que tipo de motor é utilizado nesse robôs da gm, fiat, vw.
servomotor ou motor de passo?

Eu trabalho com robots ABB e Motoman ha algum tempo.... os mesmos utilizam Servomotores de alta qualidade.... Digo alta qualidade porque alguns robots estäo trabalhando ha mais de 8 anos sem nunca trocar um servomotor.... por[em j[a trabalhei com servomotores "safados" como os WEG (nada contra) e eles dificilmente duram mais que 1 ano.

ps: Favor näo confundir Servomotor com estes motores DC com escovas realimentados com o potenciömetro montado no próprio eixo.
Silvio51
Byte

Mensagempor xultz » 10 Mar 2011 08:25

Silvio, sem querer abusar, mas qual é a diferença entre o servomotor e esses motores com potenciômetro? Eu sou um analfabeto no assunto...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Silvio51 » 14 Mar 2011 11:13

xultz escreveu:Silvio, sem querer abusar, mas qual é a diferença entre o servomotor e esses motores com potenciômetro? Eu sou um analfabeto no assunto...

Bem... um Servomotor é um dispositivo de alta precisão empregado na indústria para controle de movimento, torque e posicionamento. O seu rotor é construído com materiais caros ( ímans de terras raras) corpo de alumínio e cobre de alta qualidade no estator. Dificilmente um bom Servomotor custa menos que R$ 8.000,00... Um Servomotor utilizado no Robot IRB24000 da ABB custa R$42.000,00.... um só heim... (ele possue 6 Servomotores).

Vale lembrar que todo Servomotor precisa de um Drive para funcionar, pois não podemos ligá-lo diretamente na rede... ele funciona com frequências bem maiores que os 60Hz, sendo geralmente em torno de 100Khz...

Tão caro quanto um Servomotor é seu Drive... sendo que cada Servo possue seu Drive específico, não devendo misturar os fabricantes pois são sintonizados ( Alguns até que têm parâmetro de sintonia)...

Quanto a estes servo-porcarias que se conhece.... sem comentários... motor DC com escovas com um potenciõmetro no eixo para realimentar o circuito... são para ser usados em brinquedos... :o
Silvio51
Byte

Mensagempor xultz » 14 Mar 2011 11:20

Mas o servomotor de verdade então não tem realimentação? Ele é bom o suficiente para você colocar um sinal e ele parar no lugar certinho que você deseja?
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Silvio51 » 14 Mar 2011 11:30

xultz escreveu:Mas o servomotor de verdade então não tem realimentação? Ele é bom o suficiente para você colocar um sinal e ele parar no lugar certinho que você deseja?

Tem sim Xults... como os posicionamenos exigidos de um Servomotor são precisos, geralmente se utiliza um resolver (espécie de encoder analógico) só que diferente de um encoder onde a precisão é dada em pulsos ( exemplo 4000 pulsos pos volta) no resolver a precisão é infinita. O resolver está posicionado dentro do Servomotor.
Silvio51
Byte

Voltar para Assuntos Gerais