O que voces acham desse livro?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

O que voces acham desse livro?

Mensagempor MARCANTONIO » 09 Jan 2007 22:05

Pessoal,

Alguém por aqui já leu o livro Microcontroladores PIC - Técnicas de Software e Hardware para Projetos de Circuitos Eletrônicos do WAGNER DA SILVA ZANCO?
Esse livro é lançamento da Editora Érica e não existe muita informação na internet sobre seu conteúdo - comentários do pessoal.

Quem teve a oportunidade de ler gostou?
Vale à pena investir R 103,00 na aquisição do mesmo?

Abraços
MARCANTONIO
Bit

Mensagempor eliandrostz » 10 Jan 2007 06:36

Olá Marcantonio é um livro interessante sim, os códigos fontes estão em assembly e ele dá enfase a comunicação entre microcontroladores fora os materiais mais básicos como display, teclado, A/D, etc..
O conhecimento vem e vai, a sabedoria permanece...
eliandrostz
Nibble

Mensagempor MARCANTONIO » 10 Jan 2007 07:37

eliandrostz,

Obrigado amigo.

Eu comprei o livro no site Livros de Engenharia e agora é esperar para ver.
O valor é bastante salgado R$ 103,00 e o material tem que justificar.
Sou fraco em assembly e programo os meus PICs em BASIC(PBP) e em C. Estava evitando ao máximo trabalhar com o assembly diretamente, mas infelizmente quebrei a cara na utilização de alguns recursos mais avançados e vou ter mesmo de aprender o assembly.

Quando receber o livro deixarei aqui minha opinião.

Abraços
MARCANTONIO
Bit

Livro.

Mensagempor Pask » 10 Jan 2007 16:33

Caro amigo, eu já tenho um livro do Wagner Zanco que fala sobre o PIC 16F628/628A, e gosto muito dele. Ele é uma fonte de consulta permanente que possuo. Em relação ao livro que vc citou, ele deve ser a versão equivalente do CONECTANDO O PIC do Nicolás César Lavínia. Se for, e se estiver escrito nos mesmos moldes do outro livro do Zanco, com certeza, ele lhe será muito proveitoso.
Agora, só uma coisinha: você disse que não conhece muito de assembly né! Então fique sabendo: a linguagem assembly é a linguagem dos programadores masoquistas, ou seja, é para quem gosta de sofrer mesmo! Boa sorte.

Pask.
Pask
Word

Para o Pask

Mensagempor Vonnilmam » 13 Jan 2007 11:17

Caro colega, não força...que papo é esse de masoquista!!!

A maior parte dos programadores de mcu sabe muito bem das importancias entre se programar em C por exemplo ou outra linguagem desse nivel ou superior e da suma importancia de se saber programar em assembler...

Não se esqueça que existem certas tarefas que só um bom assembler resolve, as linguagem de nivel "elevado" nada mais são do que montadores de blocos assembler (e maquina)....Informando ainda que no assembler voce tem pleno controle da maquina o que já não ocorre em C...

Na minha ótica atual sobre assembler e C ou outra linguagem é que o assembler é mais interessante ser utilizado aonde se tem a necessidade de velocidade e precisão do que se esta sendo realizado (eu quero dizer que se pode enxergar melhor a maquina), já em C que é uma excelente linguagem e a qual já venho me aprofundando a mais de 1 ano, percebo sua aplicação em coisas mais complexas, como banco de dados, calculos matematicos graças a sua forma de indexação das informações, é um belissiomo compilador muito bem elaborado...

Mas tem uma coisa, NUMCA DESVALORIZE O QUE VOCE JÁ APRENDEU, um dia voce pdoera precisar recorrer aos mais velhos, e como já dizia alguem, devemos respeitar os mais velhos, porque eles detem a sabedoria de como se faz bem feito....

Até Mais...
Marcos Vonnilmam
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Mensagempor jeanfernandes » 13 Jan 2007 12:27

Von

Sem querer ser chato e ao mesmo tempo sendo, queria ver um exemplo em que voce pode fazer em ASM mas nao pode fazer em C.
Só para informação mesmo.

Grato antecipadamente.

J.
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor MARCANTONIO » 13 Jan 2007 16:37

HEHEHE...

Pelo visto sempre que falamos em linguagem de programação, time de futebol, religião e política as opiniões ficam acaloradas. :D

Programo os meus micros em BASIC e em C e praticamente dá para fazer qualquer coisa. Estou de acordo que fazer um programa grande e complexo só com assembly não é produtivo. Claro que dá para fazer, mas creio que em alguns casos não vale à pena. Claro que toda regra não é absoluta.

As linguagens de alto nível me permitiram desenvolver coisas com rapidez e complexidade inimagináveis se estivesse utilizando assembly, mas sinto necessidade de melhorar meus conhecimentos nessa linguagem. Afinal, conhecimento não ocupa espaço. Não é verdade? :lol:
MARCANTONIO
Bit

Mensagempor Pask » 13 Jan 2007 16:56

Caros amigos agitados, não tenho nada contra a linguagem assembly. Muito pelo contrário, a aprecio muito! Somente com a linguagem assembly é possível ao programador conhecer verdadeiramente as entranhas dos microcontroladores, pois ela nos obriga a saber tudo sobre o dito cujo na hora de programar.
Quando eu digo que esta linguagem é a linguagem dos masoquistas, é porque certas tarefas do assembly são muito cansativas, como por exemplo, a resolução de equações matemáticas. Neste ponto, a linguagem C dá de 10 na assembly! Mesmo assim, posso dizer, que ambas são excelentes linguagens e todos têm o seu ponto forte e o seu ponto fraco. É isso aí...

Pask.
Pask
Word

Mensagempor takapy » 13 Jan 2007 17:04

Olá pessoal,
sou novo no fórum, mas gostaria de dá a minha opinião:
Programo em C e já programei em assembly (PIC). Programar em assembly se torna ruim, quando a coisa começa a ter uma complexidade maior ou quando vc necessita fazer alguma grande mudança na programaçao. MAAAAASSSSSSS, é uma linguagem que precisa-se ter conhecimento. Já aconteceu inúmeras vezes, eu estar programando em C e a coisa não dava certo, até que ia pra assembly (dentro do C) e conseguia ver o que estava acontecendo com minhas rotinas (eram rotinas de base de tempo baseadas no ciclo de instruçao do PIC)...
Concluindo... Ambas são de suma importância pra um bom programador.

Uma coisa é certa: quem passa a progamar numa linguagem de alto nível, não quer mais programar em assembly.
takapy
Bit

Mensagempor microeletronica » 13 Jan 2007 20:12

Estou com o takapy.
Eh necessario saber o assembler e arquitetura do que se esta trabalhando.

[]s/
microeletronica
Byte

jeanfernandes

Mensagempor Vonnilmam » 15 Jan 2007 14:59

Não entendi, Porque voce acha que esta sendo chato....

Será que eu falei alguma abobrinha, se falei peço desculpas,

Sem querer ser chato é claro...

Von
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Mensagempor Fábio Rueda » 15 Jan 2007 22:08

jeanfernandes escreveu:Von

Sem querer ser chato e ao mesmo tempo sendo, queria ver um exemplo em que voce pode fazer em ASM mas nao pode fazer em C.
Só para informação mesmo.

Grato antecipadamente.

J.

Posso lhe dar, de cabeça, até três exemplos de quando se deve utilizar apenas o Assembly: 1) Quando se precisa contar tempos pequenos utilizando os ciclos de máquinas; 2) Quando se precisa saber exatamente o tempo de latência ao atendimento de uma interrupção e; 3) Quando o número de funções do seu equipamento é tão grande que, o seu código fonte, gerado pelo compilador C, não cabe na memória de programa e/ou RAM disponíveis no uC desejado e/ou necessário para a aplicação.

Lhe devolvo a pergunta, é claro, sem querer ser chato... rsrsrs : "O que se pode fazer em C que não pode fazer em Assembly" ?

Abraços à todos.
Fábio Rueda

Voltar para PIC