Senhores, obrigado pelas sugestões!
Tem também a opção de comunicação por infravermelho. O transmissor é um buffer com LED e o receptor é aqueles em um chip. São bem baratos.
MOR_AL
MOR_AL,
Além de não poder utilizar cabos, também não tenho campo visual entre o transmissor e o receptor, daí acho que não vai dar para usar infravermelho.
Mesmo assim valeu pela dica!
Se você não quer esquentar a cabeça com a parte de rádio, use módulos Zigbee da Digi, eles são um doce de se usar. E nessa distãncia, pode usar a mais baixa potência possível.
xultz,
Sempre me interessei em trabalhar com Zigbee, e essa pode ser a uma grande oportunidade! Porém fiz uma busca rápida no site da Digi e achei os preços bem salgados(na ordem de U$ 100,00 pra cima), podendo até inviabilizar o projeto. Módulos Zigbee são geralmente caros assim? Ou é uma particularidade da Digi?
Não vai dar muita dor de cabeça não, até porque a variação da temperatura é lenta e a perda de pacotes de dados não seria crítica.
Que tipo de sensores ( analógico, I2C, etc... ) ?
Uma opção é usar uma placa concentradora e qualquer Telecontroli da vida poderia encapsular todos os sensores num unico pacote.
O ambiente onde ficará essa placa possui um bom sinal de Edge/GPRS ?
André,
Realmente não se trata de um projeto de missão crítica, os dados serão coletados apenas uma vez por minuto, no máximo! Até porque o sinal GPRS nem sempre estará disponível...
A ideia do projeto é medir a temperatura interna dos pneus de um carro durante um certo trajeto e em certas condições, daí a necessidade de um tipo de comunicação em fio.
Posso utilizar um "sensor inteligente", com interface e tudo, ou desenvolver um modulozinho com um sensor "padrão", fazer a leitura com um microcontrolador e enviar o sinal através de uma interface wireless para o meu microcontrolador principal que terá a missão de receber a leitura dos quatro sensores(a princípio) e enviá-los via GPRS quando o sinal estiver disponível.
Estou estudando alguns produtos disponíveis no mercado para medir a pressão dos pneus, alguém sabe qual a interface que utilizam?
Abraços e obrigado!