Ajuda com fonte chaveada

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor chipselect » 11 Fev 2011 13:49

[quote="luisf.rossi"]Ok, muito obrigado, mas você comentou que usa 2 transistores externos. Você diz dois contando com o transistor da parcela do step-down correto?

Obrigado[/quote]

sim, o tal do PNP também tem que ter...
chipselect
Word

Mensagempor luisf.rossi » 14 Fev 2011 08:57

AAaaaaa, eu fiz todo o projeto da fonte, e como eu realmente estava tentdo uma corrente de pico muito grande de acordo com o meu calculo, eu resolvi simular o conversor (usando o MC34063). U simulei no Orcad usando o modelo fornecido pela ON. De inicio eu realmente obtive uma corrente de pico bem alta (em torno de 5A). Porem eu estava esperando conseguir diminuir tal corrente subindo a indutancia. Mas isso so me fez ter picos menos acentuados (como era esperado) porem com quase o mesmo valor. Alem disso eu acabei tendo uma regulaçao pior. Ainda para complementar, na simulaçao estava aparecendo uma corrente de partida de 12A, e nada porximo de um pico, ela se mantinha por um tempo relativamente grande. Isso é normal? Existe alguma saida para o meu problema? Me desculpe tantas perguntas, mas realmente meu conhecimento forte é na parte de eletronica digital, e condicionamento de sinais analogicos (filtros).

Obigado

Obrigado
luisf.rossi
Byte

Mensagempor chipselect » 14 Fev 2011 18:49

subir o valor do indutor deixa a regulagem bem ruim memso... isso é normal nele.

a corrente de pico é "instantânea", não é 5A em 100% do tempo, pois é chaveado (se for direto, algo está errado), e com os capacitores de filtro (entrada e saída) você minimiza esse efeito e pode utilizar a corrente média (um pouco acima) para dimensionar a fonte.

supondo que você esteja calculando para uma tensão de saída de 14,1V com 400mA de corrente, isso dá 5,64W na saída. Chutando uma eficiência de 50%, você tem aprox. 9W de consumo "médio" constante na entrada. 50% de eficiência é bem baixo, não é difícil de conseguir.

como sua tensão vin vai de 9 a 27V, em 9V você teria uma corrente média de entrada igual a 1A e pico bem mais alta com duty cycle eu limito nos cálculos pra ser 50% no máximo.

Com uma tensão de 27V, você tem uma corrente média de consumo de aproxim. 0,4A e uma corrende de pico lá em cima, mas o duty cycle vai ser bem curto...

Bem de forma superficial, o que o mc33063 faz é variar o tal do "duty cycle" pra "compensar" a variação de tensão de entrada e consumo da saída, tentando manter a tensão de saída "mais ou menos" constante.

agora, supondo que você lotou o circuito de capacitores, agora tem que resolver apenas a corrente de pico inicial... pra carga dos capacitores + regulador.
chipselect
Word

Mensagempor luisf.rossi » 14 Fev 2011 19:26

Obrigado!. Como funciona o controlador em si eu ja sabia que era pela varia ção do duty-cicle. Olhando na simulação reaalmente eu não estava conseguindo deixar a fonte em condução continua de modo algum, até que eu limitei bastante a corrente, subindo o resistor que mede a corrente. Isso ajudou bastante e me fez ter uma partida mais amena e consegui finalmente ficar em modo continuo. Primeiro ponto que eu achei estranho é que eu deveria estar em modo continuo desde o primeiro designe. Outro ponto que ue achei estranho, e isso é da simulação, é que a frequenica de chaveamento do MC é MUITO maior do que 50Khz.. No caso é maiot ate que 100khz que é o maximo do MC34063A. Sera que o modelo da ON esta errado?

Abs
luisf.rossi
Byte

Mensagempor MOR_AL » 15 Fev 2011 08:02

Olá luisf.rossi!
Se fosse meu problema eu usaria um conversor do tipo Flyback. Porque?
Porque a tensão de saída (14,4V) se encontra dentro da faixa da variação da tensão de entrada.
Um flyback funciona com "pacotes fixos de energia" (L*I*I/2). Pelo menos a maioria e em condições de funcionamento normais.
Isso independe da tensão de entrada, pois L é constante e o valor de I é limitado a um valor fixo de pico. Normalmente para proteger a chave (mosfet, transistor, etc). A forma de onda da corrente é de uma rampa crescente de zero até I de pico, ou o I de L*I*I/2.
Essa energia acumulada no indutor, é transferida para o secundário no semi-ciclo seguinte, quando o diodo de secundário conduz.
Como a tensão de secundário é fixa e regulada por algum processo eletrônico, a energia é transferida segundo uma corrente em forma de rampa decrescente.
Em um Flyback de modo descontínuo, a corrente de pico de secundário é, pelo menos quatro vezes a corrente média de saída, podendo ser maior.
Não quiz me pronunciar antes porque você mencionou que não estava interessado na teoria “...Resumindo, o que eu estou procurando é alguma referencia para algum CI que seja facil de ser encontrado no Brasil, e não a teoria sobre a fonte em si.”, mas acho que é necessário alguma. Pelo menos para poder se escolher o tipo de fonte a ser empregada.
Com a opção de fonte chaveada do tipo Flyback, existem diversos CIs que podem ser utilizados. Dê uma pesquisada que logo encontra alguma coisa, e o que é melhor, aqui no Brasil e a um ótimo preço.
Particularmente, para pequena potência e pequena tensão de entrada, há alguns mais apropriados.
Bons projetos.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor luisf.rossi » 15 Fev 2011 08:17

Nossa. muito obrigado por toda a informaçao. Quando eu me referi a teoria eu estava falando especificamente da SEPIC hehe pois eu ja tenho uma boa ideia da forma de funcionamento. Você poderia me dar exemplos de CIs que poderiam ser utilizados dentro desta minha faixa de operaçao. Eu estou pedindo pois existem muitos.. e possivelmente você tem conhecimnto dos que são facilmente encontraveis no Brasil.

E você terial alguma boa referencia de teoria para o projeto de um conversor flyback?

Obrigaodo!!
luisf.rossi
Byte

Mensagempor MOR_AL » 15 Fev 2011 22:56

Bom.
Vamos por partes:
1 - O mais chato é que você tem que projetar o transformador da fonte Flyback. Por outro lado, tem ferrites nacionais.
2 - Você deve escolher um Ci para o controle da tensão de saída da fonte.
Duas opções:
a) 34036A. Como já mencionaram, a AN920-D é muito explicativa. Bizú na pg. 36. O chato é que a tensão de entrada não é a que você precisa. No item 3 tem a dica.
b) NCP1200 da On Semiconductor. O datasheet tem também opção da fonte mas, como a outra, não é para a tensão de entrada que você precisa.
3 - Este site te calcula alguns parâmetros: O valor do indutor do trafo do primário, a relação de espiras entre o primáro e o secundário, as formas de onda, que permite que você escolha o mosfet, o diodo e também te sugere o trafo (não precisa calcular mas é importado).
Entre com os seguintes dados:
a) Vin mín = 9V
b) Vim máx = 27V
c) Vout = 14V
d) Iout = 1A (ou outro valor que lhe convenha)
e) f (kHz) = 20 (Tem menos perdas que com maiores frequências e esquenta menos, mas dá trafo maior).
http://schmidt-walter.eit.h-da.de/smps_ ... mps_e.html

Procure por ANs que você vai achar como calcular os outros componentes.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos