- inicialmente seria usado o moc3041 (com zerocross) mas depois de nao funcionar, vi que a tensão reversa do led dele era muita alta entao tive q ficar com o moc3021 mesmo.
Hein???
- realmente não tem caps de desacoplamento exclusivos para o display, somente para o barramento 5V: 100nf pol + 3.3uf elet
Mal sapão... Coloque capacitor prá todo mundo: um prá cada pino de alimentação do PIC, pro display, e assim por diante. Se o problema persistir, colocar um indutor em série pode ajudar bastante.
Já tive problema do display travar o tempo todo porque estava ligado via flat cable de uns 15cm de comprimento. E o comportamento era exatamente este: travava o display, mas o PIC continuava rodando.
Eu fiz um produto que teve que passar por ensaio de descarga de estática (acho que de 8kV), e era chegar perto do display que ele travava. A solução foi controlar a alimentação por um transístor comandado pelo PIC, e a cada 5 segundos reiniciava completamente o display e reescrevia a tela dele, porque a norma aceitava que o display ficasse por até 5 segundos travado. Xunxo dos grandes, mas pelo menos o produto passou (e quase não dá prá ver o display sendo reiniciado).
Ou cheja: esses módulos de display é ter problemas de EMC, então tem que tomar todos os cuidados possíveis.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.