* Informo que as idéias debatidas nesse tópico pertencerão ao domínio público *
Tudo bom pessoal?
Eu peço ajuda de vocês, engenheiros, para vencer o desafio de levar os custos abaixo das plataformas de desenvolvimento de uC. Para que mais gente tenha acesso a essas plaquinhas.
Eu proponho um debate:
Como desenvolver uma plataforma de aprendizagem ARM para que a mesma custe R$50 ao usuário final ?
Eu levanto alguns itens para iniciar o debate:
1) Fabricar apenas para venda em grupo? (Ao fechar n encomendas, fabrica e entrega)
2) Sem fins lucrativos, deixar os fotolitos no fabricante, assim qualquer pessoa física pode solicitar a fabricação de uma placa?
3) Entregar soldada ou deixar para que o usuário solde os componentes ?
4) Concepção modular, do tipo, miniplacas de de 6x9cm, que se acoplam verticalmente, cada placa contendo alguns periféricos, por ex, placa principal contendo o uC + UART e reguladores, outra com ethernet e USB, outra com sensores, outra com LCD, sem que nenhuma custe mais do que R$50. [
vide link]
5) Ou concepção módulo uc + base. A lá embedded artists?
Eu vou disparar uns e-mails à fabricantes de PCB para descobrir se desenvolver em pequenos módulos sai realmente mais barato do que uma placa grande. Eu acredito que sim, já que nem todos os módulos precisarão ser SMD e ter trilhas de 8 mils.