dúvida sobre uso do zigbee ou wifi

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

dúvida sobre uso do zigbee ou wifi

Mensagempor carlos_bugs » 22 Jan 2011 01:13

Olá a todos,

Estou efetuando testes com os módulos zigbee da Maxstream afim de avaliar o desempenho de uma rede do tipo mesh com tais dispositivos.

Fiz testes avaliando o throughput da rede enviando e rececendo dados de um dispositvo coordenador para um end device e vice versa, usando de zero a três roteadores na interface entre os dispositivos.

Os resultados práticos foram muito parecidos com os fornecidos no datasheet do chip xbee, conseguindo com isso em torno de 30kbps (máximo desempenho), sem roteadores entre os dispositivos.

Há uma maneira de otimizar esse desempenho, chegando a um throughput de rede próxima da máxima velocidade nominal determinada pela zigbee aliance (250kbps)?

Andei pesquisando chips para trabalhar com wifi, onde encontrei preços competitivos, porém não sei como poderia utilizá-los de maneira similar a uma rede do tipo mesh, onde eu consigo cobrir uma grande área, como por exemplo, todas as salas de um prédio de vários andares, obtendo uma baixa latência entre requisição e recepção de dados. Segue link de dois dispositivos wifi que poderiam ser avaliandos.

http://www.sparkfun.com/products/10004

http://br.mouser.com/ProductDetail/Micr ... mHGDFlC4OI

A aplicaçao que estou avaliando consiste em módulos eletrônicos que podem estar em qualquer andar de um prédio. De maneira aleatória, várias dessas placas devem acessar um servidor que está, por exemplo no terreo. O tempo entre o envio de uma requisição de dados e a resposta do servidor, não deve superar 100ms, levando em consideração que mais de uma placa pode acessar o servidor ao mesmo tempo (tráfego de dados em cada requição fica próximo de 2k bytes, entre envio e recebimento).

Por esses requisitos , não achei uma maneira de utilizar uma rede zigbee (baixa velocidade), por isso estou pensando numa rede wifi. mas como estou começando, ainda não consegui vislumbrar como ela poderia ser formada.

Por isso peço a ajuda de vocês. Qualquer ajuda é válida.

desde já agradeço a atenção de todos.
carlos_bugs
Bit

Mensagempor xultz » 22 Jan 2011 17:33

Cara, wifi não faz mesh, ainda. Estão cozinhando uma especificação de wifi mesh na IEEE mas não prenda a respiração porque deve demorar mais uns anos até publicarem.
O teu problema é que você precisa de baixa latência, e isso não combina com mesh, porque você não sabe por onde o pacote vai passar. Assim sendo, tua solução precisa ser ponto a ponto, de qualquer maneira. O que me vem à cabeça é procurar soluções wifi de maior potência e ganho, não vejo outra solução.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor carlos_bugs » 24 Jan 2011 03:27

Pois é xultz, estou pensando no wifi. Achei um chip que trabalha com throughput de 4Mbps efetivo em WPA2. Já com interface spi (fácil conexão com microcontrolador).

A minha dúvida maior é se numa rede onde necessite usar muitos replicadores do sinal de rf (acess point), a latencia entre a requisição de dados a um servidor e a sua resposta será significativa? para minha aplicação, não pode passar de alguns mili segundos.

sei que depois que a conexão for estabelecida, o tempo de envio dos dados será minimo, já que não passará de 1kbytes de dados.
carlos_bugs
Bit

Mensagempor tcpipchip » 02 Fev 2011 20:52

Que CHIP voce achou ? :)
tcpipchip
Dword

Mensagempor carlos_bugs » 02 Fev 2011 23:05

o chip que achei que poderia ser aplicável é o WiFly GSX 802.11b/g Serial Module.

segue link: http://www.sparkfun.com/products/8869

já trabalhou com algum desses módulos wifi?
carlos_bugs
Bit

Mensagempor polesapart » 03 Fev 2011 10:45

Alguns chips wifi da marvell operam em modo mesh já de alguns anos, provavalmente usando uma versão draft (rascunho) da especificação. O que não ajuda em nada, por que dificilmente nós mortais teríamos acesso a eles.

Teu problema é interessante, dada a quantidade de dados a ser transferida. A maior parte das infra-estruturas de wireless com necessidade de resposta em baixa latência são redes de atuadores, onde os comandos consistem em alguns poucos bytes. E mesmo assim sempre há algum tipo de tolerância, pois a baixa latência em redes de rádio é sempre probabilistica, pois quando se resolvem os outros parâmetros, ainda existe a relação sinal/ruído, que oscila em presença de interferências, etc. Qual o nível de qualidade que você precisa? Certo percentual dos pacotes sempre serão perdidos, e se houver retransmissão, serão atrasados.
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor tcpipchip » 03 Fev 2011 11:53

polesapart escreveu:Alguns chips wifi da marvell operam em modo mesh já de alguns anos, provavalmente usando uma versão draft (rascunho) da especificação. O que não ajuda em nada, por que dificilmente nós mortais teríamos acesso a eles.

Eu consegui :), levou 2 anos, mas consegui acesso ao SDK deles.
tcpipchip
Dword

Mensagempor tcpipchip » 03 Fev 2011 11:54

carlos_bugs escreveu:o chip que achei que poderia ser aplicável é o WiFly GSX 802.11b/g Serial Module.

segue link: http://www.sparkfun.com/products/8869

já trabalhou com algum desses módulos wifi?

Sim, já trabalhei, eu traduzi o manual inclusive...só que sao carinhos...um módulo WIFI tem que chegar aqui com todos impostos no maximo por U$40,00
tcpipchip
Dword

Mensagempor carlos_bugs » 03 Fev 2011 21:42

Teu problema é interessante, dada a quantidade de dados a ser transferida. A maior parte das infra-estruturas de wireless com necessidade de resposta em baixa latência são redes de atuadores, onde os comandos consistem em alguns poucos bytes. E mesmo assim sempre há algum tipo de tolerância, pois a baixa latência em redes de rádio é sempre probabilistica, pois quando se resolvem os outros parâmetros, ainda existe a relação sinal/ruído, que oscila em presença de interferências, etc. Qual o nível de qualidade que você precisa? Certo percentual dos pacotes sempre serão perdidos, e se houver retransmissão, serão atrasados.

Realmente polesapart a minha aplicação são redes de atuadores. Atualmente a aplicação está com rede ethernet usando SOAP para envio de dados. Por isso a requisição de dados chega a quase 1kbytes de dados. Na verdade os dados válidos chegam a no máximo 50, o resto é encapsulmaneto.

Andei avaliando melhor o sistema e verifiquei que permite uma tolerância de até 70-80 ms entre a requisição e o recebimento dos dados.' Será que consigo ter uma perspectiva de desempenho, usando wifi?

hoje a aplicação atende a esses requisitos numa rede 10mbps ethernet.

Sim, já trabalhei, eu traduzi o manual inclusive...só que sao carinhos...um módulo WIFI tem que chegar aqui com todos impostos no maximo por U$40,00

o que achou do módulo? chegou a avaliar performance, throughput da rede?
carlos_bugs
Bit

Mensagempor luisf.rossi » 20 Fev 2011 17:45

Para esse tipo de distancia e aplicação eu usaria 433Mhz mesmo. Dai neste caso existem diversas opções. Um exempli seria esses modulos que você pode comprar no e-bay: http://cgi.ebay.com/2-x-Wireless-RF-Tra ... 3365186d49

Caso adistancia não de certo você pode usar um repetidor. A latencia seria bem mais controlada.

Existte também um CI da Microchip que funciona bem pareciso porém com um encapsulamento mais simples de se soldar.

Abs
luisf.rossi
Byte

WLAN

Mensagempor tcpipchip » 21 Fev 2011 16:50

Se quiser, eu tenho o modulo WIFI da MICROCHIP. faço pela metade do preço.
http://www.farnellnewark.com.br/placapi ... 032,0.aspx
tcpipchip
Dword

Voltar para PIC