Medir Rotação pela Vela

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Medir Rotação pela Vela

Mensagempor gabriel_prd » 07 Jan 2011 21:20

Boa noite pessoal,
Eu to fazendo a telemetria de um carro Baja e preciso obter o RPM do motor pela indução de corrente na vela [eh um motor de 2 tempos]. Eu tenho um datalogger que consegue a rotação através de um fio enrolado na vela que é apenas encaixado no datalogger, sem conecção elétrica.
Alguém sabe que sensor é esse?
gabriel_prd
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 07 Jan 2011 21:46

olha .. eu entendo que eh um tipo de sensor hall .. qdo ele detecta passagem de corrente é enviado um sinal eletrico, no caso do "fio enrolado" q vc disse .. assemelha-se a um pequeno trafo.
já tentou fazer isso com um sensor hall semelhante aos que tem nos coolers?
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor gabriel_prd » 07 Jan 2011 21:51

Exato, é como se fosse um trafo. Mas pra poder ser um sensor de efeito Hall, teria de estar fechado, e não está. Ou seja, não há passagem de corrente....
Mas eu vou fazer testes com um sensor de efeito hall, vamos ver...
obrigado pela resposta
gabriel_prd
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 07 Jan 2011 21:53

procure sobre Lei de Lenz ... pode lhe ajudar.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor gabriel_prd » 07 Jan 2011 22:00

Uai, mas a lei de lenz diz respeito de variação de campo magnético produzindo corrente.... o meu problema é de variação de tensão na vela que, se o "trafo" montado na vela tivesse em circuito fechado, induziria uma corrente, aí sim seria possível o uso do sensor de efeito hall, certo? Ou tem algum conceito errado no meio do raciocínio?
gabriel_prd
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 07 Jan 2011 22:07

certo ... falei porcaria ...
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 07 Jan 2011 22:58

gabriel,

Eu ja consertei uma lâmpada estroboscópica ou lâmpada de ponto de moto, faz um tempo já mas pelo que me lembro a pinça, o sistema que é preso no cabo da vela, era feita com dois ferrites de formato "U" e o cabo da vela passa no meio dos ferrites, em um dos ferrites tem algumas espiras de fio de cobre.
A tensão e corrente gerada por esse tipo de sensor é muito baixa, mas eu não me lembro quanto, só me lembro que o sensor entrava em um resistor e ia direto para o gate de um TIC106 que chaveava a alta tensão na lâmpada produzindo o flash.

Uma observação: Provavélmente o sistema de ignição para motores 2 tempos é em sua maioria analógico, e estes sistemas produzem duas faísca por volta do motor.

Dei uma procurada aqui mas não encontrei o "papiro" com o diagrama esquemático.

Abraço

André Cruz
Andre_Cruz
Word

Mensagempor xultz » 07 Jan 2011 23:32

Antigamente, beeeeem antigamente um "circuito" comum de se fazer era pegar um fio, dar ums 5 voltas no cabo da vela, uma ponta ligava no chassis e a outra numa lâmpadinha de neon, e o outro terminal ligava no chassis. Também havia montagens que puxava os dois fios da bobina e ligava na lâmpada, em alguns casos era mais mais fácil montar assim. Assim, colocava um de cada em cada vela, e dava um jeito de colocar as 4 lâmpadas no painel. Em ponto morto, com rotação bem baixa, dava para ver a sequência de acionamento das velas, e também dava para ver se alguma delas não estava recebendo tensão, por problemas no distribuidor, ou se o motor não pega por problemas no platinado.
Se uma das pontas da tua bobina estiver no chassis, o princípio é semelhante. Agora, se não estiver... aí não sei.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor MOR_AL » 08 Jan 2011 06:30

Fiz um circuito que indicava a passagem do pulso de corrente no cabo da vela. Tinha uma lâmpada estroboscópica. Servia para ajustar o ponto do distribuidor.
Tinha tres fios. Um era o terra, o outro era conectado à bateria e o terceiro era o sensor. Era capacitivo. Era apenas um pequeno pedaço de tubo de cobre serrado em dois, ao longo do eixo e soldados em uma garra jacaré. Este último era acomodado, por meio da garra, no cabo da vela.
Parece que no seu circuito, o sensor pode ser capacitivo, ou uma antena, que capta o campo eletromagnético gerado pelo pulso de corrente através do cabo. Você liga o terra do equipamento em algum lugar do carro?
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 08 Jan 2011 09:01

Deteta o Campo Elétrico

a HV

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor gabriel_prd » 08 Jan 2011 14:04

Obrigado pelas respostas, pessoal.
MOR_AL, acho que vc matou o problema!! Me parece ser isso mesmo, detectará o campo eletromagnético, pois o terra do datalogger é ligado ao chassi do carro.
Essa semana que vou fazer testes e verificar se a corrente é capaz de acionar um transistor ou SCR, senão farei como uma antena detectando o campo.
Obrigado a todos pelas sugestoes, vou fazer os testes e postos os resultados!
PS.: André, no motor de 2 tempos ocorre uma explosão a cada um ciclo completo, ou seja, é uma relação 1:1, tem uma animaçãozinho no Wikipédia :D
gabriel_prd
Bit

Mensagempor fenix3 » 12 Jan 2011 01:52

gabriel_prd escreveu:PS.: André, no motor de 2 tempos ocorre uma explosão a cada um ciclo completo, ou seja, é uma relação 1:1, tem uma animaçãozinho no Wikipédia :D

Mas se for platinado, tem duas faiscas por ciclo, como ja falaram...
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor gabriel_prd » 12 Jan 2011 08:22

É um só, tem no manual do motor
gabriel_prd
Bit

Voltar para Assuntos Gerais