por Pask » 10 Jan 2007 18:35
Caro Buiz, eu conheço o LM35 realmente. Mas a minha pergunta é sobre o nível desse sinal. Veja que tanto o LM35 quanto o AD595 fornecem sinais de saída de 10mV/°C. Por exemplo, se eu estiver medindo uma temperatura de 5°C, o sinal de saída em ambos os componentes será de 5mV, certo. O que acontece é que o PIC não aceita níveis de sinal tão pequenos em sua entrada analógica para conversão A/D ou será que aceita? Na verdade, estou dizendo isto baseado em documentos. Eu ainda não testei o PIC nesta situação.
Em relação a sua fórmula (VALOR LIDO * 49 / 100), você poderia me explicá-la melhor? Pelo que entendi, se o valor lido for o valor binário 11101011 que corresponde ao valor decimal 235, a fórmula vai dar o valor 115,15°C. É isto mesmo? A minha pergunta é: de onde você tirou esta fórmula? De onde vêm as constantes 49 e 100?
Eu conheço uma expressão que relaciona o maior valor possível em 8 bits (256) com o nível DC de 5V numa regrinha de três, ou seja, (VALOR LIDO * 5 / 256). No caso do exemplo acima, um valor decimal de 235 corresponderia, pela minha fórmula, a uma tensão de 4,59V. Um valor lido, por exemplo, de 34 corresponderia a uma tensão de 0,664V, etc...No meu caso, seria preciso ainda relacionar a variação de tensão de 0 a 5V com uma variação de temperatura p/ indicar o valor correto em graus celsius e não em volts. Aguardo sua explicação.
Pask.