De qualquer forma, estou em busca de informações de pessoas "de dentro", porque eu sei que que as informações "oficiais", às vezes, não condiz com a realidade, principalmente, quando o assunto é "dominio da tecnologia", dificilmente uma empresa assume que compra a eletronica de um terceiro, por ex.
A Gristec ajuda ter uma ideia de quais sao os players (nao todos) do mercado. O que voce disse eh verdade, a maioria (se nao todas) tem que usar a tecnologia de outras empresas, principalmente se envolver comunicaçao satelital (por ex. a Autotrac usa Qualcomm). Hoje com tecnologia GSM, ficou mais simples (assisti um seminario no Masters da Microchip no mes passado sobre isso onde uns argentinos estavam vendendo uma plaquinha com GPS e GSM pra fazer esse tipo de serviço usando modulos com certeza da China).
Ano passado estive envolvido na venda de uma empresa dessas para outra concorrente e pude verificar que:
Nao vale a pena desenvolver equipamento aqui por causa do volume e competiçao dos chineses.
Como o mercado eh muito competitivo e pulverizado, se nao me engano hah mais de 40 empresas fazendo isso, nenhuma tem mais do que 100 mil terminais instalados (a maior acho que ainda eh a Autotrac) e grande parte deve ficar na media de 10 a 20 mil terminais).