Gerenciamento de Projetos

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Gerenciamento de Projetos

Mensagempor dreher » 30 Nov 2010 14:59

Alguem aqui trabalha ou ja trabalhou com tecnicas de gerenciamento de projetos em equipes? É que aqui na empresa aumentamos o nosso quadro de funcionários e agora meu patrão me mandou pesquisar algum metodo eficiente e implementa-lo na nossa engenharia. O outro setor da empresa, que faz a parte de sistemas está querendo utilizar uma metodologia chamada SCRUM, porem pesquisando a mesma não achei que pudesse ser totalmente eficiente para o nosso setor.

E então, alguem ja trabalhou com este tipo de gerenciamento?
dreher
Byte

Re: Gerenciamento de Projetos

Mensagempor andre_luis » 30 Nov 2010 21:08

Na minha opinião, acima de qualquer ferramenta, deve ter alguem gerenciando a evolução e cumprimento das tarefas de perto, de preferencia com domínio técnico das atividades dos parceiros.

Já participei de uma equipe onde o gerente dava pitaco em cada linha de código ou trilha que o camarada roteava. Cada dia ele sorteava um para sentar do lado e entender o que estava sendo feito. O controle dele era feito no velho Excel, e as coisas acabava acontecendo no prazo, com excessões naturalmente. Nas reuniões de acompanhamento das atividades, todos participavam, e as idéias mais brilhantes partiam muitas vezes daqueles que estavam em atividades diferentes.

Já participei também de uma outra onde o gerente nada sabia, as equipes eram setorizadas e apesar de ter um camarada trabalhando em tempo integral no Project, e a qualidade do resultado ficou bem abaixo do que poderia ser.

Resumindo : A ferramenta que escolher, apenas ira potencializar a capacidade do gestor.

Abçs

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor barboza » 30 Nov 2010 23:18

andre_teprom escreveu:Na minha opinião, acima de qualquer ferramenta, deve ter alguem gerenciando a evolução e cumprimento das tarefas de perto, de preferencia com domínio técnico das atividades dos parceiros.

Já participei de uma equipe onde o gerente dava pitaco em cada linha de código ou trilha que o camarada roteava. Cada dia ele sorteava um para sentar do lado e entender o que estava sendo feito. O controle dele era feito no velho Excel, e as coisas acabava acontecendo no prazo, com excessões naturalmente. Nas reuniões de acompanhamento das atividades, todos participavam, e as idéias mais brilhantes partiam muitas vezes daqueles que estavam em atividades diferentes.

Já participei também de uma outra onde o gerente nada sabia, as equipes eram setorizadas e apesar de ter um camarada trabalhando em tempo integral no Project, e a qualidade do resultado ficou bem abaixo do que poderia ser.

Resumindo : A ferramenta que escolher, apenas ira potencializar a capacidade do gestor.

Abçs

+++

Pena que aqui não tem o botão Imagem
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor ivan » 01 Dez 2010 11:37

dreher escreveu:... O outro setor da empresa, que faz a parte de sistemas está querendo utilizar uma metodologia chamada SCRUM, porem pesquisando a mesma não achei que pudesse ser totalmente eficiente para o nosso setor...

Gostaria apenas de entender porque não funcionaria?

Pelo que li, esta metodologia se aplica para qualquer área de trabalho, não só para software. E isso, todas as metodologias de gerenciamento de projetos se propõem a fazer.
O mais comum é a introdução de uma metodologia de gerenciamento de projetos quando a empresa não é estruturada organizacionalmente por projetos e sim por setores, por assim dizer. A empresa precisa ter uma estrutura formal que suporte a formação de equipes dinâmicamente.
Sempre é melhor uma metodologia comprovada do que nenhuma ou o: "eu acompanho do meu jeito".

Os 7 passos do gerenciamento de projetos
Fernando C. Barbi
http://www.microsoft.com/brasil/msdn/te ... jetos.mspx

Restam as perguntas, apenas para replexão:

- A empresa está preparada para esta mudança organizacional?
- As pessoas envolvidas entendem a sua importância no processo de mudança?
- Elas estão motivadas?
- Elas vislumbram os benefícios?
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor dreher » 01 Dez 2010 12:34

ivan escreveu:Gostaria apenas de entender porque não funcionaria?

Eu não sei se funcionaria ou não. Na verdade eu não tenho formação na area de administração ou engenharia para ter essa base de administração de projetos. Creio que possa funcionar, mas se alguem tivesse algum metodo mais especifico para engenharia, talvez fosse mais facil de aplicar. Eu tambem vi, lendo bastante coisa sobre isso na internet, que esse metodo funciona para qualquer area. Provavelmente será esse mesmo que terei que implantar.

ivan escreveu:Restam as perguntas, apenas para replexão:

Sim, a empresa aumentou o quadro de funcionarios na parte de projetos(software e engenharia). Subimos de 2 para 8. E como essa necessidade de gerenciamento é ordem dos socios, estamos todos preparados para essa mudança.
ivan escreveu:- As pessoas envolvidas entendem a sua importância no processo de mudança?

Sim, todos entendem e gostam de ideia de poder mensurar melhor os tempos e quanto que podemos render.
ivan escreveu:- Elas estão motivadas?

Sim, estão bem motivadas, especialmente porque esse rendimento será refletido nos ganhos( salario)
ivan escreveu:- Elas vislumbram os benefícios?

Sim, pelo motivo acima.
dreher
Byte

Mensagempor ivan » 01 Dez 2010 13:12

Dreher,

Já que será vc a pessoa que implantará a metodologia, sugiro que procure fazer um curso a distância de gerência de projetos na FGV - Fundação Getúlio Vargas http://www5.fgv.br/fgvonline/default.aspx.

dreher escreveu:
ivan escreveu:
Restam as perguntas, apenas para replexão:

Sim, a empresa aumentou o quadro de funcionarios na parte de projetos(software e engenharia). Subimos de 2 para 8. E como essa necessidade de gerenciamento é ordem dos socios, estamos todos preparados para essa mudança.

Estruturas Organizacionais

A organização em que o projeto está inserido pode ser de duas categorias: ou é uma organização que vive de projetos, ou é uma organização que adotou o gerenciamento por projetos para a sua administração.

De um modo geral, as organizações utilizam diversas estruturas. As principais são:

* Organização com estrutura funcional: cada funcionário tem um superior bem definido, e as equipes são organizadas por funcionalidade (ex. finanças, produção, etc) ou seguindo estruturas internas da empresa

* Organização projetizada : a empresa é organizada em departamentos, sendo que cada um responde a um gerente de projeto. Algumas áreas dão suporte a todos os projetos.

* Organização matricial : a estrutura matricial é uma combinação das estruturas – funcional e projetizada. Com isso pode assumir características distintas que dependem exclusivamente do grau de relevância que cada extremo é considerado. Pode ser dividida em estrutural matricial fraca, forte e balanceada.

A estrutura matricial fraca mantém o gerente funcional com um nível maior de autoridade parecendo-se mais com uma estrutura funcional.

A estrutura forte se parece muito com uma estrutura projetizada e o gerente de projetos possui grande autoridade, podendo alocar recursos de outras áreas ou mesmo contratar recursos externos para realizar o projeto.

A estrutura matricial balanceada representa um equilíbrio entre os dois extremos, o lado funcional e o projetizado.

fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto

Ou então compre pelo site o livro Fundamentos do Gerenciamento de Projetos da Editora FGV.
Editado pela última vez por ivan em 01 Dez 2010 13:52, em um total de 1 vez.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor dreher » 01 Dez 2010 13:32

Bem, obrigado pelas dicas Ivan. O curso acho meio dificil, mas o livro provavelmente vai fazer parte da estante aqui da empresa.
Assim que eu tiver os resultados dessa implantação de processos posto o resultado.

Bom, se alguem tiver interesse em discutir ideias sobre isso, entre em contato via PM.
dreher
Byte

Mensagempor Jorge_Francisco » 01 Dez 2010 13:39

Usamos ITIL, PMBOK.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor ivan » 01 Dez 2010 13:57

Este link é muito bom sobre as estruturas das empresas:
http://www.google.com.br/url?sa=t&sourc ... tw&cad=rja
ivan
Word

Voltar para Assuntos Gerais