Powerbook G4 17'

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Powerbook G4 17'

Mensagempor chrdcv » 17 Nov 2010 12:50

Saudações!
Devido ficar a maior parte do tempo entre escola e trabalho, resolvi comprar um note. Olhando a seção de usados de um jornal local aqui de beuzonti, identifiquei um modelo interessante: um powerbook g4 17'. O interesse principal deve-se ao fato de nunca ter tido um mac e tb. devido ao processador do mesmo (se não me engano foi um dos últimos notes a "sair" com um ppc). Entrei em contato com o vendedor e o mesmo informou que está a venda por R$1100.00 Achei o preço bem convidativo, questionei a ele sobre bateria, dead pixel dentre outras questões; sendo informado que o mesmo estava oka, somente um ou os dois alto-falantes não funcionavam - mas havia áudio no jack de headphone.

Como nunca tive um mac (na verdade nunca tive um notebook), gostaria da opinião dos Sr(s) em relação aos itens a verificar para concretizar a compra. Caso alguém conheça algum programa de diagnóstico, seria de grande valia tb!

Agradecido,
Christian
chrdcv@gmail.com
chrdcv
Dword

Re: Powerbook G4 17'

Mensagempor msamsoniuk » 17 Nov 2010 15:38

deve ser bem velho hein! tem que ver o ano dele e olhar na tabela lah:

http://en.wikipedia.org/wiki/PowerBook_G4

e pergunte se vem com OSX e que versao eh. normalmente nao eh muito desatualizado nao, para vc ter ideia, o leopard roda retroativo em powerbooks G4 ateh 2002 e eh a versao que eu uso no meu macbook x86 que comprei ano passado!

normalmente os macs fazem um auto-test e crasham logo no boot se tem algo errado... mas existe um hardware test mais detalhado tambem:

http://support.apple.com/kb/TA27134

chrdcv escreveu:Saudações!
Devido ficar a maior parte do tempo entre escola e trabalho, resolvi comprar um note. Olhando a seção de usados de um jornal local aqui de beuzonti, identifiquei um modelo interessante: um powerbook g4 17'. O interesse principal deve-se ao fato de nunca ter tido um mac e tb. devido ao processador do mesmo (se não me engano foi um dos últimos notes a "sair" com um ppc). Entrei em contato com o vendedor e o mesmo informou que está a venda por R$1100.00 Achei o preço bem convidativo, questionei a ele sobre bateria, dead pixel dentre outras questões; sendo informado que o mesmo estava oka, somente um ou os dois alto-falantes não funcionavam - mas havia áudio no jack de headphone.

Como nunca tive um mac (na verdade nunca tive um notebook), gostaria da opinião dos Sr(s) em relação aos itens a verificar para concretizar a compra. Caso alguém conheça algum programa de diagnóstico, seria de grande valia tb!

Agradecido,
Christian
chrdcv@gmail.com
msamsoniuk
Dword

Mensagempor chrdcv » 17 Nov 2010 17:13

Marcelo, obrigado pelas informações. Pelas configurações passadas até agora pelo vendedor parece que é um dos últimos modelos produzidos do G4. Pode soar como absurdo, mas sabe se rodaria numa boa o debian squeeze (com o gnome) ou então o freebsd 8.x ?

christian
chrdcv
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 17 Nov 2010 18:03

se eh um dos ultimos modelos, jah rodar OSX e, em essencia, eh um bsd completo com ports, ipfw, inetd, apache, sshd e todas as tralhas que vc encontra em qq bsd. sobre linux na maquina eu jah nao sei, tem que verificar melhor, eu nao conheco debian.

chrdcv escreveu:Marcelo, obrigado pelas informações. Pelas configurações passadas até agora pelo vendedor parece que é um dos últimos modelos produzidos do G4. Pode soar como absurdo, mas sabe se rodaria numa boa o debian squeeze (com o gnome) ou então o freebsd 8.x ?

christian
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 17 Nov 2010 19:08

Essa maquina G4 deve ser boa, mas se for procurar outro modelo, fuja dos primeiros modelos com Core2Duo e placa de video Nvidia, que saiu apos esta maquina com G4, está dando muito problemas e a Apple está fazendo recall, mas mesmo assim o problema retorna.
Nem precisa rodar Linux, se o sistema vier com OSX roda bem melhor.
Uma versao muito conhecida pra G4 é o Yellow Dog Linux, deve rodar bem no G4, mas não sei se vai ser como o OSX que foi feito pra esta maquina.
enigmabox

Voltar para Assuntos Gerais