SMD e BGA em casa

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

SMD e BGA em casa

Mensagempor mastk » 05 Jan 2007 21:23

Vendo a vitrine da mult, comecei a pensar, uma estação de retrabalho de SMD é um investimento, até q razoavel, pensado no futuro, porém me veio a ideia será q aqueles sopradores de 4500W não substituem a estação? Bem, são R$450,00 vs R$75,00 + uns R$40,00 pra um bico apropriado...

Será q é possivel, se trabalhar com BGA em casa? A maquina de raio-X é compravel? é nescessario, estação especial pra retrabalho com SMD?

Alguem já teria tentado isso, ou teria alguma opnião? estaria eu sendo estupido? :wink:
mastk
Dword

Mensagempor proex » 05 Jan 2007 23:09

Um forninho elétrico de R$49,00 resolve seu problema.
proex
Dword

Mensagempor zielpunkt » 06 Jan 2007 14:59

Olha, pessoal,

Se pensarmos bem, seria uma ótima oportunidade de reforçarmos este tópico pra discutir esse assunto. Principalmente em se tratando de protótipos. Eu vi alguma coisa semelhante ao que o Proex falou, mas não sei aonde :(

Abçs.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor sandei » 06 Jan 2007 15:11

concordo ser de grande interesse !

Fabio !!
sandei
Byte

Mensagempor zielpunkt » 06 Jan 2007 15:23

Só pra ilustrar:

Agora mesmo eu estou às voltas com um conector de 60 pinos - passo 0,5mm - que eu mal consigo enxergar (nem os pinos e quase nem o conector!). Desenho da PCB já é um "Ó". Tentar inventar é problema, porque o fdp é caro pra burro e não dá pra ficar ensaiando nele. Tercerizar montagem, tudo bem...mas pra uma ou duas peças piloto? Eu entendo que vale a pena discutirmos e apresentarmos alternativas caseiras pra esses casos.

Abçs.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor mastk » 06 Jan 2007 17:46

A estação de solda ( aquela q sopra ar quente ), esta bem compravel, hj encotrei nova por R$382,00, bem palpavel vendo o custo-beneficio, com uma dessas fazia re-trabalho em LQFPs sem grandes dificuldades, porém no antigo laboratoria tinha um soprador, tipo um secador de cabelo, só q de 4500W, com um bico mais fino ( q é vendido separadamente ) creio, q se possa trabalhar com SMD de forma um pouco mais rudimentar, já q não se pode graduar a temperatura e msm o bico mais fino é muito mais grosso q o da estação fazendo q pode te dar alguma dor de cabeça nos PCBs mais apertados. Mas como ele custa 3 vezes menos é opção boa pra uso domestico, porém é só o q imagino, será o soprador consegue msm uma temperatura boa?

Minhas duvidas msm são com BGA, como fazer o re-trabalho com ele, e msm como solda-lo?
mastk
Dword

Mensagempor proex » 06 Jan 2007 18:33

Algumas tecnologias nao foram feitas pensando em manutençao pois simplesmente qualquer trabalho ou conserto, inviabiliza o processo.

BGA é um deles. Pelo custo do chip, quando queimar joga a placa fora e pões outra nova.

Um chip BGA geralmente, (na maioria das aplicaçoes) é o componente principal da placa. O que estiver em volta dele serão componentes mais baratos ainda. Trocar um BGA só para nao perder um punhado de resistores, capacitores e outros chips baratos não compensa e pode nao funcionar.

Encapsulamento BGA é usado quando se precisa de altissimas velocidades de processamento. BGA minimiza as capacitancias nos pads da placa. Isso quer dizer que, quem precisa disso são empresas com alta tecnologia e produtos sofisticados. No projeto deste produto, já é previsto desde o inicio a forma de manutençao. E a muito tempo os grandes fabricantes já descobriram que perder tempo trocando chips gera custo. Sai mais barato trocar a placa.

BGA nao é para produçao de poucas peças e sim para a produçao de centenas de milhares de peças.

Se vc esta pensando em adotar encapsulamento BGA, seu projeto esta conceitualmente errado. Reavalie isso.
proex
Dword

Mensagempor mastk » 06 Jan 2007 19:13

Mas como vc usa blackfin? a unica forma de estuda-los então é com kits de desenvolvimentos/amostras?
mastk
Dword

Mensagempor proex » 07 Jan 2007 07:47

Existe Blackfin com encapsulamento LQFP, muito mais facil de manipular, quando se tratar de protótipo. BGA exige placas de 4 layers no minimo senão, como vc acessar os 400 pinos desse chip?
proex
Dword

Mensagempor xultz » 07 Jan 2007 14:43

Eu consigo soldar LPC que tem passo de 0,5mm com ferro de solda (e duas lupas em cima). Eu tenho um conector aqui desse passo e me deu um frio na barriga de soldar ele (porque é todo de plástico, tem pinos curtos, deve ser um terror soldar no ferro), mas ainda não precisei usá-lo e nem tentei fazer a solda...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor mastk » 07 Jan 2007 14:55

400 patas, misericordia XP

ziel, xultz, acho q a estação com soldas diferentes devem ajudar vcs, tem um tipo de solda q fica mais tempo liquida q a normal, passa uma solda no de leve no conector deixa essa solda especial liquida no PCB dai só encaixar e assoprar, e a estação vc pode graduar a temp. do ar e a vazão.
mastk
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 08 Jan 2007 06:15

A solda que fica liquida mais tempo é a prata 80/20.
Ajuda muito é um microscopio 20x e 40x, pois curtos sempre existiram.
Nao gosto de soprador de ar para soldar prefiro uma ponta faca com um bom fluxo resinoso, dependendo da densidade da pcb solda algo e remove algo ao mesmo tempo.
Qto a BGA vi uma pcb de um pager da motorola que achei a saida perfeita foi soldado por baixo, pois em cada encaixe da esfera foi feito um pad, dai basta segurar na posicao e soldar do lado oposto do componente.

SDS
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor guest2003 » 08 Jan 2007 17:51

zielpunkt,

Desculpe o Off-topic... mas vc ta trabalhando com modem gprs ? (esse conector 60x0.5 não me eh estranho ;) )

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor zielpunkt » 08 Jan 2007 18:26

Pô, mastk, eu fui seco no teu link pensando que era algum exemplo bacaninha de como soldar essas encrencas e acabo é vendo um vídeo do PT!!! Caceta, meu!!!kkkkkkk! Ô guest, eu ando brincando com o modulo da CIKA e às voltas com os tais malditos conectores de 60 vias e os do simcard... (Vc não tá louco, não. Vc viu isso por aqui : http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php ... highlight= ).

Bem, voltando ao tópico e sendo mais genérico no assunto (esqueçamos BGAs e tais, por enquanto...), bem que o proex, do alto de sua generosidade, poderia nos falar um pouco mais a respeito do seu forninho de refusão Tabajara bem baratinho, heim??
zielpunkt
Byte

Mensagempor proex » 08 Jan 2007 20:19

Imagem

Esse forninho ai é tudo.

Bota a plaquinha nele, bezuntada de pasta de solda, e coloca pra assar.

Simples e eficiente.
proex
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais