Projeto Osciloscopio OSHW e FOSS

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor rcakto » 18 Out 2010 13:38

Djalma, o problema com relação ao circuito, e que o fabricante não ira dar de graca um circuito para trabalhar com o maximo que o componente suporta.. eu sei que se parase com a preguica e analisace cada opamp eu iria achar a resposta, sendo que voces que tem mais experiencia ira bater o olho e ter uma ideia do nivel de frequencia pelomenos pelo fato dos capacitores e ainda poderiam afirmar que o sinal obrigatoriamente seiria dc pois não tem capacitor de acoplamento nem de passe alto ou baixo....

realmente eu não tenho uma base boa de eletronica, mas pelo fato que assim mesmo calculando aqui e ali, na pratica muitos dos valores calculados não existe... e sem um ociloscopio voce não vai sair da teoria nunca..
sou Tecnico em eletrotecnica, infelizmente so concigo servico na area de instalações eletrica e estudo eletronica por hobby e espero um dia trabalhar nessa area.. mas sem alguns equipamento devidos, não poderei sair da teoria...

mas sobre o ADC da texas, nem sabia dele...

Sam, mas por isso mesmo eu irei usar um adc externo.... e agora irei obrigatoriamente usar em paralelo.... :cry: la vo eu para essa dor de cabeca novamente.... sofria tanto com isso na epoca do PIC...
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor rcakto » 18 Out 2010 14:35

algumas correcoes.... pelo visto o circuito apresentado no datasheet do ADC08B200, trabalha com uma entrada de 1,6Vp-p, o LM8272, gera o referencial de 2,5V, sendo 1,8 em cada entrada... so não entendi o pq de 2 referenciais... bom se eu conceguir arrumar uma forma de comprar esses componentes, metade do caminho vai realmente estar pronto... so vai faltar o circuito de entrada (24V/10Mhz), LMH6702 trabalha com entrada 2Vpp tb...

na arrow americana saiu tudo por uns 47 dolares fora a taxa de envio... o ruim e que somente enviam para empresas e a arrow brasil e uma m**** pq so fazem pedido para grandes unidades....

alguem sabe que modelo de clock comprar?? nao faco ideia de como procurar aquele 50Mhz de "3 pinos"...

EDITADO...

agora uma pergunta... se o referencial é o ZERO pq a tenção de entrada nominal é de 1,6??
rcakto
Word

Mensagempor mastk » 18 Out 2010 21:02

Rcakto, melhor pegar leve para comecar nao?

Se fazer um DSP (ou MCU com AD de DSP), mais um display de LCD, ja atende muita coisa, com 2Mhz, com um canal pode-se tratar sinais de 200Khz.

E nao se esqueca, de pensar no trigger. Acho que o ideal sao dois comparadores, ajustaveis. 74LS da vida, resolver suave.

Esse aqui, eh um LM3914 + 4017. Sem trigger e lento, hj me serve de fetiche rs.
Imagem
mastk
Dword

Mensagempor rcakto » 18 Out 2010 21:17

mas mask, pensa comigo, eu to querendo montar um projeto com a turma, mas ninguem ainda se intereco a falar pelomenos " a beleza, eu posso ajudar nisso!!", agora imagina quem vai querer ajudar em um projeto que não vai ser nada facil sendo que por uns 200 reais vc compra um DSP de 5MHz.... se ficar algo abaixo do que ja existe por ai ninguem vai ter interece de participar.... até agora ta parecendo que eu to montando um projeto para mim mesmo e conceguindo seguir em frente com a ajuda de voces....

bom pelomenos amanha eu vo comprar um ADC paralelo mais ****** que tiver na loja de eletronica aqui perto de casa e vo comecar a fazer algumas funções basicas para processar as informações... nao lembro de mais nada sobre trabalhar com dados paralalelos... vou ter de me virar sozinho e reler uns livros de PIC velho que eu tenho aqui em casa...

Djalma... até sexta eu devo ta comprando todos os componentes desse circuito do ADC08b200.... mas não sei qual é o codigo que devo procurar pelo CLK OSC 50MHz... tem como me dizer qual seria???

Mask, sobre o triger, vai ser meio dificil pensar nele agora... vou deixar para depois... sendo que nem sei exatamento o que é e como funciona o trigger... penso em ser algo como "se houver sinal dispara, pega x pontos e gera o grafico"
rcakto
Word

Mensagempor mastk » 18 Out 2010 21:32

R$200 DSP de 5Mhz? caramba que caro.

Eh isso mesmo quando ao trigger, mas precissa de 2 dois pontos, para ter borda de subida e descida. Soh que precissa ja estar acquisitando, porque o que tem antes do trigger interresa.
mastk
Dword

Mensagempor rcakto » 18 Out 2010 21:46

mask esse valor eu tirei do ML... entao não e certo... mas sobre o trigger, iria precisar de um ADC de 2 canais... um para o a amostra padrao e outra para o trigger... e no caso do ADC08b200 que recomendaram ele so tem 1 porta... pelomenos foi assim que entendi o que voce disse... mas acho que poderia ser programado essa espera de sinal em decida ou subida (voce ta falando de sinal de clock não!?) assim quando o sinal comecar a ser enviado o MCU ja iria atuar pela resposta adquirida pois esse ADC ja tem um clk de comunicação com o mcu, entao poderia aproveitar esse clock para ter o sinal de resposta...
rcakto
Word

Mensagempor rcakto » 18 Out 2010 21:52

mask, um timer com captura e comparador não iria resolver o caso nao?? como eu não tenho experiencia com osciloscopio não vejo exatamente QUANDO o trigger iria ser util, pois um osciloscopio so serve para ver exatamente a forma da onda, o valor do tempo e amplitude do sinal ( em resumo a frequencia a tensão de trabalho)....
rcakto
Word

Mensagempor msamsoniuk » 18 Out 2010 22:57

eu recomendaria vc fechar os seguintes pontos antes de comprar compoenentes:

a) fechar o conceito completo antes para saber efetivamente o que vc vai fazer como um todo, que caracteristicas o projeto vai ter e qual sera sua estrategia para debugar e programar.

b) fechar o esquematico completo baseado neste conceito para saber efetivamente se o circuito eh viavel e comecar o posicionamento dos componentes para ver se o tamanho dah certo.

daih sim, vc pode partir para a aquisicao dos componentes. e enquanto eles nao chegam, vc vai fazendo o layout da PCB.

vale a pena enfatizar: o ADC da national com buffer eh uma dica para resolver um problema complexo, mas eu nunca montei um osciloscopio e, portanto, vc eh quem vai ter que estudar a fundo o componente para ver se o conceito eh bom ou nao.

um conceito que o pessoal usa para definir um projeto eh o conceito de datastream, que diz por onde os dados passam desde a interface de entrada ateh a interface de saida.

bom, no caso do osciloscopio, vc teria:

1) interface eletrica com o mundo externo: vc tem que pensar em que tipo de tensao vc vai ter na entrada e como atenuar essa tensao e como proteger o ADC de tensoes muito grandes.

2) circuito de trigger: vc tem que pensar em como vai fazer o trigger, pois lembre-se que o ADC da national trabalha com 200 milhoes de amostras por segundo, muito mais rapido que qq microcontrolador barato. entao o trigger tem que ser um circuito passivo! uma dica que eu pensaria eh usar um comparador de tensao, de modo que vc seta um nivel de tensao por um DAC e entao o sinal de entrada eh comparado com essa tensao. quando o sinal tem tensao maior que a referencia, vc tem uma borda de subida, quando o sinal tem uma tensao menor que a referencia, vc tem uma borda de descida. mas note que tem que ser um comparador veloz, pq estamos falando de sinais da ordem de 100MHz.

3) circuito de frequencia: vc obviamente vai precisar de um frequencimetro integrado, entao a saida do comparador vc pode aplicar em um contador como o 74F93 (capaz de operar ateh 100MHz) e ele vai dividir o sinal por 16. isso provavelmente eh suficiente para entrar com o sinal em qq timer de microcontrolador barato e, contando o numero de pulsos em 1 segundo e multiplicando por 16, vc vai ter a frequencia no canal de entrada.

4) circuito de janela de captura: vc consegue capturar janelas de 1K amostras a cadencia de 200 Msample/s. mas para pegar o sinal que vc quer, vc precisa saber onde comecar a captura. disso surgem duas opcoes:

a) capturar continuamente e, quando o comparador do trigger indicar uma borda, vc seta um flip-flop com um valor que indica que o ADC deve parar quando o buffer encher. depois de ler pelo microcontroaldor, vc reseta o flip-flop usando um GPIO e o ADC recomeca.

b) capturar em uma janela com inicio definido: vc pode usar o proprio pulso de trigger para comandar a captura: no primeiro trigger vc comeca a captura, pula um trigger e no terceiro vc finaliza a captura. com isso vc tem duas ondas completas com um trigger no centro.

bom bastante teoria ae... tem que estudar a fundo para ver essa teoria funciona! eu ateh teria interesse de participar de um projeto destes, mas no momento nao dah, jah tenho muita coisa para fazer!

rcakto escreveu:algumas correcoes.... pelo visto o circuito apresentado no datasheet do ADC08B200, trabalha com uma entrada de 1,6Vp-p, o LM8272, gera o referencial de 2,5V, sendo 1,8 em cada entrada... so não entendi o pq de 2 referenciais... bom se eu conceguir arrumar uma forma de comprar esses componentes, metade do caminho vai realmente estar pronto... so vai faltar o circuito de entrada (24V/10Mhz), LMH6702 trabalha com entrada 2Vpp tb...

na arrow americana saiu tudo por uns 47 dolares fora a taxa de envio... o ruim e que somente enviam para empresas e a arrow brasil e uma m**** pq so fazem pedido para grandes unidades....

alguem sabe que modelo de clock comprar?? nao faco ideia de como procurar aquele 50Mhz de "3 pinos"...

EDITADO...

agora uma pergunta... se o referencial é o ZERO pq a tenção de entrada nominal é de 1,6??
msamsoniuk
Dword

Mensagempor rcakto » 18 Out 2010 23:52

marcelo, mas como irei seguir rumo da aplicação sem testar ate aonde cada componente pode ir??? como projeto base pretendo comecar usando o que tenho parado aqui em casa... um PIC18F452, dois atmega8 e um LPC2368...

o projeto em si:
estava pensando em trabalhar com 1 entrada de no maximo 24V AC/DC e com frequencia maxima de 10MHz, e 1 trigger.
o LCD seria um grafico comum iguais aos vendidos no soldafria...

a parte de debugar e programar:
se for o LPC seria via serial, entao um debug nao seria possivel via codigo.. vai ter de testar na pratica ao maximo possivel OU alguem faria os teste via JTAG, algo que eu não tenho.... o pic e o atmega estao fora de opcao pq todo mundo sabe que eles sao uma m**** para a aplicação e com o lpc alguem poderia adcionar mais canais e/ou espectrograma que tanto falam sobre isso na net, mas nao sei para que....

em si irei comprar os componentes mas para montar tudo em protoboard assim posso testar e adequar cada componente e ver como cada um ira atuar... depois disso que irei montar o esquema no eagle para fazer a placa definitiva... agora essa parte vou precisar de alguem para fazer... não faco ideia do que fazer para proteger o projeto dele mesmo...

bom aceito comentarios e ideias de TODOS... isso vai ser um investimento que todos os centavos irão contar... ta saindo so do meu bolso mesmo entao eu posso exigir XD~

enquanto isso estarei lendo o datasheet do adc
rcakto
Word

Mensagempor msamsoniuk » 19 Out 2010 01:39

neste caso eu diria que a melhor opcao eh voce comecar fazendo funcionar com o ADC integrado no LPC2368, adicionando o display e bolando a logica de trigger, frequencimetro e exibicao dos dados. daih entendendo bem como funciona com o ADC integrado do LPC2368, certamente vc vai ter um know how bem mais solido para partir para um ADC de alta performance.

tem que ser sistematico, quebrar o problema grande em problemas pequenos e resolver um problema de cada vez! :)

rcakto escreveu:marcelo, mas como irei seguir rumo da aplicação sem testar ate aonde cada componente pode ir??? como projeto base pretendo comecar usando o que tenho parado aqui em casa... um PIC18F452, dois atmega8 e um LPC2368...

o projeto em si:
estava pensando em trabalhar com 1 entrada de no maximo 24V AC/DC e com frequencia maxima de 10MHz, e 1 trigger.
o LCD seria um grafico comum iguais aos vendidos no soldafria...

a parte de debugar e programar:
se for o LPC seria via serial, entao um debug nao seria possivel via codigo.. vai ter de testar na pratica ao maximo possivel OU alguem faria os teste via JTAG, algo que eu não tenho.... o pic e o atmega estao fora de opcao pq todo mundo sabe que eles sao uma m**** para a aplicação e com o lpc alguem poderia adcionar mais canais e/ou espectrograma que tanto falam sobre isso na net, mas nao sei para que....

em si irei comprar os componentes mas para montar tudo em protoboard assim posso testar e adequar cada componente e ver como cada um ira atuar... depois disso que irei montar o esquema no eagle para fazer a placa definitiva... agora essa parte vou precisar de alguem para fazer... não faco ideia do que fazer para proteger o projeto dele mesmo...

bom aceito comentarios e ideias de TODOS... isso vai ser um investimento que todos os centavos irão contar... ta saindo so do meu bolso mesmo entao eu posso exigir XD~

enquanto isso estarei lendo o datasheet do adc
msamsoniuk
Dword

Mensagempor rcakto » 19 Out 2010 03:00

marcelo sam.... eu to com um problema ENORME agora e com isso vai demorar mais do que eu esperava para por em pratica....

1º um erro meu... esquece o que eu escrevi sobre 2 referenciais... na verdade as 2 entradas que dão referencia ao valor maximo e minimo de tensão de entrada e que não podem sair desse valor para o devido funcionamento do chip... e ainda essa tensao ira ser usada para variar os 8 bits.... entao deve ser bem calculada e projetada

2º assim mesmo que ele tenha uma entrada de clock propria para o PLL, que aproposito so assim ele concegue chegar a 200MHz

3º para se ter os dados gravados no buffer, lido do buffer, repassado para a porta paralela tenho de gerar um clock igual ao clock de entrada ( no caso do esquema do datasheet 50MHz) ... mas ainda tenho de verificar...

4º existem pinos que dependendo do estado em alto e baixo para o adc ler ou enviar dados para o mcu e buffer

5º alguns pinos trabalham enviando um clock para o mcu e dependendo deste clock e outras informacoes de pinos enviando alto e baixo voce devera tratar de forma especifica o adc, como ler os dados do buffer pois ele esta cheio....

tem varias coisas a ser observadas antes de colocalo em pratica e algumas informacoes aqui com certeza estao erradas pq eu comecei a ler o datasheet e fui reparando nesses dados e corri aqui para falar o que vem a seguir...

em resumo, para poder trabalhar com esse adc irei precisar de:

ler 8 bits para gerar um Byte;
muitas I/Os (na verdade umas 4 5) para saber em que estado o ADC se encontra e colocalo em alguns determinados estados de trabalho;
um clock de sincronismo ou algo assim;

para o clock posso usar o pwm, mas nunca conegui trabalhar direito com ele desde o PIC, o clock que irei receber posso usar um comparador, e ler as ios para gerar o byte, vai levar algumas horas de erro para me lembrar como fazer isso... mas agora vem a pior parte da historia... de alguma forma terei de colocar o clock do ADC e do MCU em sincronismo para que tudo funcione corretamente senao pode acabar o mcu ler as portas, mas o ADC nao tera enviando naquele exato momento...

entao o primeiro problema... o PWM, segundo, eu AINDA não sei trabalhar com ARM, so o basico do "C" mesmo...mas antes mesmo de postar essa minha duvida, voce ja me deu uma luz... irei comecar a trabalhar com o que tenho em maos agora... o adc interno do lpc, sem contar que depois de tudo pronto so vou precisar adaptar a parte de como trabalhar com o ADC externo e o sincronismo, pois a forma de gerar o grafico e todos os dados estarão prontos e precisando somente de alteralos devidamente...

uma ultima pergunta, como terei de comprar o LCD grafico, esse serve ou vou precisar de outro??

http://www.soldafria.com.br/display-lcd ... -2498.html

fico por aqui e agradeco pela ajuda de todos, volto quando tiver duvidas ou quando poder voltar diretamente para o projeto com o ADC externo ...............................mas como eu sei que sou meio temoso.... e bem capaz de voltar de tempo em tempo para mostrar como esta indo o modelo com o mcu...

EDITADO... estava cheio de erro de portugues e textos sem logica...mas acho que ainda continua com alguma coisa sem logica so não estou vendo aonde....
rcakto
Word

Mensagempor msamsoniuk » 19 Out 2010 16:28

rcakto escreveu:marcelo sam.... eu to com um problema ENORME agora e com isso vai demorar mais do que eu esperava para por em pratica....

1º um erro meu... esquece o que eu escrevi sobre 2 referenciais... na verdade as 2 entradas que dão referencia ao valor maximo e minimo de tensão de entrada e que não podem sair desse valor para o devido funcionamento do chip... e ainda essa tensao ira ser usada para variar os 8 bits.... entao deve ser bem calculada e projetada

entao, o primeiro problema eh justamente observar que os referenciais geralmente sao tensoes pequenas, muito menores que as tensoes que vc pretende medir. se o circuito integrado opera com 0 a 3V, por exemplo, possivelmente o range de operacao que vc vai ter para AC eh algo em torno de -1.5V ateh +1.5V. isso eh bem pouco, entao vc vai precisar bolar um circuito capaz de atenuar a entrada 10 ou 100x de forma linear e sem distorcao, alem de cuidar do shift level.

a ideia eh que sem tensao na entrada o circuito de atenuacao e level shift aplique 1.5V no ADC, assim vc vai ler o valor 127 e determinar que isso corresponde a 0. no caso de uma tensao positiva, supondo uma atenuacao de 10x, vc vai ter 15V no limite, atenuando 10x fica em 1.5V e fazendo o shift-level vai para 3V, assim vc vai ler o valor 255 e isso corresponde a +15V. aplicando a tensao negativa e supondo as mesmas condicoes, vc vai ter -15V no limite, atenuado vai para -1.5V e com shift-level vai para 0V, assim vc vai ler o valor 0 e isso corresponde a -15V.

2º assim mesmo que ele tenha uma entrada de clock propria para o PLL, que aproposito so assim ele concegue chegar a 200MHz

3º para se ter os dados gravados no buffer, lido do buffer, repassado para a porta paralela tenho de gerar um clock igual ao clock de entrada ( no caso do esquema do datasheet 50MHz) ... mas ainda tenho de verificar...

4º existem pinos que dependendo do estado em alto e baixo para o adc ler ou enviar dados para o mcu e buffer

5º alguns pinos trabalham enviando um clock para o mcu e dependendo deste clock e outras informacoes de pinos enviando alto e baixo voce devera tratar de forma especifica o adc, como ler os dados do buffer pois ele esta cheio....

sao os aspectos da intrface... nao eh uma interface simples como a SPI, mas eh mais simples que um ADC paralelo sem buffer. uma boa ideia eh dar uma olhada no datasheet para ver se o valor do clock de 50MHz deve ser exatamente 50MHz ou pode variar. se ele puder ser menor, vc tem a grande vantagem de poder controlar esse clock e assim variar a janela de 1000 amostras segundo qq velocidade de amostragem. se nao tiver exigencia minima, poderia variar de 1000 samples/s a 200 milhoes de samples/s, ficando bem flexivel.

tem varias coisas a ser observadas antes de colocalo em pratica e algumas informacoes aqui com certeza estao erradas pq eu comecei a ler o datasheet e fui reparando nesses dados e corri aqui para falar o que vem a seguir...

em resumo, para poder trabalhar com esse adc irei precisar de:

ler 8 bits para gerar um Byte;
muitas I/Os (na verdade umas 4 5) para saber em que estado o ADC se encontra e colocalo em alguns determinados estados de trabalho;
um clock de sincronismo ou algo assim;

exatamente. a combinacao dos pinos coloca o ADC em diferentes estados, entao tem que entender o que eh cada estado! :)

para o clock posso usar o pwm, mas nunca conegui trabalhar direito com ele desde o PIC, o clock que irei receber posso usar um comparador, e ler as ios para gerar o byte, vai levar algumas horas de erro para me lembrar como fazer isso... mas agora vem a pior parte da historia... de alguma forma terei de colocar o clock do ADC e do MCU em sincronismo para que tudo funcione corretamente senao pode acabar o mcu ler as portas, mas o ADC nao tera enviando naquele exato momento...

tem que ver no datasheet se este clock pode variar. se puder variar, vc tah feito. porem vc precisa de um clock *sem* jitter, ou seja, esse clock tem que ser gerado pelo hardware de timer do microcontrolador, sem nunca envolver software, senao o software vai introduzir jitter e zuar as amostas.

entao o primeiro problema... o PWM, segundo, eu AINDA não sei trabalhar com ARM, so o basico do "C" mesmo...mas antes mesmo de postar essa minha duvida, voce ja me deu uma luz... irei comecar a trabalhar com o que tenho em maos agora... o adc interno do lpc, sem contar que depois de tudo pronto so vou precisar adaptar a parte de como trabalhar com o ADC externo e o sincronismo, pois a forma de gerar o grafico e todos os dados estarão prontos e precisando somente de alteralos devidamente...

mesmo com o ADC interno, vc vai aproveitar varios circuitos se quiser usar o ADC externo: atenuador de entrada, shift-level, logica de sincronismo e trigger, logica de clock do ADC, interface com o display e logica para processar a janela amostrada e plotar as imagens.

uma ultima pergunta, como terei de comprar o LCD grafico, esse serve ou vou precisar de outro??

http://www.soldafria.com.br/display-lcd ... -2498.html

eu acho que dah certo sim. note que um LCD tipico de osciloscopio tem 320x240 pixels, o que significa que soh eh possivel ver 320 amostras na tela. e apesar de ter 240 linhas, normalmente estes osciloscopios possuem 4 canais, o que significa que temos menos de 50 linhas por canal. se isto eh suficiente em um osciloscopio profissa, pq nao seria no seu? o que eh importante mesmo eh ter capacidade de poder fazer zoom em qq regiao da tela, entao nao precisa conseguir mostrar tudo ao mesmo tempo.

eu daria a dica para comecar por UM de dois possiveis caminhos:

a) implementar todo o circuito de entrada, fazer aquisicao dos dados e enviar via serial para um PC para plotar na tela do PC e garantir que a aquisicao esta ok *antes* de comecar a mexer no LCD

ou entao:

b) implementar o LCD e plotar imagens a partir de um buffer senoidal fixo, para garantir que o LCD esta funcionando perfeitamente *antes* de comecar a mexer no ADC.

com isso vc nao fica perdendo tempo pensando se o erro esta no ADC ou no LCD! hehehe :)

fico por aqui e agradeco pela ajuda de todos, volto quando tiver duvidas ou quando poder voltar diretamente para o projeto com o ADC externo ...............................mas como eu sei que sou meio temoso.... e bem capaz de voltar de tempo em tempo para mostrar como esta indo o modelo com o mcu...

EDITADO... estava cheio de erro de portugues e textos sem logica...mas acho que ainda continua com alguma coisa sem logica so não estou vendo aonde....
msamsoniuk
Dword

Mensagempor rcakto » 19 Out 2010 18:54

Sam,

1º vejo que não sou o unico a fazer livros aqui no forum XD~
2º vamo ao assunto...vai seguindo as citações minhas que voce entende melhor...

o LPC é como o ADC08, sua variação depende dos referenciais que vao de 0 a 3,3V sendo que no adc08 voce pode variar esses valores de tensão... ja no LPC acredito que ja seja fixo, o problema e que não tem detalhe nenhum sobre o Vref dele que esta inteiramente ligado aos dados que irei receber do ADC interno... saberia me falar mais sobre a função do Vref?? pois se comparar com ADC externo, o Vref tem a função de dizer qual é o zero ou qual é o limite de tensão pico a pico que ele suporta na sua entrada que no caso do ADC08, vai de 0 a 3,3V sendo o 3,3V configuravel... isso ja indica que vou precisar de um dobrador de onda, mas com a função de elevar a onda para ficar entre 3,3V e 0V em vez de V+ e V- se é que voce me entende...
agora como eu descubro o passo da contagem?? tipo a cada quantos mV aumenta o valor?

o cristal da entrada tem valor minimo tanto para o PLL interno ativo quanto desativado, mas o problema em si e que indiferente do cristal externo ele concegue ter os 200MSPS... mas eu nao li todo o datasheet para saber se da para variar esses msps, estou me baseando nos graficos que tem no datasheet la fala tem uma relacao de distorção da onda com relação a frequencia do clock...e caso seja possivel ter essa variação, pode até colocar uma função de variar os MSPS, assim poderia ter uma amostra mais rapida para o trigger e uma menor para os canais.. pois o valor do clock interfere diretamente na corrente concumida pelo ADC...

"mesmo com o ADC interno, vc vai aproveitar varios circuitos se quiser usar o ADC externo: atenuador de entrada, shift-level, logica de sincronismo e trigger, logica de clock do ADC, interface com o display e logica para processar a janela amostrada e plotar as imagens."

rapaz to entendendo so a metado do que voce disse... mas eu acho que sei o que é esse shift-level...tenho que procurar mais informações a comecar pelos limites de operação do AD interno, so assim eu posso comecar a desenvolver o circuito em blocos, entao poderei me dedicar parte por parte....

sobre o LCD, me indica um que eu compro, pelomenos vamos ter certeza de que vai dar tudo certo...

sobre o teste, eu tenho um multimetro que so mostra o valor da frequencia, sendo assim metade do caminho ja foi percorrido, e pelo valor de tensão e frequencia, é possivel fazer o grafico no papel... so não lembro de cabeca a função, mas tem tudo no meu caderno....e para ter certeza disso é so usar a rede eletrica, 60Hz, usando um transformador com saida de 5v ta otimo para comecar a fazer os testes....

bom infelizmente o meu LPC2368 está bem soldado ao kit entao vou ter de usar o 2478... mas tem um lado bom, eu acho que o modulo dele podera ajudar a dar um buffer extra na plotagem da onda... bom assim mesmo eu vou comecar fazendo o frequencimetro, pois o "voltimetro" ja ta na cara onde ta os valores...e caso seja necessario poderia ate dar os valores de Vpp, Vrms e media, sendo que isso tudo são calculos matematicos com base de um no outro....

esqueci de comentar, como eu vou usar minha fonte da bancada, ela tem uma saida fixa 5V e 2 variaves de 0-20V... para ter 3,3V direito, alguem tem com me arruma um circuito para montar em protoboard de 5V para 3,3V??? tenho 3 dessa , so não é desse fabricante

e qual é o documento da NXP que fala sobre como montar o circuito de gravação via serial?? não tenho JTAG
rcakto
Word

Mensagempor Sergio38br » 19 Out 2010 20:52

Sei que vão me xingar mas olhem este componente

http://www.e-farnellnewark.com.br/cismd ... 726,0.aspx

[ ]`s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor mastk » 19 Out 2010 21:09