design de PCB

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor xultz » 16 Out 2010 16:08

rckato, quando você faz um projeto dum circuito, tem que levar em conta várias aspectos:
- tem que funcionar
- tem que funcionar sempre
- tem que ser barato
- mesmo sendo barato, deve continuar funcionando
- precisa passar em testes de compatibilidade eletromagnética

Até o último ítem, isso é coisa normal do dia-a-dia. Daí quando vai fazer testes de compatibilidade... senta e chora.
A questão é que o resistor não é necessário para funcionar. Ele até atrapalha, se o seu valor não for bem casado com o cristal e o micro. Só que com ele, forma um filtro com o circuito em torno que tende as frequências harmônicas. Eu não sei direito o motivo (mas tem um bom motivo), mas frequências mais altas se propagam melhor, principalmente dentro da câmara anecóica de testes...

Os capacitores foram colocados ali não para inverter a ordem, mas para puxar o GND através daquele caminho, ligando ao pino de GND do micro por uma trilha exclusiva. Devido às trilhas de GPIO que saem dos pinos que ficam entre o OSC e o GND, essa ligação ou seriam impossível, ou cruzaria com sinais sensíveis. Daí o designer puxa pro primeiro GND que ele vê na redondeza, e isso pode causar problemas.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor rcakto » 16 Out 2010 17:56

a ta, agora eu entendi pq o autor de um livro sobre design de pci disse que quando possivel fazer uma linha de terra separado para os osciladores a cristais, mas sendo este metodo muito caro em alguns casos....

sabe qual é o pior disso tudo, e que como eu so tinha trabalhado com pic na epoca que saiu a serie 18F, eu achava uma besteira fazer as placas parecido com o desenho da pagina 7 do arquivo que o sam posto.... sem contar que no maximo eu ja trabalhei foi com triac para chaveamento de motores... de resto QUANDO aparece alguma coisa de eletronica pra fazer e sempre equalizadores e amplificadores que o pessoal pega da net e pede para eu montar.. infelizmente so tenho uma fonte de bancada e algumas protoboards... mais nada de util... agora com o projeto do osciloscopio espero poder continuar a estudar... sem contar que ano que vem comeca a minha faculdade de engenharia eletrica, mas vai demora bons anos para comecar as materias de eletronica... pelomenos de inicio ja vou poder estudar melhor meu livro... tenho a materia so sobre derivada e integral 1 no primeiro periodo....
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor HC908 » 16 Out 2010 18:37

q livro é esta amigop q vc comenta no topico?
HC908
Byte

Mensagempor rcakto » 16 Out 2010 18:40

ta em algum lugar desse site http://www.sonsivri.com/forum/index.php

a proposito se alguem for membro, agradeceria se me desse um convite...
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor Viktor » 19 Out 2010 11:32

Oi rcakto

Quanto a sua pergunta sobre o resistor em paralelo com o cristal :

Este resistor está em paralelo também com um inversor, interno ao circuito integrado em questão, e permite uma realimentação negativa ao inversor fazendo com que este opere perto do meio da sua tensão de alimentação. Desta forma ele opera numa região de alto ganho linear. Este alto ganho faz com que você tenha uma senoide de máxima amplitude possível

Viktor
Viktor
Byte

Anterior

Voltar para ARM