Software para ARM

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Software para ARM

Mensagempor valdir.pavan » 07 Out 2010 16:48

Olá Pessoal,

Estou começando com ARM e gostaria de saber como faço para desenvolver um programa simples que rode em ARM. que está com linux instalado. Como exemplo tosco, como eu faria um calculadora para o Linux embarcado. No meu Desktopo eu tenho ubuntu e windows7 instalado. Tem como eu programar no Windows e rodar no ARM ou tem que compilar no ubuntu para roda no embarcado? Quais programas posso usar para programar e compilar o software para linux embarcado.

Valeu
Valdir Pavan Júnior
Graduando em Engenharia Elétrica - EESC USP
MSN: valdir.pavan@hotmail.com
valdir.pavan
Bit

Mensagempor rcakto » 07 Out 2010 16:57

Valdir, bem vindo a bordo a esse mundo... tambem sou iniciante em arm.. mas so uma pergunta, voce tem base de programação para o uC?? pq se voce não tiver voce so vai saber fazer aplicações em linux para o chip em si... mas saber como utiliza-lo devidamente nada... e nem toda aplicação que voce va precisar de ARM será preciso um OS... sem contar que em muitos casos ira sair mais caro um chip para OS do que um sem as partes necessarias para rodar OS.... comece procurando ver qual a melhor IDE que voce se acomde melhor a trabalhar, pois existem varias pagas e gratuitas, depois e so procurar um kit que de para usar a IDE e cair de cabeca... e caso voce tenha paciencia de esperar um pouco, o tcpip ta montando um kit massa usando o LPC2478 da NXP...

se voce não conhece nada sobre arms de uma olhada nesses sites:

http://ics.nxp.com/products/lpc2000/lpc24xx/ -> sobre o LPC2478

http://www.arm.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_ARM
bom comeco para se enteder um pouco mais sobre esse mundo dos microcontroladores ARMs

depois eu posto mais algumas coisas... não estou no meu pc de estudo...
rcakto
Word

Mensagempor valdir.pavan » 07 Out 2010 17:11

Então,

Eu sai do mundo do PIC agora. Acabei de comprar uma placa de desenvolvimento mini2440 para aprender, essas que a galera compra no ebay. Eu queria começar apenas fazendo software para o SO do ARM, por isso quero saber como faço, quais ferramentas precisam e programas. Eu sei que na maioria das vezes sai mais barato programar ele sem SO, mas estou interessado agora em usar o ARM com SO, mais para frente vou descer e programar "na unha" mesmo. Você tem algum tutorial que começa nivel ABC para eu entender certinho como fazer programas para o uC?

Abraços
Valdir Pavan Júnior
valdir.pavan
Bit

Mensagempor rcakto » 07 Out 2010 17:33

ao basico, comece a aprender o c/c++, caso ja saiba programar nessa linguagem, procure o site do chip que veio no seu mini2440 e pegue os modelos de codigo que tem la... é muito simples programar em arm.. nao tem segredo.. e so ter uma boa base de programação e um otima base sobre manipulação de bits... fora isso tem 2 livros que eu recomendo para ter alguma base de "mecanica de funcionamento do micro" mas os 2 livros abordam familias diferentes, um da NXP e outro da ST Microelectronics

http://www.relativa.com.br/livros_templ ... duto=80426
http://www.relativa.com.br/livros_templ ... Lpc213x%29

lembrando que eu esses enderecos e so para voce saber quais livros... voce deve procurar melhor pois a uma grande variação de precos nos 2
rcakto
Word

Mensagempor valdir.pavan » 07 Out 2010 18:11

O livro do Fabio Pereira eu ja tenho. Usei para fazer comnicaçao USB com pic, pois la explica direitinho.
Alem de saber usar c/c++ quai IDE e compilador é melhor para começar a programar?
Valdir Pavan Júnior
valdir.pavan
Bit

Mensagempor rcakto » 07 Out 2010 18:49

varia MUITO, o pessoal aqui do forum pode lhe ajudar melhor...eu so trabalhei com o keil ate agora, mas muitos preferem o eclipse... se voce for trabalhar com freescale voce esta preso a trabalhar com o coldfire até aonde me informaram... tem uma outra que esqueci o nome mas o livro do fabio usa... so nao gostei pq voce tem que fazer tudo.. arquivo do link e afins...
rcakto
Word

Mensagempor mastk » 07 Out 2010 22:02

Ola Valdir, pelo o pouco que sei, o ideial eh vc ter um PC, rodando linux instalado o eclipse configurado ao seu alvo. Como tudo eh linux as coisas ficam mais simples, se for para rodar no windows via os remendos que tem por ai tudo fica mais dificil.
mastk
Dword

Re: Software para ARM

Mensagempor msamsoniuk » 07 Out 2010 23:39

se o tal do ARM ae esta rodando linux, vc pode comecar aprendendo a usar o linux no PC. afinal, se vc nao tiver o interesse ou vontade de usar o linux no PC, pq vc teria vontade ou interesse de usar o linux no ARM? a dica eh que aplicacoes que rodam no PC devem rodar praticamente sem alteracoes no ARM, bastando apenas recompilar.

valdir.pavan escreveu:Olá Pessoal,

Estou começando com ARM e gostaria de saber como faço para desenvolver um programa simples que rode em ARM. que está com linux instalado. Como exemplo tosco, como eu faria um calculadora para o Linux embarcado. No meu Desktopo eu tenho ubuntu e windows7 instalado. Tem como eu programar no Windows e rodar no ARM ou tem que compilar no ubuntu para roda no embarcado? Quais programas posso usar para programar e compilar o software para linux embarcado.

Valeu
msamsoniuk
Dword

Mensagempor tcpipchip » 08 Out 2010 09:07

E dica, no LINUX, nao tente fazer coisas do tipo, habilitar diretamente via registradores as interrupções do ARM dentro...use mais os devices via abertura de arquivos...
tcpipchip
Dword

Mensagempor rcakto » 08 Out 2010 10:21

tcpip, viajei agora.... tem como entra em maiores detalhes??
rcakto
Word

Mensagempor msamsoniuk » 08 Out 2010 12:42

rcakto escreveu:tcpip, viajei agora.... tem como entra em maiores detalhes??

uma introducao boa sobre sistemas operacionais eh o livro do tannenbaum sobre o minix. eh um classico e vc encontra ele em qq biblioteca de faculdade, explica o que eh um sistema operacional de dentro para fora e inclui ateh exemplos de codigo. e por coincidencia, as primeiras versoes do linux foram escritas usando esse livro como base.

sobre device drivers, tem esse livro online:

http://lwn.net/Kernel/LDD3/
msamsoniuk
Dword

Mensagempor rodolfobandeira » 15 Out 2010 11:18

Valdir, conecte via Hyperterminal no seu KIT. Ao rodar o boot do Qtopia, ele vai abrir no console via rs232 o terminal do linux. Dentro dele você pode compilar aqueles programas de exemplo que o kit disponibiliza. Existe aquele que controla os LEDS da placa, enfim, você pode começar compilando os aplicativos que foram desenvolvidos para ele.
No site friendlyarm.net você tem varios exemplos e tutoriais com as dúvidas que você está nos colocando.

Segue o link para download dos exemplos para linux:
http://www.friendlyarm.net/dl.php?file=linux-examples.tgz

Abs,
Rodolfo Bandeira

valdir.pavan escreveu:Então,

Eu sai do mundo do PIC agora. Acabei de comprar uma placa de desenvolvimento mini2440 para aprender, essas que a galera compra no ebay. Eu queria começar apenas fazendo software para o SO do ARM, por isso quero saber como faço, quais ferramentas precisam e programas. Eu sei que na maioria das vezes sai mais barato programar ele sem SO, mas estou interessado agora em usar o ARM com SO, mais para frente vou descer e programar "na unha" mesmo. Você tem algum tutorial que começa nivel ABC para eu entender certinho como fazer programas para o uC?

Abraços
rodolfobandeira
Bit

Voltar para ARM