transistor para ARM!

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor jonowsky » 23 Set 2010 17:27

Rodrigo, O problema é que ele não satura o transistor, ou ele está sempre saturado?
jonowsky
Byte

Mensagempor Rodrigo F. » 23 Set 2010 17:29

ele não satura! se eu coloco 5v ele chaveia o transistor!
Rodrigo F.
Nibble

Mensagempor rcakto » 23 Set 2010 17:55

pq nao coloca um pull-up 5V entao??
rcakto
Word

Mensagempor xultz » 23 Set 2010 17:55

Rodrigo, você precisa fazer algumas contas.

Suponha que na base do transístor tenha um resistor de 10k. Ao aplicar 5V, você terá uma corrente de base de (5-0,7)/10k = 430uA. Se por exemplo o hFE do transístor for 50, a corrente de coletor na saturação será de 21,5mA, que nesta situação particular é a máxima corrente que carga ligada no display pode consumir (se ele tentar consumir mais corrente, a tensão sobre a carga vai tender a diminuir).
Tá, mas e se a carga precisasse, por exemplo, 200mA? Se você diminuir o resistor da base 10 vezes, colocando de 1k, a corrente de coletor máxima vai passar para 215mA, o que permite acionar a tua carga. Tá, mas e se eu colocar um resistor ainda menor? A corrente máxima do transístor vai aumentar ainda mais, porque a corrente de base vai aumentar. Isso não quer dizer que vai passar mais corrente pela carga, a carga vai consumir o que ela consome normalmente.

Ok, mas voltando ao primeiro exemplo, e se na base você acionar com 3,3V? Bom, a corrente de base será de (3,3-0,7)/10k = 260uA. Se o ganho for 50, a corrente de coletor será 260uA * 50 = 13mA. Note que é quase a metade da corrente, comparado com acionar com 5V.
E como resolve isso? Se baixar o resistor de base para 5,6k, a corrente de coletor será de 23,2mA (faça a conta aí e veja se fiz certo).

Então que você tem que fazer: veja que resistor tem na base, veja o ganho do transístor no datasheet (não é nada incomum o datasheet dizer "ganho de 10 a 100", neste caso, use o hFE no pior caso, que seria 10), calcule a corrente de coletor acionando com 5V, e modifique o valor do resistor até que ele fique perto ou ligeiramente maior acionando com 3,3V do que com 5V.

Complicado? Um pouco, mas isso é conhecimento teórico do funcionamento do teu circuito, e é muito bom saber como teu circuito funciona.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor rcakto » 23 Set 2010 18:30

Xultz, em resumo 1k3 Ohms??? tendo como hFE = 10, to certo??

falando em resistores e i/o alguem me da uma esclarecida nisso aqui:

On each of the following port pins P0.23, P0.24, P0.25, P0.26, P1.30, P1.31, P0.12, and
P0.13 (when configured as general purpose input pin (s)), leakage current increases
when the input voltage is Vi ≥ VDD I/O + 0.5 V. Care must be taken to limit the current to
less than 4 mA by using a series limiting resistor.
Editado pela última vez por rcakto em 23 Set 2010 18:42, em um total de 1 vez.
rcakto
Word

Mensagempor jonowsky » 23 Set 2010 18:42

Rodrigo, você comentou que fez testes com o 337 e o 327, neste momento está utilizando qual? caso esteja com o circuito da imagem que postei anteriormente (BC327), o comportamento deve ser o seguinte: pino do ARM em "1" transistor em corte (aberto), pino do ARM em "0" transistor saturado (fechado).
jonowsky
Byte

Mensagempor RobL » 23 Set 2010 21:04

Bom, nos LPC17xx, 13xx, 11xx, há que respeitar a limitação em torno de 4mA exceto nas portas do SPI e uma outra lá que não lembro .
Outro porém é que a tensão hi fica em torno de 2,8V ou até 2,7V, dependendo da carga até menos.
Se o emissor do PNP estiver com 3,3V ou pouco maior, já vai ter corrente tendendo a fechar o transistor, teremos algo maior que 0,5V entre base e emissor (com a porta alta!!).
Sugiro colocar o resistor de pullup entre base e emissor (diferente do esquema do jonowisk( vulgo ionóvisk), isto dá também estabilidade térmica ao transistor e o outro resistor entre a base e a porta.
Desta forma, quando em zero, na porta, teremos a corrente de base + a corrente do pullup. Esta soma não deve superar 4mA. Se superar, a diferença entre hi e low cai (low fica maior e hi fica menor) e aí pode ficar na faixa linear, ou seja, não corta, não satura.
Se esta corrente não for suficiente é necessário um transistor com maior HFE.
Observar o que o DJ colocou, quanto a tensão do led, no cálculo da corrente(resistor) de coletor. Tem que funcionar.

NOTA: lí isso no manual dos CM3 da NXP : A porta é melhor como fornecedor de corrente do que como "comedor" de corrente. Se estiver correta essa leitura, devemos nesses chips preferir displays catodo comum!!! Os 4ma é o recomendado com porta alta. Não informam em low, mas dá pra ver pelo gráfico.
Editando:
Informam sim, também é 4ma.
RobL
Dword

Mensagempor styg » 23 Set 2010 23:30

cara, primeiro bota um esboço do que tas fazendo, senao fica dificil.

tu ja tentou botar o resistor da base do transistor (que se eu entendi nao ta conseguindo acionar pelo mcu) direto nos 5v pra ver se ele chaveia??

pra saber se o problema é o transistor ou o mcu.
Lucas
styg
Word

Mensagempor Silvio51 » 23 Set 2010 23:58

RobL escreveu:NOTA: lí isso no manual dos CM3 da NXP : A porta é melhor como fornecedor de corrente do que como "comedor" de corrente. Se estiver correta essa leitura, devemos nesses chips preferir displays catodo comum!!! Os 4ma é o recomendado com porta alta. Não informam em low, mas dá pra ver pelo gráfico.
Editando:

Robl... isso näo tem nada a ver... näo importa se o Display é de anodo ou de catodo comum já que ninguém é louco pra ligá-los diretamente no pino do mcu. Se vai se usar transistor para acioná-los, isso(Catodo ou Anodo comum) tanto faz...
Silvio51
Byte

Mensagempor xultz » 24 Set 2010 09:35

falando em resistores e i/o alguem me da uma esclarecida nisso aqui:

Essa é fácil.

O circuito de entrada de uma GPIO é (de forma extremamente resumida) esta aqui:
Imagem

Imagine que o VDDio seja de 3,3V. Aí você atocha a entrada na fonte de 5V. O que acontece: o diodo mais para cima vai ter 5V no anodo, e 3,3V no catodo. Uma diferença de tensão sobre ele de (5-3,3), polarizado diretamente. Ele entra em condução, só que como o diodo tende a ter uma resistência interna perto de zero quando polarizado diretamente, a corrente tende ao infinito e o micro explode.
Assim, você deve colocar um resistor em série com pino de entrada, cujo valor seja no mínimo (5-3,3-0,5)/4mA (o 0,5 é a tensão de junção do diodo).

Ficou claro?
xultz
Dword

Mensagempor xultz » 24 Set 2010 09:36

Xultz, em resumo 1k3 Ohms??? tendo como hFE = 10, to certo??

Não sei, de onde você tirou este valor? E o hFE do transístor que você está usando, já viu no datasheet se é 10 mesmo?
xultz
Dword

Mensagempor Rodrigo F. » 24 Set 2010 10:18

caros amigos depois de fazer todos os testes explicados, muito aprender e muito apanhar resolvi usar displays catodo comum com BC 327!! pronto funciona!! num sei se foi alguma burrice minha mas num funfava!! resolvido!

obrigado pela ajuda e atenção de todos os companheiros e pelas aulas de eletrônica que eu nem lembrava mais!! hehe

abraço!!
Rodrigo F.
Nibble

Mensagempor RobL » 24 Set 2010 10:19

RobL wrote:
NOTA: lí isso no manual dos CM3 da NXP : A porta é melhor como fornecedor de corrente do que como "comedor" de corrente. Se estiver correta essa leitura, devemos nesses chips preferir displays catodo comum!!! Os 4ma é o recomendado com porta alta. Não informam em low, mas dá pra ver pelo gráfico.
Editando:

Robl... isso näo tem nada a ver... näo importa se o Display é de anodo ou de catodo comum já que ninguém é louco pra ligá-los diretamente no pino do mcu. Se vai se usar transistor para acioná-los, isso(Catodo ou Anodo comum) tanto faz...

Para não gerar interpretações errôneas, a leitura que disse que ví , procurando no manual encontrei. Se refere somente a porta High-drive output pin (PIO0_7) por exemplo no 11xx e na porta correspondenta nas outras series de CM3 da NXP.
Ioh = 20ma e IoL = 4mA.
Portanto nesses casos, conforme escrito antes é preferível (notar preferível) usar uma carga ativa em nível alto, ou seja, sai corrente da porta para carga, quando esta estiver ativa.
Certamente usando uma interface qualquer, até 4mA tanto faz entrar ou sair corrente.
Aproveitando, já que é uma dúvida que já vi com vários usuários, cabe completar que 4mA não é um limite, nas portas comuns. Acima disso o nivel low cresce e o hi diminui e ainda depende da carga nas outras portas. Porém a recomendação prática é não superar os 4mA e 100mA máximo no pino Vss.
Editado pela última vez por RobL em 24 Set 2010 10:25, em um total de 1 vez.
RobL
Dword

Mensagempor jonowsky » 24 Set 2010 10:24

Rodrigo F. escreveu:caros amigos depois de fazer todos os testes explicados, muito aprender e muito apanhar resolvi usar displays catodo comum com BC 327!! pronto funciona!! num sei se foi alguma burrice minha mas num funfava!! resolvido!

obrigado pela ajuda e atenção de todos os companheiros e pelas aulas de eletrônica que eu nem lembrava mais!! hehe

abraço!!

Rodrigo, coloque o esquema que utilizou ai se possível. Eu geralmente uso BC337 em displays Catodo comum (ou quando desejo chavear 0 para qualquer situação) e BC327 em Anodo Comum (Quando desejo chavear VCC para qualquer situação), por questões de polarização do BC...
jonowsky
Byte

Mensagempor Rodrigo F. » 24 Set 2010 10:46

jonowsky escreveu:
Rodrigo F. escreveu:caros amigos depois de fazer todos os testes explicados, muito aprender e muito apanhar resolvi usar displays catodo comum com BC 327!! pronto funciona!! num sei se foi alguma burrice minha mas num funfava!! resolvido!

abraço!!

Rodrigo, coloque o esquema que utilizou ai se possível. Eu geralmente uso BC337 em displays Catodo comum (ou quando desejo chavear 0 para qualquer situação) e BC327 em Anodo Comum (Quando desejo chavear VCC para qualquer situação), por questões de polarização do BC...

jonowsky o circuito é igual ao que você postou do 4shares só que em vez de ter tensão no emisor eu coloco ele no gnd e aterro o display quando o trabsistor fechar!!
Rodrigo F.
Nibble

AnteriorPróximo

Voltar para ARM