rcackto, a melhor dica que posso dar é a que já te apresentaram, e a que vc mesmo sugeriu: formalize melhor teu projeto, e esqueçamos o hardware por enquanto.
Pois tem "N" variáveis aí. E começar pensando se vai ser necessário economizar pinos ou não não é o caminho. É preciso entender que você tem várias opções para gerar vídeo, dependendo muito do que você considera um mínimo aceitável; Vídeo é complexo, não tem muito milagre, vc quer por um shift register tocando um LCD com um único pino de um pic de 8 pinos? Claro que dá pra fazer: mas quantos quadros por segundo (ou melhor, segundos por quadro neste caso hehehe) são necessários pra uma interface com o usuário decente?
E por aí vai: Quantas cores você vai precisar exibir simultaneamente? Qual resolução mínima é aceitável? Você vai usar imagens de alta resolução, e se sim, em que contexto?
Antes de responder essas perguntas (e outras até mais importantes que devem vir antes dela), é preciso estar com a visão geral bem formalizada.
Senão vc vai fazer como trabalho de universidade, o cara se propõe a mudar o mundo ou explicar como funciona a cabeça das mulheres como trabalho de conclusão de curso, vai apressado ao laboratório e começa logo montando uma protoboard com um pic de 8 pinos, um 555, três leds, vai ligar a alimentação e dizer "faça-se a luz!", e no máximo vai sair só uma fumacinha, e quando ele perceber que o buraco é mais embaixo, que daquele ferramental ele não extrai nem o começo, vai pensar "droga, onde fui me meter?"
E pq eu usei esse exemplo? pq sem aparar algumas arestas e definir algumas direções, teu trabalho vai acabar ficando *mais* complicado que explicar como funciona cabeça de mulher.