[GERAL] duvida sobre os tipos de memoria interna

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor Viktor » 11 Set 2010 16:58

polesapart escreveu:Esta descrição não é muito precisa. Se ele sempre tivesse que parar o pipeline pra fazer fetch, não seria um pipeline, não é mesmo? :D

Nada a ver. Qdo há uma instrução de salto o pipeline é esvaziado e novamente preenchido qdo o salto é completado e continua a ser um pipeline. Por que você acha que quando a instrução acessa uma memória ou faz um salto a instrução nunca é num ciclo ?
Viktor
Byte

Mensagempor polesapart » 11 Set 2010 18:24

Viktor escreveu:
polesapart escreveu:Esta descrição não é muito precisa. Se ele sempre tivesse que parar o pipeline pra fazer fetch, não seria um pipeline, não é mesmo? :D

Nada a ver. Qdo há uma instrução de salto o pipeline é esvaziado e novamente preenchido qdo o salto é completado e continua a ser um pipeline. Por que você acha que quando a instrução acessa uma memória ou faz um salto a instrução nunca é num ciclo ?

Bom, me desculpe, eu não observei que você estava falando de um data fetch quando afirmou "acesso aos dados". Na minha cabeça entrou code fetch hehehe. Ignore-me ;)
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 11 Set 2010 19:45

eu achei o diagrama em blocos do ARM7-TDMI:

Imagem

no fim das contas o ARM nao eh muito melhor que um 6502 da decada de 70 extendido para 32 bits e tenho minhas duvidas se nao perde mesmo para um PIC hehehe. o projeto deve ser muito antigo mesmo, visto que qq processador CISC da decada de 80 jah implementava arquitetura de harvard e caches on-chip.

e de fato, nem precisava ser uma cache de verdade, podia ser aquela queue de 3 words que o 68010 implementava jah em 1982 e que permitia que a unidade de execucao rodasse loops curtos de 3 words sem gastar bandwidth do bus de dados, deixando-o totalmente livre para mover dados.

tah louco, muito ruim esse ARM7, soh podia ser coisa do fabim! huahuahua :D

polesapart escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:que lixo hein! :)

Pô, se fosse exatamente assim como deu a entender o colega, perderia pro feio pra um PIC com metade do clock, ñ é o caso né hehehehe :P
msamsoniuk
Dword

Mensagempor rcakto » 11 Set 2010 20:01

acredito que é um dos motivos que a serie ARM so foi mundialmente falada, até em jornais, depois que usaram a serie CMx (nao lembro se era o 3 mesmo) nos smartfones que comecou o interece de saber mais sobre ARMs... para se ter uma ideia, em 2005 eu li uma materia sobre o arm em um smartfone em revista de informatica e falava que ARM era processador nao microcontrolador.... so fui saber que era microcontrolador esse ano... sao muitas informacoes adversas e situações em que esses microcontroladores se encontram que atrapalha o desenvolver dele no brasil.
um ex.: 2478 tem muito periferico comparado aos famosos dsPICs mas ele tem muitos problemas de fabricação... e que isso e por culpa da nxp, ate me falaram para eu nao usar esse fabricante e passar para a ST que tem menos problema e este é um fabricante muito bem divulgado como associado da marca ARM, e um dos primeiro fabricantes a comprar os direitos de fabricação dos novos modelos que a ARM desenvolve
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor polesapart » 11 Set 2010 20:06

Marcelo Samsoniuk escreveu:eu achei o diagrama em blocos do ARM7-TDMI:

no fim das contas o ARM nao eh muito melhor que um 6502 da decada de 70 extendido para 32 bits e tenho minhas duvidas se nao perde mesmo para um PIC hehehe. o projeto deve ser muito antigo mesmo, visto que qq processador CISC da decada de 80 jah implementava arquitetura de harvard e caches on-chip.

Veja, o armv4t nunca foi otimizado pra performance bruta. Até anos atrás (o desenho realmente é velho) não existia nada comparável em termos de performance / consumo de energia. Hj tem coisas muito melhores, mas não creio que em CISC, ainda :P

É exatamente pq todo mundo tava indo pra caches e o escambau que bolaram este cara na época em que bolaram: o jitter deste cara é baixo.

Marcelo Samsoniuk escreveu:e de fato, nem precisava ser uma cache de verdade, podia ser aquela queue de 3 words que o 68010 implementava jah em 1982 e que permitia que a unidade de execucao rodasse loops curtos de 3 words sem gastar bandwidth do bus de dados, deixando-o totalmente livre para mover dados.

tah louco, muito ruim esse ARM7, soh podia ser coisa do fabim! huahuahua :D

O arm7tdmi é tosco mesmo, mas o barramento dele é bem feitinho, a forma que ele sinaliza o tipo do acesso (se código ou dados), e a jogada de tacar no bus de endereços que o estagio decode faz permite que o estado fetch pegue dados que já foram solicitados. Assim, sem lógica externa nenhuma fora do core, vc pode ter uma cpu super simples e pode otimizar pra consumo de energia, minimizando transístores. Põe uns buffers e umas putarias auxiliares externas também simples, e a performance sobe. Mas não sobe pra níveis cavalares, pra fazer isto por mais que ele tivesse uma lógica auxiliar toda fodona, a idéia do bicho é ser simples: um carro popular com consumo otimizado. A arm não tá na fórmula 1 :P

O arm7tdmi é um carro 1.0 aspirado, com a injeção eletrônica bem desenhada e lubrificação moderna :P Ele pode até bater um carro 1.8 carburado desregulado, mas regule-o ou pegue um carro 1.4 moderno e óbvio que ele (o 1.0) não tem + chances :D Nem todo carro é de corrida :P
polesapart
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 11 Set 2010 20:07

Marcelo Samsoniuk escreveu:....no fim das contas o ARM nao eh muito melhor que um 6502 da decada de 70 extendido para 32 bits ...

Parodiando Herivelto Martins e Marino Pinto (Cabelos brancos)

Não falem desse 6502 perto de mim
Não falem prá não lembrar minha dor
Já fui moço, já gozei a mocidade
Se me lembro dele... me dá saudade...

E agora em homenagem ao meu fim
Não falem desse µP perto de mim

rs
DJ
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 12 Set 2010 13:24, em um total de 1 vez.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 11 Set 2010 20:15

O MOS Technology 6502 é um microprocessador de 8 bits projetado por Chuck Peddle para a MOS Technology em 1975. Quando foi apresentado, era a UCP completa mais barata do mercado, custando cerca de 1/6 (ou menos) do preço de dispositivos similares feitos por grandes empresas concorrentes, como Motorola e Intel.
Era ainda mais rápido do que a maioria deles

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/6502

E era aparentemente simples : Acumulador , Reg X, Reg Y . Stack Pointer e PC

Digo aparentemente pois, na verdade toda a Pág. Zero da Ram era como Registro interno
da CPU

Era baseado no 6802 da Motorola

DJ
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 12 Set 2010 13:32, em um total de 1 vez.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor mastk » 12 Set 2010 13:02

En taru samsoniuk, rcakto.

Vendo seus objetivos, de estudar e ter um contato com os ARMs, mas sem fazer tudo do zero, como estou fazendo com os 68K/ColdFire, acho um bom caminho, comprar um kit de desenvolvimento, que atenda seus interreses, disso podera se focar no aprendizado da nucleo e sua periferia.

Melhor ainda eh comprar um kit de alguem do forum, que ia tera supurte 24 horas rs. Acho que Rodrigo PA e Miguel (Tcpipchip), fazem alguns.
mastk
Dword

Mensagempor polesapart » 12 Set 2010 16:17

O engraçado era que o samsoniuk é afficionado por powerpc e pelo fato dos maiores fabricantes cisc terem bolado implementações de cpu baseadas numa cpu risc c/ translador dinâmico de instruções + lógica auxiliar (se não me engano o pentium foi o primeiro, seguido da brincadeira da amd ter roubado o projeto dele, etc.). Embora por outro lado ele tenha uma paixão platônica pelos 680x0 :D Uma vez ele me pediu pra trazer pra ele um macintosh de sampa (céus, se é que era isso, vai ver era mais antigo aahuehuae) , nunca vi alguém tão feliz com um brinquedo velho ahuehuahue, até parecia novo :D

Acho que ele vem aqui pra alfitenar o arm toda vez que pode, só pra encher o saco do fabim, o que é compreensível :P
polesapart
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 12 Set 2010 18:02

era um mac com 68040 e continua funcionando redondo ateh hoje! :)

polesapart escreveu:O engraçado era que o samsoniuk é afficionado por powerpc e pelo fato dos maiores fabricantes cisc terem bolado implementações de cpu baseadas numa cpu risc c/ translador dinâmico de instruções + lógica auxiliar (se não me engano o pentium foi o primeiro, seguido da brincadeira da amd ter roubado o projeto dele, etc.). Embora por outro lado ele tenha uma paixão platônica pelos 680x0 :D Uma vez ele me pediu pra trazer pra ele um macintosh de sampa (céus, se é que era isso, vai ver era mais antigo aahuehuae) , nunca vi alguém tão feliz com um brinquedo velho ahuehuahue, até parecia novo :D

Acho que ele vem aqui pra alfitenar o arm toda vez que pode, só pra encher o saco do fabim, o que é compreensível :P
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 12 Set 2010 18:05

essa historia de que o 6502 era mais barato, mais completo e mais rapido na realidade eh uma grande lenda urbana que circula na internet! :)

eh fato que o 6502 custava mais barato que os concorrentes quando foi lancado. mas ele nao necessariamente custava mais barato para ser fabricado e, de fato, eram os concorrentes que estavam praticando precos absusivos na epoca. quando os concorrentes nivelaram os precos, a vantagem competitiva do 6502 desapareceu.

em relacao a ser completo, na verdade seria o contrario. o 6502 eh uma versao simplificada do 6501, que por sua vez era uma versao simplificada e compativel pino a pino com o 6801. e tanto os 650x quanto os 680x sao processadores com poucos registros quando comparado ao antigo 8080:

Imagem 680x (1974)
Imagem 6502 (1975)
Imagem 8080 (1974)
Imagem Z80 (1976)

a principal desvantagem do 6502 em relacao ao 6801 e 8080 eh justamente a falta de registros de 16 bits. e a diferenca fica maior ainda com o Z80 na jogada! :)

finalmente, em relacao a performance: pura lenda!

veja que o 6502 requer apenas 2 clocks para executar as instrucoes mais simples, contra 4 do Z80 no mesmo caso.

porem o 6502 usavam clock de duas fases rodando ateh 2MHz, o que significa que vc tinha duas bordas de sincronismo. isso nao apresenta vantagem alguma se vc comparar com um clock de fase simples em 4MHz: o tempo de propagacao em uma fase de 4MHz eh o mesmo que entre duas fases de 2MHz! portanto o tempo total para o 6502 de 2MHz e duas fases de clock executar uma instrucao eh exatamente o mesmo do Z80 de 4MHz com fase simples de clock.

soh que se vc considerar a quantidade de registros que o Z80 tem, fica obvio que o 6502 vai precisar puxar dados da memoria muito mais frequentemente, requerendo instrucoes muito mais longas. enfim, eh a evolucao tecnologica, da mesma forma que migrar de PIC para ARM.
Editado pela última vez por msamsoniuk em 12 Set 2010 18:08, em um total de 1 vez.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor polesapart » 12 Set 2010 18:07

Já que viramos os reis do off-topic, o que vc roda neste mac? :P
polesapart
Byte

Mensagempor rcakto » 12 Set 2010 18:10

mastk, eu ja to com um kit aqui, so que ta sendo um porre fica no olha aqui e ali de documentação para saber que pino esta conectado aonde na placa...

se eu fizer a minha eu ja nao terei esse problema, so precisarei do datasheet do bendito que ja e bem grandinho....
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor msamsoniuk » 12 Set 2010 18:31

ela esta rodando system 7.1 e minha mae usa a maquina para jogar e escrever textos. como a maquina tem ethernet, eu coloquei acesso internet nela, mas ela se interessou muito (ela usa vez em quando para procurar receitas na internet hahaha). e como ela liga a maquina umas 5x ao dia, todos os dias, eu uso como laboratorio para testar a longevidade do 68040 hehehe

a maquina com toda certeza foi fabricada em 93, visto que o modelo centris 650 foi produzido apenas entre fevereiro e outubro de 1993. daih virou o quadra 650, com ethernet on-board. a minha MB tem o espaco para os chips, mas nao tem eles soldados, ao inves disso tem uma placa ethernet em um slot nubus.

os unicos componentes da maquina que nao sao originais sao o CDROM e HD, ambos SCSI. o disco original era um quantum de 250MB e quebrou pelo menos a 5 anos atras, quando eu substitui por um disco IBM de 2GB, que comecou a falhar recentemente e foi substituido por um quantum de 16GB, praticamente zerado, e deve durar pelo menos mais uns 10 anos.

polesapart escreveu:Já que viramos os reis do off-topic, o que vc roda neste mac? :P
msamsoniuk
Dword

Mensagempor xultz » 13 Set 2010 08:19

O Marcelo tem toda razão, ARM é uma droga mesmo. Talvez seja por isso que ninguém mais usa.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para ARM