[GERAL] duvida sobre os tipos de memoria interna

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor polesapart » 10 Set 2010 20:17

tcpipchip escreveu:"Com 128k endereçáveis externamente, + 96 de memória interna total, eu não creio que dê pra rodar uclinux neste tralha, ou tou enganado? :P"

Estás enganado...pelo menos eu precisei no mínimo 2Mb no LPC23....

Estou não, mas acredito que entendi a confusão:
Até onde consta na minha documentação, o único LPC23xx que aceita controlador externo de memória é o 2388, e de acordo com a secção 5.8 (pag 74 da rev. 3) do user manual, o desgramado só tem 2 bancos endereçaveis a 16 bits e com uma linha de dados de 8 bits, ou seja, ele tem um brinquedo e não um controlador de memória externa. Era sobre ele que eu me referia, e foi justamente por que até onde eu estava informado o uCLinux não rodaria com tão pouca memória que presumi anteriormente que você não poderia ter usado isto.

Presumo então que você usou um 228x ou 24xx ou um 28xx ou alguma outra coisa, com um controlador de memória de verdade. Ou algum 23xx que não está documentado e de quebra tenha um controlador de verdade! :P
Editado pela última vez por polesapart em 10 Set 2010 21:20, em um total de 1 vez.
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 10 Set 2010 20:24

nao tem como rodar uclinux! o menor sistema que eu jah vi foi um 68000 de 1MIPS rodando com 1MB de flash e 1MB de sram. o uclinux eh muito leve se for considerar por isso, mas nao tao leve a ponto de rodar abaixo dessa configuracao! :)

eu acho que estes ARMs menores em geral usam algo parecido com o mini-flexbus dos coldfires, que alem de usarem dados e enderecos multiplexados com um pino ALE, ainda limitam o acesso em dois bancos de 1MB e 16 bits. bom, eu achava pouco, mas perto desse ARM que vc falou realmente eh bastante:

http://www.freescale.com/files/32bit/do ... AN3854.pdf

daria ateh para rodar uclinux nisso, mas ter alguns MBs a mais de memoria definitivamente eh bem melhor.

polesapart escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:quanto a largura do bus, faz diferenca no ARM? como o controle de bus eh desacoplado do core atraves de caches separadas para instrucoes e codigo, acredito que seja indiferente. no coldfire e powerpc eh possivel trabalhar com bus de 8, 16 ou 32 bits sem problemas, apesar das instrucoes terem tamanho fixo (16, 32 ou 48 bits).

Tou assumindo que o colega quis dizer um LPC 2388, pelo menos não conheço um 2398 ainda hehhe.

Bom, neste caso o core é um arm7tdmi, von neumann e sem caches. O barramento local dele é de 32 bits address & data, e os acessos a memória externa são feitas através de um controlador de memória. O core informa o tamanho da leitura, que precisa ser naturalmente alinhado. O controlador de memória pode fazer a mágica que quiser pra ler os dados, inclusive geralmente eles tem um buffer de algumas words com 0 wait-states & um mecanismo de busca sequencial que trás dados pra este buffer antes que a cpu peça, coisas do gênero, na prática seria um cache, mas é bem pequeno e feito pra não interferir de forma descontrolada (tudo é configurável) nos tempos de acesso.

No caso deste aí em particular, ele tem o controlador mais limitado que já vi: ele é feito pra vc ligar sram de 8 bits mesmo, tem um bus de 8 bits de dados e 16 de endereços, e tem dois chip-selects, então na prática endereça no máximo 128kb de memória. E o controlador de memória é tosqueira, não é pra preguiçosos como eu: ele requer que os acessos sejam feitos em 8 bits.

Com 128k endereçáveis externamente, + 96 de memória interna total, eu não creio que dê pra rodar uclinux neste tralha, ou tou enganado? :P
msamsoniuk
Dword

Mensagempor polesapart » 10 Set 2010 21:23

Marcelo Samsoniuk escreveu:nao tem como rodar uclinux! o menor sistema que eu jah vi foi um 68000 de 1MIPS rodando com 1MB de flash e 1MB de sram. o uclinux eh muito leve se for considerar por isso, mas nao tao leve a ponto de rodar abaixo dessa configuracao! :)

Entao, os lpc24xx tem um bus de dados de 32 bits e 24 bits de endereçamento, eu não lembro se tem chip select (deve ter, pq é comum o cara aproveitar que vai ter que rotear aquele zilhão de linhas e botar alem de uma ram, uma flash ou o que for), mas mesmo que não tenha, pelo menos dá pra garantir que 16MB tão na jogada... esse controlador já é decente, aceita sram e dram com varias configurações, até sdram, só não aceita ddr. Mas acho que estamos ficando off-topic com esse negócio, eu ainda nem respondi o comentário do camarada que abriu o tópico ehehhe
polesapart
Byte

Mensagempor rcakto » 10 Set 2010 22:35

poles ta tranquilo, o assunto do topico ta resolvido, o que não ta e qual mcu usar na minha aplicação, bom pelomenos para mim não XD...
rcakto
Word

Mensagempor polesapart » 10 Set 2010 23:43

Eu dei uma zoiada no user manual do LPC 2478. A limitação que eu vi, que não é um impeditivo, mas um "dificultante" ehehhe, é que o controlador de LCD só consegue ler de 2 fontes de memória: uma memória de 16KB localizada dentro do chip, ou memória externa. As outras memórias internas aparentemente ele não consegue usar (o manual menciona que o controlador de acesso direto a memória dele, que você configura pra ele pegar os dados de imagem sozinho e colocar na tela, é incapaz de usar as outras memórias internas; talvez dê pra fazer sem DMA, mas não sei).

O problema é que se usar um painel com resolução de 320x200 , pra caber em 16k, só usando 4 bits de cor, o que te dá 16 cores. Dá, mas dá apertado.

Se a interface com o usuário que você for bolar for simples, algo como uma ou duas cores de fundo, uns botões grandes pra usar com o touchscreen, acho que dá. Algo mais complicado como exibir imagens começa a complicar.

De resto, dado o número de periféricos (achei bacana ele ter usb host, você pode espetar um pendrive ou outras tralhas nele), o bicho continua no páreo.
polesapart
Byte

Mensagempor rcakto » 10 Set 2010 23:49

i entao ta fora de opcao... o que eu mais vou precisar e interface grafica, pq no lcd vai aparecer tudo

tipo abrir uns 10 "meu computador" e mandar organizar tudo na tela e quando eu clicar em uma das tela ela aparece centralizada no meio para poder alterar maximo e minimo de temperatura por exemplo, o que fazer caso passe desses valores ( sinal sonoro, enviar algum sinal para algo e por ai vai) tudo configurado pelo lcd

realmente estou FU&&&&

a parte de usb vai ser para salvar os dados de alteração em tempo real, assim posso colocar no pc onde vou fazer um programa para ler esses arquivos e gerar um grafico para feedback
rcakto
Word

Mensagempor Sergio38br » 11 Set 2010 00:00

Talvez a este nivel de complexidade vc precise de outro tipo de hardware, pense em uma placa itx, não é tão cara assim...

[ ]
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor rcakto » 11 Set 2010 00:04

placa ITX?? nunca houvi falar... lembre-se que sou NOVATO no mundo arm... tem 2 meses no maximo que eu estou estudando arm e quase 1 ano que nao vejo nada de pic....
rcakto
Word

Mensagempor polesapart » 11 Set 2010 00:04

Indo por esse caminho, vc vai se matar fazendo esta interface, vai ficar bem complexo! :P Em todo caso, se o teu nível de masoqui.. ops quis dizer vontade de fazer a coisa acontecer ehehhe vc vai precisar de um bicho com bastante memória. Ou memória externa.

Eu colocaria um servidor web e acessaria as configurações pelo PC ao invés de um LCD, mas pelo jeito vc é mais corajoso que eu :D :P

Pra ser honesto, eu iria é pelo caminho preguiçoso e seguiria a sugestão do colega, colocaria uma placa de computador, um PC mini-itx ou algo que o valha, ou então compraria este trem:

http://en.stkshop.com/Study-Dev/ARM-board-simulator/samsung-s3c2440-board.html

Um conhecido meu aqui de Curitiba comprou uma, aliás, ele tá perdido aqui no forum, não sei se tem aparecido.
polesapart
Byte

Mensagempor rcakto » 11 Set 2010 00:12

força de vontade eu tenho, sem contar que configurar uma tela seria a parte facil, o dificil e redimensionar CADA tela que for criada para mostrar, sendo que so o valor lido ja bastava, reduzindo o trabalho. bom pensando agora.. ta ai... uma unica janela mostrando um nome e o valor lido, quando clicar no nome aparece uma nova janela com tudo que pode ser alterado.

o verdadeiro trabalho e adcionar novos componentes em tempo real, sem precisar reprogramar o chip.....

agora esse brinquedo ae, so nao comprei pq ja li em muitos sites de fora reclamando que nao da para usar toda a capacidade do chip pq muitas vezes sao chip com bugs e/ou vem com chip que nao fabrica mais....

mas realmente eu quero CRIAR o meu... assim me emotiva mais ainda a continuar e no final me gabar e gritar: FUI EU QUE FIZ!!
so nao posso falar que fui eu que fiz tudo pq vai acabar eu pedindo para fazer a placa de teste, depois fazer cada parte menor e quem desenhou o circuito do proto fazer uma uniao de tudo para ficar o mais simples possivel XD... quem sabe eu posso ate bancar a fabricação de uma placa profissional :oops:
Editado pela última vez por rcakto em 11 Set 2010 00:15, em um total de 1 vez.
rcakto
Word

Mensagempor Sergio38br » 11 Set 2010 00:13

Sergio38br
Word

Mensagempor rcakto » 11 Set 2010 00:18

sergio, ta querendo que eu monte um mini pc pra mim??? que graca vai ter, aonde fica o aprendizado??

estou aqui IMPORTUNANDO VOCES para poder aprender, e ser tao bom quanto voces... quero poder um dia dizer SOU PROGRAMADOR DE MICROCONTROLADOR ARM....

..............................baba ovo não..............................XD
rcakto
Word

Mensagempor rcakto » 11 Set 2010 00:35

olha to vendo que ta dificil de achar solução de chip arm7 com tudo que eu preciso.. se ninguem achar ruim deu ficar perguntando tudo aqui no forum e me indicarem livros para ajudar no servico, topo de partir para novas fronteiras como o tal do ARM9, 11, CM3 e por ai vai... so depois nao reclame deu fica perguntando demais....
rcakto
Word

Mensagempor msamsoniuk » 11 Set 2010 01:31

hehehe de uma olhada nessa thread:

http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic.php?t=87

tem 396 posts e tah rolando faz 4 anos!

nao vai te ajudar com os ARMs (a thread eh para 68k/coldfire), mas vai dar uma ideia do sofrimento que eh fazer hardware avancado em casa.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor polesapart » 11 Set 2010 01:38

Marcelo Samsoniuk escreveu:tem 396 posts e tah rolando faz 4 anos!

Isso é material pro Guiness Book! :D
polesapart
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para ARM