FreeLancer para pequeno projeto

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor MTC » 31 Ago 2010 21:52

MOR_AL escreveu:MTC.
Procure pelo CI NE564. Ele é um PLL que pode funcionar com sinais de entrada em 5MHz. Só observe a estabilidade do VCO. :)

MOR_AL

Ja tive vendo esse CI algum tempo atras, cheguei até a pedir 2 unidades.

O que me desencatou foi que pelo datasheet, a recomendacao de modulacao é de 1% da f0.

Analisando um grafico da relacao VCO x Vcomp_fase, temos aproximadamente 1KHz/mV.

No meu pior caso, preciso acompanhar um drift de até 200Hz em portadora de 5MHz, assim com apenas aproximadamente 1uV/Hz, tenho que acompanhar 200uV de mudanca no comparador. Achei muito baixa a faixa de mudanca, alem de nao saber ao menos se tenho establidade/linearidade do CI. Estou certo no raciocinio?

[ ]'s

MTC.
MTC
Byte

Mensagempor MOR_AL » 01 Set 2010 08:04

Dei uma olhada rápida no manual. O problema é sério:
1 - O VCO não tem lá muita estabilidade:
a) Com a temperatura: +/- 1500Hz/ºC
b) Com Vcc (TTL): +/- 150kHz (4,75V <= Vcc <= 5,25V).
2 - Não tem como alterar o ganho do VCO. O que dá aprox. Variação na entrada: 150uV, variação na saída 10Hz.
3 - O PLL não tem lá muita linearidade. Acho que esses dados levam a crer que ele foi concebido para aplicações outras, como detetor de FSK, demodulador de FM, etc.
4 - Mesmo que esses dados não fossem relevantes, o capacitor que comanda a frequência do VCO tem sua capacitância muito alterada com a temperatura. Conclusão: f0 do VCO vai variar com a temperatura mais ainda. Como você quer medir uma tensão na saída do PLL, ela vai estar somada à tensão gerada por essa variação. E você não poderá diferenciar qual a contribuição de cada para poder separá-las.

Por outro lado acho que uma possível solução seria a apresentada na figura abaixo:

Imagem

Cada uma das possíveis soluções apresentadas tem suas dificuldades:
Analógica: O PLL para frequências mais baixas.
Digital: CDA com 11 bits. Sua fonte de referência terá que possuir muita precisão.

Acredito que o pessoal sério, que sabe o que está informando, apresentou solução, que pra você seja colocar chifre em cavalo, mas talvez isso seja necessário.
Realmente eu teria que ter maiores detalhes do seu projeto, para ver se há como resolver o seu problema. Talvez, com esses detalhes a solução seja mais simples.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MTC » 02 Set 2010 19:13

Oi MORAL, concordo que implementando um mixer, tendo um sinal em baixa freq, tudo fica mais facil. Ai eu poderia até usar esses conversor Freq --> voltagem tipo VFC320 / TC9400 ou algum outro.
Misturar os sinais que foi o problema. Tentei algo do genero:

Imagem

mas tive muita flutuacao no sinal resultante.
Usei sinais de 400mV até 1,5V de amplitude nos testes.
Os trafos enrolei em nucleo tipo toride e tbm testei em nucleos tipo ballun. Peguei algumas refs na net na epoca para isso, mas perdi a fonte.

Cheguei tbm a conseguir uma amostra do SA602:
http://www.nxp.com/documents/data_sheet/SA602A.pdf

mas ainda nao testei ele como mixer.

A saida que tenho do oscilador ta na casa de 400mV de amplitude.

Oque voce sugere como mixer para essa faixa de 5Mhz?
MTC
Byte

Mensagempor Sergio38br » 02 Set 2010 20:52

use um conversor duplamente balanceado do tipo 1496 ou 1596 ( me lembra o SSB)

[ ]`s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor MOR_AL » 02 Set 2010 21:11

Bom.

Supondo que o seu sinal pode variar entre 4.980.000Hz e 5.020.000Hz.
No meu diagrama anterior, primeiramente construiria um oscilador com um cristal em uma frequência de (por exemplo) f0 - 40kHz.
Ex.:
f0 = 5MHz
Fosc = 5e6 - 40e3 = 4.960.000Hz
Passaria o sinal por um filtro passa-baixas e obteria o sinal modulado em 40kHz (variando entre 20kHz e 60kHz).
"Quadraria" o sinal. Amplificaria até torná-lo quadrado (comparador), ou passaria por um Schimit-trigger.
Usaria um uC para medir a frequência do sinal e subtrairia de 40kHz.
O resultado seria o desvio.
Não vejo um meio mais simples que esse.

Bom! aí foram as dicas. Aproveite-as.
Acho que depois disso só projetando mesmo.
Boa sorte!

MOR_AL
PS: O chip que o Sergio indicou pode servir para fazer o misturador.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais