eu passei por uma loja e nao ressisti, gastei 40 pila num desses so pra desmontar o bixinho...hehehehe!!!
O circuito funciona atraves de um controle de repulsao, assim:
No polo norte do globo temos um pu*a ima de nedimio, que se atrai naturalmente em direcao ao nucleo do eletroima que fica na parte superior do suporte. O nucleo do eletroima é de ferro maciço. Quando o globo esta muito proximo do nucleo o eletroima é acionado e gera um mesmo campo magnetico de mesma polaridade repelindo o ima do globo.
A jogada é que na parte inferior do nucleo do eletroima tem um sensor com involucro tipo SOT143, que tem apenas a marcacao "F" em uma de suas faces. Esse sensor fica em uma pequena cavidade no nucleo do eletroima, assim pelo que percebi nao detecta o proprio campo magnetico do eletroima, mas sim o campo do ima do globo que se aproxima.
Outro detalhe, na base do conjunto temos uma bobina com nucleo de ferrite que acredito ser para detectar quando o globo cai sobre a base (no polo sul do globo temos um pequeno ima tbm, mas bem fraco!!!). Esta bobina é indiferente no funcionamento (comprei algo com defeito - só pode), tenho minhas teorias sobre a utilidade dela, mas discuto em outro momento.
Perguntas:
1) alguem tem mais detalhes do funciomnamento?
2) alguem sabe oq é o sensor com o "F" marcado (sensor hall?????)?
[ ]'s
MTC.