gerador de radiofrequência

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

gerador de radiofrequência

Mensagempor Rodrigo F. » 13 Ago 2010 11:04

estou querendo desenvolver um gerador de radiofrequência, a idéia e desenvolver um sensor de nível por onda guiada tabajara.

o funcionamento é o seguinte: você tem dois fios e um gerador de radiofrequência, o equipamento emite o sinal e e lê o tempo que ele demora para retornar, conforme o nível do produto altera a dielétrica do fio o eco retorna mais rapido então o equipamento mede este tempo e te passa uma idéia de nivel!!

a idéia é esse equipamento que a smar comercializa, queria desenvolver algo neste sentodo para medir nível!

alguem tem algum palpite por onde começar??

O Transmissor de Nível por Onda Guiada da SMAR, RD400, possui tecnologia baseada no princípio da Reflectometria no Domínio do Tempo (TDR), muito utilizado para medição de constantes dielétricas de líquidos, detecção de fissuras em grandes estruturas na construção civil, medição de concentração de soluções e umidade do solo na agricultura e, entre outras aplicações, para medição direta de níveis em processos industriais.

Através de um gerador de radiofreqüência localizado no interior do equipamento, pulsos eletromagnéticos são emitidos através de uma sonda em contato com o processo cujo nível deseja-se medir.

As ondas, ao entrarem em um meio com constante dielétrica diferente, retornam pela sonda graças à mudança da impedância desse meio. Este parâmetro é diretamente relacionado com a constante dielétrica do processo, sendo, portanto, fator decisivo na qualidade da reflexão da onda.

Com um software dedicado, o RD400 - Transmissor de Nível por Onda Guiada calcula continuamente o tempo de reflexão das ondas, dadas as condições geométricas da aplicação (como formato do tanque e zonas de utilização da sonda).
Rodrigo F.
Nibble

Mensagempor fabim » 13 Ago 2010 11:19

Smar ?
Smar contato ?

Amigo, é assim.
Imagina você mandar um pulso de nivel e largura conhecida, e na borda de descida deste pulso você disparar um contador alimentado por alta frequencia.
No detector, a saida do mesmo vai para o break deste contador.

Se você conhece a frequencia de acumulo do contador, no fim deste tempo você teve X acumulado.

X acumulado = proporcional a frequencia, que é proporcional ao tempo que ele demorou para propagar pelo meio medido.

O PEM no ar, viaja muito mais rapido que na agua, que viaja um pouco menos rapido que no concreto , e madeira etc.

Você tem que analisar a massa do material a ser ensaiado...

Abraços
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Rodrigo F. » 13 Ago 2010 11:28

Massa fabim!!! valeu pela explicação!!!!
Rodrigo F.
Nibble

Mensagempor Rodrigo F. » 13 Ago 2010 11:50

Se eu pegar um pino e ficar pulsando esse pino e outro pino pegar o CCP e fazer tipo um frequêncímetro e ficar lendo este pino, é meio por ai o caminho??
Rodrigo F.
Nibble

Mensagempor mastk » 13 Ago 2010 12:41

Acho que sim rodrigo, grossamente funciona.

Agora no nivel da aplicação do Smar, a precissão deve ser uma coisa absurda.

No seu caso, se for nivel de liquido, acho que o sinal se dispensara no liquido.
Editado pela última vez por mastk em 13 Ago 2010 15:07, em um total de 1 vez.
mastk
Dword

Mensagempor Rodrigo F. » 13 Ago 2010 13:47

então mastk eu estou pensando em um ponto de partida, é um idéia bem crua mesmo!!

a idéia é fazer alguma coisa meio genérica pra medir solido e liquido, e que não precise de uma precisão fudida igual o da smar! vou dar uma estudada no assunto e tentar iniciar um protótipo! a idéia é essa estou buscando o caminho para seguir! Valeu!!!
Rodrigo F.
Nibble

Mensagempor fabim » 13 Ago 2010 14:24

Rodrigo F. escreveu:então mastk eu estou pensando em um ponto de partida, é um idéia bem crua mesmo!!

a idéia é fazer alguma coisa meio genérica pra medir solido e liquido, e que não precise de uma precisão fudida igual o da smar! vou dar uma estudada no assunto e tentar iniciar um protótipo! a idéia é essa estou buscando o caminho para seguir! Valeu!!!

á intão use um cortex M3 de 120mhz, alimentando um timer de 32 bits.
... mesmo assim, vai ficar complicado.. hehe.

Tipo imagine assim, DT com certeza é <=1uS o que eu ainda acho que é alto bagarai.
Vamos pensar assim, que DT minimo de certo material é de 200nS. certo ?

Qual a resolução numerica que você qer ? 10 para isso ?
(1/0.000000200S) * 10, seria a sua frequencia a alimentar o timer.

5mhz * 10 = 50mhz.

Se usar um cortex de 120mhz, vai ter uma resolução >20 para o minimo DT. bom, sei lá. sou contra isso tudo ai, ta doido.. Estes caras pensam em cada coisa, ta doido sô.

Proex, quanto vamos cobrar por um projetim desse ? podemos usar um FPGA daqueles de 500mhz, ou usar um cortexA8 com 600mhz ou um ARM9 da atmel a 400mhz. á sei lá. tem qeu ver o que é o que. uauauaua

Depois eu que tenho idéias malucas,.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Rodrigo F. » 13 Ago 2010 16:50

hahahaha oloko fabim!!! chego a da um nó na cabeça agora de tanta informação!

calma ae meu! preciso de uns dias pra assimila! hehehe!
Rodrigo F.
Nibble

Mensagempor Rodrigo F. » 13 Ago 2010 17:11

fiqui matutando... onde o fabim tirou colrtex-m3 a 120mhz?? P**** LPC1769! achei que o top era 1768!! :shock:
Rodrigo F.
Nibble

Mensagempor fabim » 13 Ago 2010 18:00

nó do que ? ta doido ? comparado ao que voce vai enfrentar pra colocar isso em pratica, o que eu disse é besteirinha!!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Rodrigo F. » 13 Ago 2010 20:11

Então fabim é um projeto que tenho vontade de desenvolver, inicialmente é mais pra aprendizado mesmo e quem sabe futuramente " se funcionar hehe" fazer alguma automação com ele! sempre trabalhei com pic e agora estou migrando para o cortex-m3! vamos ver, vou encarar o desafio!!

Meu ja to a mais de um mês esperando meu kit 1768 e jtag do micro4you!! to de kara q essa P**** não chega!! :evil: ja to quase comprando um 1768 na farnell e desenhando minha placa pra mexer com ele :?
Rodrigo F.
Nibble

Mensagempor Milhoci » 16 Ago 2010 20:46

Bom, eu vou dar meu pitaco,

Me parece que o sensor que você mostrou utiliza um princípio um pouco diferente do que enviar uma onda e contar o tempo para ela chegar.

Uma onda eletromagnética tem velocidade de 300.000.000m/s no vácuo então para que você tenha uma precisão de 10 cm na sua leitura vc tem que ter um contador com um clock de 3GHz.

A saída que eu vejo para o problema é pensar em reflexão da onda e no que ela irá produzir (se somar ou subtrair) na onda incidente. Eu estudei isso ha algum tempo na faculdade e se você for seguir para esse caminho pegue um bom livro de eletromangetismo que o negócio é meio complexo. No livro do Paul Clayton de eletromagnetismo ele explica bem isso.

Milhoci
Milhoci
Byte

Mensagempor fabim » 17 Ago 2010 07:44

Milhoci, como eu ja tinha explicado pro nosso amigo, comparado o que eu disse com o que ele vai enfrentar, é docinho de nene. hehehe
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Rodrigo F. » 17 Ago 2010 07:53

Valeu pela dica Milhoci! no caso eu tenho que desenvolver algo para gerar uma onda eletromagnética! vou dar uma lida no livro q me passou!
Rodrigo F.
Nibble

Voltar para ARM