Como negociar firmware

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Como negociar firmware

Mensagempor Marc » 06 Ago 2010 22:56

Estou trabalhando em uma empresa com potencial de fabricar e comercializar equipamentos no qual já tenho o firmware desenvolvido.
Gostaria de sugestões de como negociar este firmware no qual demorei mais de 10 meses para desenvolver. Observação: A empresa não sabe que tenho este projeto que traria um grande benefício para modernização dos equipamentos dela.
Marc
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 07 Ago 2010 16:56

negociar isso é realmenet complicado ...
acredito que a melhor forma, é a venda por unidade de microcontrolador gravado ... mes q seja necessario um pqno investimento para tal.
mas se isso nao for possível, vender por um alto valor ... eu acredito que de princípio isso vá desanimar o cliente ... e vender barato vc sairá no prejuízo ...
bom ... vender os microcontroladores é minha opnião ...
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor styg » 07 Ago 2010 20:15

a idéia do black é boa, mas dependendo da ganância do teu chefe isso não funciona.

Alguns donos de empresa não querem ficar "presos" pra sempre com um funcionario, por mais que tu venda por R$10 a gravação de cada mcu, ele já vai pensar "meu deus, se em 5 anos eu vender 10.000 peças, ele vai ganhar R$100.000", obviamente que ele não vai perceber que ao mesmo tempo ele recebeu muito mais que isso.

Por outro lado, dependendo do projeto o valor assusta mesmo, uma outra idéia seria 'parcelar', esse parcelamento vejo de 2 formas, exemplo pra um projeto de R$20 pila.

1. Você divide em 10 suaves parcelas mensais de 2 pila.
2. Você fica com todo o lucro das unidades vendidas até que chegue nos 20 pila. (essa é arriscada, já que se o produto encalhar você ficaria sem receber, no entanto, se for um sucesso você pode receber em bem menos tempo.)

Sem contar que ao falar que você tem esses projetos, eles podem achar que você tem pq fez em horario de serviço e ainda quer vender por fora, rsrsrs
Lucas
styg
Word

Mensagempor Wagner de Queiroz » 07 Ago 2010 20:58

O que voce pode fazer é abrir uma empresa em nome de um laranja e vender para sua empresa no nome do laranja.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor guest2003 » 08 Ago 2010 05:58

Bem complicado dar opniao sem saber direito todos os lados da moeda...

Por exemplo, é estranho voce ter o firmware de alguma coisa assim do nada, teoricamente voce ja fez este firmware para outra pessoa/empresa (afinal ninguem desenvolve um produto completo so por diversao, sem motivo)

E se ja eh de alguem... ja eh de alguem.

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor mastk » 08 Ago 2010 10:09

Opa guest eu nao sou niguem.
Tempo livre eu faco projetos tambem.

Agora Marc, se for essa a situacao que esta, nao venda o firmware de outra pessoa, vc soh tem a perder.

Minha opniao, sente e converse francamente com seu patrao, se nao chegarem a um concenso, nao venda, pronto, ele nao eh obrigado a comprar nem vc a vender.
mastk
Dword

Mensagempor guest2003 » 08 Ago 2010 11:10

mastk escreveu:Opa guest eu nao sou niguem.
Tempo livre eu faco projetos tambem.

Fala Dr.

Não entendi o "nao sou ninguem" explica melhor ae...

[]'s
guest2003
Word

Mensagempor mastk » 08 Ago 2010 12:00

Ja fiz projetos, sem dono, por fazer :) e depois apareceu nescessidade e vendi.
mastk
Dword

Mensagempor Silvio51 » 08 Ago 2010 14:04

Wagner de Queiroz escreveu:O que voce pode fazer é abrir uma empresa em nome de um laranja e vender para sua empresa no nome do laranja.

Certa vez tentei fazer isso... não deu certo. O cliente (a empresa que eu já trabalhava) queria detalhes do laranja e ele não sabia... aí ele ficava ligando constantemente pra mim pra poder repassar as informações... a uma certa altura, deixou escapar meu nome... :roll: :roll: :roll:
Silvio51
Byte

Mensagempor Marc » 08 Ago 2010 19:38

agradeço a opinião de todos. Desenvolvi este firmware quando estava montando uma empresa com mais outra pessoa: ele entrava com a grana e eu com a parte técnica. Por um tempo ele até me ajudou financeiramente, mas depois dei andamento sozinho, para não deixar o projeto no meio do caminho. Realmente é complicado, pois se vender o chip, o dono da empresa pode perguntar: e se você morrer?, fico com os equipamentos encalhados?
Marc
Bit

Mensagempor Alexandro » 09 Ago 2010 14:21

Minha opiniao MARC, converse com o patrao, fala pra ele q vc pode "desenvolver" esse produto pra ele (na verdade vc ja fez) e negocia o preço e condiçoes de venda, (chip ou projeto inteiro), se ele aceitar fala q vai demorar uma semana pra ficar pronto e mostra. Se ele nao aceitar q é normal o empresario ter medo de funcionario, deixa pra , ou faça como eu fiz, vendi pro concorrente....kkkkk

Mas uma coisa é certa, quando vc falar com ele, ele ja vai ficar com um pé atras com vc ("opa esse cara pode ser um concorrente meu no futuro").
Alexandro
Byte

Mensagempor guest2003 » 09 Ago 2010 16:53

Nossa Alexandro,

Mui amigo vc... espero que o Marc não vá por este caminho.

Sei lá, mentir nunca da certo.

Marc, se você achar que vale a pena vender por Chip, pode fazer um contrato inclusive dizendo que se você morrer ele pode continuar comprando o Chip de alguem (sua esposa por exemplo) e assim por diante.

[]'s
guest2003
Word

Mensagempor Ander_sil » 10 Ago 2010 15:53

Marc, primeiro de tudo, seja sincero com seu chefe.

Diga exatamente a verdade!! Que voce tinha uma empresa e desenvolveu o projeto, mas por questões que voce sabe... não foi pra frente e agora vendo que a empresa(do seu chefe) tem potencial pra fabricar o produto voce ve uma oportunidade para ambos os lados.

Se o produto for bom, não importa o preço da bagaça desde que o investimento se pague vamos dizer em 1/5 da vida util do produto(isso depende de seu chefe) já era.

Se seu chefe tem visão e enxergar uma oportunidade de ganhar dinheiro é só sentar e negociar o contrato.

Agora se não for viavel pra ele, pelo menos ele não vai poder reclamar se voçe vender pra outra empresa, certo.

fui e boa sorte.
Anderson Chrispim da Silva
chrispimdasilva@gmail.com
Ander_sil
Byte

Mensagempor edison » 11 Ago 2010 02:15

Estou num dilema semelhante:Fornecer ou não ,no meu caso, o projeto elétrico.
Num retrofiting que estou executando ,todo o prejeto elétrico da máquina é criação minha, baseado na prática e algumas funções adaptadas de outras equivalentes. Frequentemente estou alterando ou acrecentando alguma inovação a meu critério ou a pedido do cliente. Ocorre que essas alterações eu faço EM CASA,tudo dentro das normas, imprimo (são quase 50 folhas sem contar o manual de operação) e executo no dia seguinte ,sendo que o acordo inicial era "reformar toda a máquina" baseado em um projeto/idéia apenas mental.( o cliente não sabe disso...)
Sem contar os contatos com fornecedores,pesquisas etc....!
Particularmente eu sei que numa futura manutenção por outros vai ser impresindível ter em mãos a documentação ora gerada ou estarei "amarrado" a essa máquina pro resto das vidas (minha e dela...).
Prá ajudar não fiz nenhum registro dessas "horas extras" e nem tenho idéia de quanto cobrar por elas ,já que minha praia é execução/montagem e não projeto.
Alguma dica??
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor enigmabox » 11 Ago 2010 07:45

Edison,

Minha dica é, no mínimo , cobrar o mesmo valor da hora trabalhada de reparo, montagem e/ou instalação para o valor de hora para tempo de projeto. Falta tu calcular a quantidade de dias ou horas de desenvolvimento.
enigmabox

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais