Kit de Desenvolvimento FriendlyArm

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor proex » 02 Ago 2010 13:46

Só um pequeno detalhe, essas placas da FriendlyArm são feitas com ARM da Sansung que ja sairam de linha.
proex
Dword

Mensagempor tcpipchip » 02 Ago 2010 14:19

Proex

Se possível....

Poste para o pessoal esta fonte de informação.
tcpipchip
Dword

Mensagempor fabim » 02 Ago 2010 14:32

tcpipchip escreveu:Proex

Se possível....

Poste para o pessoal esta fonte de informação.

Basta você entrar no site da sansung e vai ver a informação.
Existe outro que o substitui pin-to-pint só que tem muito mais perifericos, e custa 22U$$ FOB para 1000 unidades.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor tcpipchip » 02 Ago 2010 15:44

Putz...isto nao será bom para alguns colegas nossos :(
tcpipchip
Dword

Mensagempor chipselect » 04 Ago 2010 13:37

[quote="Marcelo Samsoniuk"]bem estranho hein, sera q vc nao esta fazendo algo errado?

soh para comparar, uma plataforma vagabunda de 4 chips com blackfin, flash, sdram e phy, rodando a 525MHz, esta me consumindo aqui menos de 3 segundos para bootar: eh 1 segundo desperdicado no timeout de teclado do uboot, menos de 1 segundo para transferir a imagem de boot da flash para a sdram e menos de 1 segundo para o linux bootar.

e o pior eh que eu suspeito que esse tempo nao depende da performance do processador, pois em outra situacao com um coldfire MCF5270 de 150MHz bootando de um cartao MMC eu perco exatamente o mesmo tempo!

[quote="chipselect"]O tempo de boot depende do que tá instalado:

windows xp: eternidade

linux: dependendo da configuração, um pouco menos que a eternidade, mas minha plaquinha arm leva mais tempo pra dar boot no Embedded Linux dela do que um netbook... Obs.: O OS da plaquinha ARM tá instalado num cartão SD, não na flash dela pois nem cabe. Já que o pc não deixa um OS instalado junto com o firmware, a comparação é válida.

haiku: tempo de boot parecido com o linux

LinuxBIOS: se alguém tiver coragem de portar essa bagaça, vai dar boot um pouco mais rápido... Pra ser mais radical, bota um OS leve junto com o firmware da placa, vira um avião mas fica igual fazer um software grande e complexo num microcontrolador: dor, dor, dor...

DexOS: uns 10 segundos, provavelmente menos se otimizar o firmware da placa tb. Aliás, daria pra por o DexOS junto com a RomBios...

Tem um porém, apesar da minha plaquinha ARM ser mais "lerda" pra inicializar o sistema operacional do que meu PC, ela tem, naturalmente e sem nenhum esforço: GPIO, SPI, I2C, AD de 10 bits (ruim pra dedéu, mas tem) e usb otg. Obviamente eu faço isso no PC usando um microcontrolador com USB fácil fácil, mas tenho que fazer...[/quote][/quote]

o tempo depende do cartão SD... que é lerdinho

Como a flash não comporta todo o sistema, ela ficou só com um sistema mínimo de recovery, a placa faz o boot pelo cartão SD normalmente, igual o pc faz, daí fica lento mesmo. Essa opção foi escolhida porque é mais seguro para técnicos sem experiência trabalharem com o equipamento em campo.

O tempo de boot pra carregar o kernel mínimo eh rápido até no pc, mas com interface gráfica demora mais.

Se eu colocar um SO mínimo na flash de uma placa de PC fica muito rápido também, não era a Asus que tinha um com interface gráfica e rede em um tempo de boot de 5 segundos?
chipselect
Word

Mensagempor polesapart » 05 Ago 2010 13:27

(O post do samsoniuk tá com clock no futuro, meu comentário era pra aparecer depois do dele :P)

Essa flash nor é mapeada, noutras palavras, vc pode executar código dela sem ter que fazer um bootstrap pra ram? Pq andou circulando por aí que o uclinux tava suportando rodar direto da rom (quando é mapeada), acho que o nome da opção era "XIP". Seria bacana, 2mb de ram é apertadin pra gastar com o kernel ... claro que se a flash for carrocinha isto vai impactar na experiência da coisa :P
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 05 Ago 2010 16:00

realmente, no caso do blackfin eh FLASH NOR direto, entao fica rapido. mas no caso do coldfire ficou intrigante, pq o uclinux esta em um cartao MMC. esta otimizacao foi feita por um colega e na verdade ele usou uma serie de truques nao muito usuais.

FLASH NOR desse coldfire eh apenas 512KB, entao nao havia espaco para a imagem do uclinux. o que ele fez entao foi otimizar ao maximo o tamanho do uboot e do kernel do uclinux, de modo a caber tudo em apenas 512KB! neste caso, o uboot simplesmente puxa a imagem compactada do kernel para a SDRAM, descompacta e roda.

o processo todo eh bem rapido, mas apenas o kernel esta na FLASH NOR... pior ainda, este coldfire esta com apenas 2MB de SDRAM: cabe apenas o kernel e as aplicacoes em execucao, nao a imagem inteira.

daih a outra otimizacao foi justamente nao puxar a imagem do filesystem. ao inves disso o kernel esta compilado para montar diretamente o cartao MMC formatado com ext2 como sendo o / e tratar ele como sendo um HD. como o tamanho dos arquivos e binarios que ele precisa puxar do MMC eh pequeno, o boot fica rapido.
msamsoniuk
Dword

Anterior

Voltar para ARM