WinCE Embedded + ARM

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

WinCE Embedded + ARM

Mensagempor Flaviofrc » 26 Jul 2010 18:27

Olá pessoal,

Tenho interesse em aprender mais sobre hardware de sistemas embarcados em especial para WinCE porem não sei por onde começar.

Já utilizo hardware de outros fabricantes e já tenho algum conhecimento a respeito do WinCE.

Na verdade pretendo desenvolver meu próprio hardware com ARM para esse fim mas estou precisando de um ponto de partida.

Poderiam me indicar sites, Livros, ebooks ou qualquer outra fonte de informação para pesquisa?

Sua experiência também é muito bem vinda.

Agradeço a ajuda e a informação dos presentes.
Flavio
Flaviofrc
Byte

Mensagempor fabim » 27 Jul 2010 10:57

Flavio.
Estou no mesmo barco que você.
Mais felizmente eu estou seguindo no sentido de crescimento.

Se quer aprender algo, que realmente se adapte a qualquer coisa, e que seja simples de aprender a usar, e adaptar.
Aprenda a usar o linux, e invista no entendimento do KERNEL, e do SHELL.

Aprendendo a usar esses dois caras, e seus detalhes, e as manhas. Vai chegar a conclusão que pode fazer um SO dedicado a sua necessidade.
Tipo ao inves de instalar um SO, e depois colocar um programa em tela cheia.. O seu SO vai ser o seu programa em tela cheia...

Isso deixa o SO muito mais leve, rapido, dinamico, e com apenas e nada mais que o necessário para que o seu sistema funcione. Sem que haja furos, que possam causar problemas ou travamentos etc...

Eu mesmo estou investindo pesado em linux, mais somente no kernel e shell, a interface grafica vou deixar mais pra frente..
Fiz um teste aqui numa placa com um freescale.
WinCE 6.0 e linux ubuntu com kenel 2.6...

O linux sem sombras de duvida, pode ser adaptado a qualquer necessidade, e sem problemas ... Ja o winCE, só serve mesmo para GPS, players etc... hehehe

Abraços, good lucky..........................
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor verd » 27 Jul 2010 11:34

Flavio no caso de harware para desenvolvimento, dá uma olhada na mini2440 "frendly ARM" e tbm na beagle board! elas rodam linux embarcado
"Tem pessoas qua acham que sabem tudo....
eu já acho que não sei nada!!!"
verd
Byte

Mensagempor Rodrigo_P_A » 27 Jul 2010 12:19

fabim escreveu:Flavio.
Estou no mesmo barco que você.
Mais felizmente eu estou seguindo no sentido de crescimento.

Se quer aprender algo, que realmente se adapte a qualquer coisa, e que seja simples de aprender a usar, e adaptar.
Aprenda a usar o linux, e invista no entendimento do KERNEL, e do SHELL.

Aprendendo a usar esses dois caras, e seus detalhes, e as manhas. Vai chegar a conclusão que pode fazer um SO dedicado a sua necessidade.
Tipo ao inves de instalar um SO, e depois colocar um programa em tela cheia.. O seu SO vai ser o seu programa em tela cheia...

Isso deixa o SO muito mais leve, rapido, dinamico, e com apenas e nada mais que o necessário para que o seu sistema funcione. Sem que haja furos, que possam causar problemas ou travamentos etc...

Eu mesmo estou investindo pesado em linux, mais somente no kernel e shell, a interface grafica vou deixar mais pra frente..
Fiz um teste aqui numa placa com um freescale.
WinCE 6.0 e linux ubuntu com kenel 2.6...

O linux sem sombras de duvida, pode ser adaptado a qualquer necessidade, e sem problemas ... Ja o winCE, só serve mesmo para GPS, players etc... hehehe

Abraços, good lucky..........................

Fabim, o WIN CE tbm dá pra deixar sóos modulos que vc precisa, inclusive sem interface gráfica, só o Kernel rodando, basta aprender a usar o PB ( Plataform Builder )
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor fabim » 27 Jul 2010 13:00

Ta drigo.
Mais não posso colocar o windows num equipamento de suporte a vida, e colocar no painel os butões.
CTRL+ALT+DEL né ? Ou posso ?

Credo, ja basta windows pra desktop..
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor fabim » 27 Jul 2010 13:16

OBS>:
Amigo, eu fiz uma reviravolta procurando ARM9 que tivesse disponibilidade para baixa quantidade, que tivesse preço atraente, que tivesse MMU flexivel, que rodasse numa velocidade baseada pelo que fiz comparações.

Eu adorei esse ARM9 da NXP.

http://www.embeddedartists.com/products ... 50_kit.php

Muito atraente, fiz varias comparações, pesquisei o mercado. E me decidi por ele.

Vale a pena dar uma olhada.

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Flaviofrc » 29 Jul 2010 10:26

Olá amigos,

Fiz algumas pesquisas no sentido de encontrar e entender a arquitetura de hardware para suportar WinCE mas tive pouco sucesso.

Dei uma olhada no mini2440 é parece ser bem interessante, porém acho que o fabricante não me deixará reproduzi-lo...rsrsrs

fabim: Respeito sua escolha pelo linux embedded por ser um excelente sistema estável e seguro pois também sou usuário desde os primórdios do RedHat, mas meu caso imediato é o Windows pois já tenho experiência com o CE platform builder e minha aplicação já foi toda desenvolvida para essa plataforma.
Além do mais imagine o tamanho da curva de aprendizado para o hardware para linux + costumização do ambiente + desenvolvimento de uma aplicação com interface atraente e amigavel + banco de dados etc. etc. etc....
Enfim é tudo uma questão de menor tempo de desenvolvimento, portanto a discussão de qual é o melhor sistema não está em pauta.

Mas voltando ao desenvolvimento, estudei alguns artigos na NET que mencionam configurações de hardware mas nenhum objetivo o suficiente para usar como ponto de partida.

Ao meu ver o hardware e o firmware, por utilizar um SO padrão, também devem seguir um padrão de montagem e programação, e é este padrão que quero encontrar.

Pode ser até mesmo uma receita de bolo sei lá mas que seja um ponto de partida que me leve ao caminho certo.

O problema dos Kits a venda na internet é que estes amarram ao fabricante que obviamente quer vender a você o modulo principal que é o coração da coisa e não é isso que eu quero, quero desenvolver tudo desde o inicio....

Abs.
Flavio
Flaviofrc
Byte

Mensagempor Flaviofrc » 31 Jul 2010 10:46

Olá amigos,

Nas minha buscas por conhecimento sobre hardware para windows CE descobri um site com um projeto completo de hardware e firmware que achei bem interessante, ao contrario do que eu preciso esta placa funciona com uCLinux e utiliza como processador central um ARM7-TDMI da NXP.

http://www.ulrichradig.de/home/index.php/arm/lpc22xx_board

Espero que seja de bom proveito para vocês. :D

Abs.,
Flavio
Flaviofrc
Byte

Mensagempor tcpipchip » 31 Jul 2010 11:22

Eu já montei este projeto do ULRICH em 2005 :)

Funciona bem :)
tcpipchip
Dword

Mensagempor Flaviofrc » 31 Jul 2010 13:45

É já vi que estou desatualizado mesmo....

Obrigado pela informação... acho que será um bom ponto de partida.

Alias, com esse hardware é possível executar WinCE?
Flavio
Flaviofrc
Byte

Mensagempor tcpipchip » 31 Jul 2010 14:43

nao.
tcpipchip
Dword

Mensagempor ivan » 31 Jul 2010 17:53

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Voltar para ARM